Não é um grande segredo que muitas grandes histórias de Doctor Who – a maioria da década de 60 – estão faltando nos arquivos da BBC.

Enquanto os especialistas e os colecionadores continuam a busca pelos episódios perdidos, há uma história que parece destinada a escapar deles – porque nunca foi concluída.

Shada – A história do quarto Doctor escrita por Douglas Adams, que mostra Tom Baker e Lalla Ward abordar a invasão alienígena no coração de Cambridge – foi totalmente cancelada em 1979 após a ação industrial, inacabada e sem exibição.

Ainda assim, a BBC não vai deixar um roteiro abandonado entrar em seu caminho – e uma série de Tweets do ator Daniel Hill – que no episódio interpreta o personagem Chris Parsons e deu voz a Percy Noggins, personagem do episódio The Stuff of Nightmares, audiodrama que também faz parte da era Tom Baker – parece confirmar que Shada pode estar a caminho.

danielhill

_46874746_dr_who_shada_bbc

Quando questionado, Hill confirmou que esta era realmente uma nova versão, e que estaria supostamente “pronto em novembro”.

O que é Shada e por que eu nunca foi visto?

Shada – a última história de Doctor Who escrita por Douglas Adams – deveria ter sido exibida em 1980.

O local de filmagem em Cambridge foi concluído como planejado, representando cerca de metade da história. Infelizmente, uma série de greves na BBC significava que as sessões de estúdio nunca foram gravadas, deixando grandes fragmentos da narrativa faltando.

Quando Doctor Who voltou para a sua 18ª temporada em 1980, Shada não foi assistida por ninguém – embora algumas filmagens fossem usadas no episódio The Five Doctors, de 1983, e os clipes ocasionalmente aparecem na Internet.

Sobre o que é?

A história mostra o quarto Doctor e Romana visitando um velho amigo, o Professor Chronotis, que escondeu sua TARDIS no coração de Cambridge, em uma das faculdades.

dw_shadapart5_11

Estando lá, eles descobrem que um criminoso perigoso, Skagra, está planejando construir um banco de conhecimento universal – uma mente de “colmeia” que lhe permitirá assumir o universo.

Skagra precisa do Professor para completar o seu esquema – embora ele não esteja contando com o Doutor e Romana, bem como os dois estudantes que se encontram no meio da ação.

 

Lembrando que esse roteiro que inspirou Douglas Adams a criar a história de Dirk Gently.

Mas não podemos vê-lo?

Bem, não exatamente. Houve várias tentativas de ressuscitar Shada ao longo dos anos, algumas mais bem sucedidos do que outras.

Em 1992, Shada foi lançado em vídeo (e mais tarde DVD) de forma incompleta, com Tom Baker narrando nas cenas não filmadas. Isso faz com que seja uma experiência de visualização desordenada – no lado positivo, há um trabalho de localização adorável e algumas ótimas cenas do Doctor e Romana.

Alguns anos depois, Big Finish – que produziu os audiodramas de Doctor Who – lançou uma versão totalmente diferente na qual a história foi revisada para apresentar o oitavo doutor Paul McGann.

shada___alternate_cover_by_thedoctorwho07-d56okk2

 

Mais tarde, o fã de Doctor Who Ian Levine financiou sua própria versão animada, com a intenção de preencher algumas cenas faltantes.

Também vale a pena ler a versão atualizada pelo escritor Gareth Robertsque fizemos até resenha aqui no blog.

download (3)

E sobre esta nova versão, então?

O que ainda não sabemos  exatamente é como será o re-lançamento –  uma versão animada, como Power Of The Daleks, ou qualquer outra coisa totalmente diferente.

Power Of The Daleks, a primeira história segundo Doctor Patrick Troughton, comemorou seus cinquenta anos em 2016, e a BBC Worldwide marcou a ocasião com uma versão animada especialmente encomendada, lançada em novembro.

Algumas histórias “perdidas” são reconstruídas com a ajuda de fotos de produção e  gravações de áudio originais que a BBC ainda possui.

No caso de Shada, isso é obviamente impossível, já que as sessões nunca foram filmadas. Mas ainda não se sabe se este será um remake completo, animado ou uma reconstrução parcial de imagens em falta.

Uma coisa é certa – parece que Shada voltará para nós em algum momento em breve, e espero que a tempo para o Natal.

Vi no site Metro

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.