Convidados pela Pan Macmillan, editora do Guia, o diretor de arte Carl Rush, o designer Chris Pelling e o ilustrador Jonny Mac tinham uma missão: criar uma capa nova para a edição de aniversário de 30 anos do Guia.

Em entrevista para a Faceoutbooks, Carl conta um pouco de como foi trabalhar com esta criação.

Houve alguma limitação do cliente?

Não. O briefing era totalmente aberto, “faça o que você gosta”. Isso fez com que o trabalho fosse um pouco assustador. Chris, o ilustrador, trabalhou no projeto e era um grande fã dos livros, por isso me senti com uma enorme pressão para chegar em algo impressionante.

Houve algum tipo de medida tomada antes de você começar a desenhar?

Chris tinha lido todos os livros, eu tinha lido só o primeiro, por isso precisávamos refrescar a cabeça com as histórias, trabalhar o que alguns dos enredos principais eram e obter uma lista do que era mais importante.

Houve algum processo de trabalho que levou a ideia final?

Acho que sim. Eu criei três rotas diferentes. Uma delas era que nós produziríamos uma capa sem nenhum desenho na parte da frente. Sim, radical! A ideia era a capa estar em branco, mas com um aviso: Não entre em pânico! Tampa DIY (faça você mesmo) com etiquetas incluídas dentro. O leitor então seria incentivado a criar sua própria capa com o conjunto de etiquetas.

Houve alguma influência conhecida que te levaram a esta sua solução?

Sim! Na série, “NÃO ENTRE EM PÂNICO” é uma frase escrita na capa do Guia do Mochileiro das Galáxias. O romance explica que a frase estava ali, em parte porque o dispositivo “parecia insanamente complicado” de operar e em parte para manter os viajantes intergalácticos de entrarem em total pânico.

O projeto teve algum tipo de obstáculo?

Sabe, este projeto foi um sonho. O mais importante sobre este trabalho foi a fé dos editores. Foram os editores que fizeram isso acontecer. Nós sempre tentamos ultrapassar os limites do design e sempre apresentamos uma série de ideias de ‘seguro’ a mais ‘radical’. Infelizmente as editoras muitas vezes partem para a opção segura. Mas não era assim que pensavam os designer e diretores de arte que trabalharam comigo. Eles queriam ideias e mais ideias, pois sabiam que iam receber o inesperado.

O problema parece vir quando as equipes de vendas se apossam dos projetos e se não é algo que tenham visto antes. Se sabem que é um estilo de capa que funcionou na última vez, eles só pensam em fazer novamente. Assim as vendas são menos propensas a assumir um risco de design da capa. Porém, com o projeto do Guia foi diferente. O diretor de criação trabalhou duro para aprová-lo e, uma vez que isso foi feito, o departamento de marketing ficou em cima.

Algumas ideias iniciais:

E a ideia que acabou se transformando na versão final. Capa em branco com os adesivos para serem colados.

E o segundo estágio da versão final:

Uma vez que as capas foram feitas e aprovadas, o departamento de marketing começou a trabalhar junto com a gente para criarmos todo o marketing digital e off line. Em primeiro lugar nós projetamos o site. Também criamos uma animação (um book trailer).

Picture 55934

E então eles nos pediram para criar um jogo online de algum tipo. Nós pensamos muito sobre isso, mas percebi que produzir um jogo em flash talvez fosse um tiro pra cima e não fosse a melhor abordagem. Seria divertido? Seria engraçado? Mais importante, iria vender os livros?

Então, nós fizemos um brainstorm e criamos um plano de marketing que consistia em criar uma conta no Twitter para Marvin, o andróide paranóico.

twitter
Pedimos aos nossos amigos da Modern Toss para escreverem 400 tweets no estilo do Marvin (miserável) e, em seguida, demos estas linhas para o departamento de marketing para tuitar até o lançamento do livro.

Nós também criamos todo o marketing off line e até uma versão que vinha com a toalha bordada.

Qual é a mensagem por trás do projeto?
A essência da história (eu espero).

O que você diria torna este um projeto eficaz?
Os editores tiveram a coragem de seguir com uma nova ideia.

O que é algo único que você aprendeu ao trabalhar neste projeto?
Não tenha medo de apresentar ideias reais. 

 

 

 

Written By

Andressa Dreka

28 anos, redatora e social media. Ainda não descobriu a resposta para A Vida o Universo e Tudo o Mais, mas aguarda ansiosamente ela explodir na sua cabeça enquanto se diverte em alguns Restaurantes no Fim do Universo tomando uma boa Dinamite Pangaláctica.