‘Qualquer tolo pode escrever, mas apenas um escritor pode cortar’

Douglas Adams escreveu uma abertura “elaborada e elegante” para o seu terceiro livro do Guia do Mochileiro das Galáxias, que ele posteriormente abandonou.

A passagem descartada está entre os papéis do escritor que agora estão aos cuidados de sua antiga faculdade, St John’s, em Cambridge, e revelado em um novo programa da BBC Radio 4, sobre as origens da série de rádio.

Falando sobre o segmento perdido de A Vida, O Universo e Tudo Mais, o produtor de rádio Dirk Maggs revela: “Há uma introdução alternativa de oito ou nove páginas de A4 com um tratado filosófico muito elaborado e bastante elegante sobre o universo e a natureza do nosso lugar nele, que, no final, leva esse enorme tecido e tecendo até um fio – que é Arthur Dent acordando, gritando, nesta caverna na pré-histórica Finchley, ou onde quer que esteja.

“Mas ele, [Adams], teve coragem. A primeira coisa no livro é ‘Arthur Dent acordou com um grito’. Ele corta toda a abertura, não é bom o suficiente para entrar. Mas lendo o trecho, você é completamente atraído.”

A primeira frase do livro é simplesmente: “O grito regular de terror do amanhecer era o som de Arthur Dent acordando e de repente lembrando de onde ele estava”.

John Lloyd, ex-colaborador e colega de apartamento de Adams, diz que resume a atitude de que “qualquer tolo pode escrever, mas apenas um escritor pode cortar”.

Ele descreveu o “arquivo de St John” como uma coleção notável de cadernos velhos e pedaços de papel que incluíam cenas, revoltas e pedaços de livros inacabados não reconhecidos.

E a coleção mostra o quanto Douglas Adams perfeccionista  lidou com o processo de escrita.

Em uma nota a si mesmo, ele descreveu as exigências de cumprir uma comissão da BBC, imaginando um provérbio executivo: “Nós o empregamos como uma fábrica de salsichas, onde estão nossas salsichas?”

Demonstrando frustração em suas criações, ele escreveu em outra nota: “Arthur Dent é um estúpido, ele não me interessa; Ford Prefect é estúpido, ele não me interessa; Zaphod Beeblebrox é um estúpido, ele não me interessa; O Guia do Mochileiro das Galáxias é estúpido, isso não me interessa.”

Mas em outros lugares, ele se incentiva, sugerindo: “Escrever não é tão ruim realmente quando você passa pela preocupação. Esqueça a preocupação e vá em frente. Não se menospreze pelas coisas ruins. Não se pressione.”

Lloyd fala sobre como Adams, ex-membro da Cambridge Footlights, estava pronto para sair da comédia e se mudar para Hong Kong para se tornar um corretor do navio quando a BBC encomendou O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Mas a corporação teve dificuldades com o conceito do show, que foi parar entre os departamentos de comédia e drama.

Uma razão pela qual oficialmente foi categorizado como drama por um tempo foi porque seria feito em estéreo – uma maneira pela qual nenhum show de comédia havia sido registrado anteriormente.

Simon Jones, que interpretou Arthur Dent, disse que a corporação sempre descartou fazer uma comédia em estéreo porque “a audiência não saberia de qual personagem a moral da história ou piada iria sair”.

A BBC Books também recusou a chance de publicar os livros baseados nas séries de rádio, acreditando que não havia mercado para isso. No final, o primeiro a vendeu 14 milhões de cópias e foi publicado pelos rivais Pan.

Lloyd – que passou a ter uma carreira bem sucedida como produtor de Not The Nine O’Clock News, Blackadder, QI e outros – também revelou sua “raiva” e foi forçado a sair do projeto por Adams, que tinha sido seu amigo próximo.

Mas ele admitiu que, em retrospectiva, a decisão brutal foi “provavelmente uma coisa boa no final”.

A voz de Douglas é totalmente original“, disse ele. “E sua originalidade e espontaneidade precisavam da solidão e da dor que trouxeram o projeto a vida“.

Apesar da separação profissional, Lloyd ficou devastado com a morte Adams na Califórnia em maio de 2001, com apenas 49 anos, depois de sofrer um ataque cardíaco na academia.

As revelações ocorrem em Don’t Panic, um documentário da Radio BBC 4 sobre a vida de Adams que logo após de uma nova série de rádio do Guia, que combina material não utilizado com a sequência escrita por Eoin Colfer.

Tudo coincide com o 40º aniversário da primeira transmissão do Guia do Mochileiro das Galáxias e o retorno da série com uma Fase Hexagonal

 

Don’t Panic! It’s The Douglas Adams Papers estreia na Radio BBC 4 às 20h (horário do Reino Unido) no sábado, dia 10 de março.

Vi no Chortle

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.