Humanos não são as criaturas mais inteligentes do universo, e os golfinhos?

Ao menos é o que indica a pesquisa de Lori Marino, uma neurocientista da Emory University, em Atlanta, nos Estados Unidos. Ela vem pesquisando a inteligência dos golfinhos, e disse que parques aquáticos e outras atrações turísticas que utilizam animais em cativeiro precisam ser repensados.

Até-mais-e-obrigado-pelos-peixes

“Golfinhos são sofisticados, conscientes de si mesmos, seres extremamente inteligentes, com personalidades individuais, autonomia e uma vida interior” , diz Marino.

O cérebro dos golfinhos supera o cérebro humano em muitos aspectos. A complexidade do córtex cerebral dos golfinhos é enorme. O número de neurônios é 50% maior que o do homem. O cérebro humano adulto pesa cerca de 1450 gramas e o do golfinho cerca de 1700 gramas. O Córtex é o principal responsável pela capacidade de raciocínio e a formulação de abstrações como a matemática, a música, e outras artes.

Os golfinhos tem sua inteligência similar ou maior que a dos primatas. E a forma de pensar se assemelha a de seres humanos. Diversos estudos estão sendo feitos para quantificar essa inteligência.

Existe ainda uma especulação de que o cérebro grande e evoluído dos golfinhos pode ser consequência das necessidades de comunicação em baixo da água e para usarem o sonar com precisão.

 

10168179_750398064990817_123118199_n

Nossos amigos cetáceos são mais parecidos conosco que imaginávamos. O que será que aconteceria se eles tivessem o polegar opositor?

tumblr_lqsiewPW101qdcri5o1_500

Até mais…

 

Desafio 2Porcento

 

 

Resposta e vencedores

Antes do próximo desafio, segue o vencedor do D2P001(que estava bem facinha) e uma menção honrosa.

O vencedor mandou um e-mail bem “Marvin”, veja abaixo:

“3, pq é uma sequencia de numeros primos
mas eu nunca vou ganhar esse treco, pq geralmente eu demoro pra ler as noticias”

Marcelo Kronberg

E sigo com uma menção para Fabio Greb que, além de acertar, notou uma falha no texto e avisou no e-mail. 🙂

Obrigado a todos os que enviaram respostas, continuem! =]

Desafio D2P002:

9 + 4 = 17
12 + 9 = 30
19 + 11 = 41
25 + 13 = ?

Qual o número que ocuparia corretamente o lugar de ? na soma acima e por que?

 

Regras:

  • Desafio postado segunda-feira.
  • Respostas enviadas durante a semana para: [email protected] com o número do desafio  no campo assunto, exemplo: “D2P002”.
  • Resposta correta e ganhadores publicados na próxima segunda.
  • O primeiro e-mail que eu receber, com a resposta correta e o número do desafio no título do post no campo “assunto” do e-mail, ganha. =]

 

Até mais e obrigado pelos peixes!

Written By

Rafael Pah

Rafael Pah, mas pode me chamar de PAH. Faço desenho animado pra pagar minhas contas, sou programador e ilustrador nas horas vagas, apaixonado por ciência de todos os tipos. 42: O importante não é a resposta e sim a pergunta.