Bom dia, boa tarde, boa noite!   Mais uma resenha atrasada para comentar o que rolou no último episódio com nosso novo Doctor.

Começar dizendo que esse episódio foi escrito pro Steven Moffat será que ele vai estar em todos? e Phil Ford (destaque para: Torchwood, The Sarah  Jane Adventures e “The Water of Mars”, que ele co-escreveu com Russel T. Davies,  ótimo episódio by the way).

Quero começar dizendo, que, apesar do tema do episódio ser a mente do Dalek, nesse sim, conhecemos melhor o novo Doctor. Existe um questionamento que não vimos antes (pelo menos não com os Doctors da nova geração); ele não sabe se é bom…. nem a Clara sabe!

Um Doctor um pouco menos amigável. Ele continua fazendo as coisas boas, salvando todos os seres, mas com aquele toque de “fique feliz com que eu fiz, e não reclame do resultado disso”

Um exemplo já é no começo do episódio, em que ele salva Journey Blue, e ela desesperada querendo saber onde está e o que aconteceu com o irmão, e ele simplesmente quer que ela agradeça por ter salvo a vida dela.

Isso mesmo Doctor, ensina bons modos pra ela

Nada mais justo vindo do Doctor, mas, o que esperar desses humanos, não é verdade?

Esse episódio me lembrou dois filmes:

Fantastic Voyage

Por… motivos óbvios

E… The Clockwork Orange

O primeiro, com certeza, foi intencional. Até porque, o próprio Doctor fala “fantástica ideia para um filme.”

O segundo é coisa da minha cabeça mesmo. Mas lhes direi o motivo:

A ideia de um ser, que sempre teve apenas ódio no coração, simplesmente se tornar bom, não faz sentido nenhum. Pelo menos, o Doctor enfatiza muito isso. Clara chega a chamá-lo de preconceituoso por pensar assim.

Pra quem não assistiu Laranja Mecânica (e eu sou suspeita pra falar desse filme, mas recomendo muito), ele mostra um jovem que não se importa com regras, com o que é certo ou errado, simplesmente faz o que lhe diverte, e nas formas mais pesadas possíveis, como violência e estupro no seu corpo, vocês vão ver , eu vou pegar vocês…

Quando ele é acusado de assassinato, ele vai preso e participa de uma experiencia, onde tentam mudar totalmente a forma que ele pensa, para poder tirar tudo que há de ruim dentro dele. E o que me lembrou o filme nesse episódio é que isso simplesmente não acontece. Por mais que você mude, ou seja influenciado, tem certas coisas dentro de você que permanecem intactas.

Enquanto eles estão dentro do Dalek, o Doctor vai conversando com ele, questionando, tentando entender o que está acontecendo. Mas assim que ele é “curado”, tudo volta ao normal, e por mais perigoso que seja estar lá, o Doctor se vê satisfeito em estar certo mais um vez. Daleks não podem ser bons, isso é impossível!

Convenhamos, a ideia de estar dentro do Dalek já é loucura o suficiente! Mas nós adoramos os episódios com Daleks. Sem contar que eles sempre aparecem nos títulos, mas isso não vem ao caso.

No momento do desespero, acontece uma cena muito interessante: Clara dando um tapa no Doctor! E com razão, ela não quer morrer lá dentro. Não é à toa que ele fala “She is my carer, she cares so I don’t have to”

Ou seja, ele já pensa num plano em que os dois, vão resolver o problema, não só ele.

E agora eu volto à Laranja Mecânica.

Quando o Doctor resolver colocar a mente dele no Dalek, a ideia é passar todas as informações boas, todos os pensamentos e alegrias que ele passou, as maravilhosas coisas que o universo proporciona, e a única coisa que o Dalek absorve é o ódio do Doctor pelos Daleks.

Ou seja, o Dalek não ficou bom, ele apenas transferiu o ódio dele para outra coisa. E dessa vez, o Doctor não ficou feliz em estar certo, mas pelo menos conseguiu salvar algumas pessoas.

 YOU ARE A GOOD DALEK.

É, isso me pareceu bem familiar….

Agora vamos falar sobres as coisas além “dalek”.

Doctor morrendo de ódio dos soldados. Todos nós sabemos que o Doctor não é muito fã de armas e coisas relacionadas. Antes o motivo poderia ser o fato da guerra dos Senhores do Tempo, mas agora todo mudou, e parece que o sentimento piorou. Qual será o problema?

Gostei do roteiro, e achei o episódio extremamente simples, ou seja, não foi nada SURPREENDENTE, mas prendeu minha atenção, e acho que o roteiro ajudou bastante nisso.

Além do fato da Clara ser a “carer” dele, outros que eu achei bem legais:

The Doctor: What are those ones for? I don’t need armed babysitters.
Gretchen: We’re not babysitters.
Ross : We’re here to shoot you dead if you turn out to be a Dalek spy.
The Doctor: Well that’s a relief. I hate babysitters

 

The Doctor: Do you use it to shrink the surgeon so you can climb inside the patients?
Colonel Blue: Exactly. 
The Doctor: Fantastic idea for a movie. Terrible idea for a proctologist

 

Journey Blue: It’s smaller on the outside.
The Doctor: Yeah, it’s a bit more exciting when you go the other way.

 

E esse “namoradinho” novo da Clara? Bom, como vimos, ela já não tem NADA contra soldados. E provavelmente ele terá um papel muito importante na série. Só achei meio forçado aquele choro dele….. mas isso é apenas minha opinião.

 

E claro que não poderia faltar Missy, nossa nova misteriosa favorita. Recebendo todo mundo que morre ao lado do Doctor. E cada vez mais simpática

Would you like some tea?

 

Esse aqui só porque achei engraçado.

 

Vamos torcer para a temporada melhorar cada vez mais e rever mais dos nosso inimigos favoritos.

 

 

 

Só uma pergunta….. vocês gostam do Robin Hood?

😉

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.