Um episódio onde Doctor Who torna uma lenda real.

É assim que Mark Gatiss (irmão do Sherlock e um dos meus roteiristas favoritos) retorna à série.

As usual,  Doctor resolve falar pra Clara escolher o destino. E ela resolve querer conhecer quem? QUEM? QUEM?

O príncipe dos ladrões, Robin Hood. O Doctor ainda tenta convencê-la de que ele não é real, de que é apenas uma lenda.

Mas como TODA mulher, ela não desiste tão fácil.

Roubei do TLH. RI ALTO!

 

 

 

Recepção calorosa

 

E não é que o bonitão existe mesmo?

Clara toda empolgada, parecendo aqueles tietes: sabia tudo sobre ele, ficava impressionada com cada palavra, e até falava antes dele qualquer coisa sobre suas origens. Até assustou um pouco o coitado.

 

Nesse episódio foi possível ver as habilidades do Doctor com uma colher; homens habilidosos com espadas e flechas…. e robôs.

Sim, temos robôs.

Infelizmente ainda foi mais um episódio fraco dessa temporada. Não foi ruim, mas foi fraco.

Mas vou ser sincera que aquele “detetive” tem muita cara de Master, vocês não acham?

Mais um roteiro interessante, até porque o foi usado um inglês muito clássico, bem pro estilo Inglaterra nos anos 1190 (sem legenda foi bem difícil de entender); destaque para o Doctor avaliando Robin Hood e todos os seus companheiros, ainda desacreditando em todo aquele cenário.

Até então, o que vimos no Doctor Who atual, foi ele em suas regenerações, explorando momentos históricos, que não poderiam ser modificados. Agora ele se encontra em um momento que até então, ele acreditava ser apenas uma lenda.

E além da lenda, ele encontra robôs. Robôs atras do que? DO QUE?

Claro… da Terra Prometida (olha o primeiro episódio all over again)!

Detetive se alia aos robôs na esperança de tentar conquistar o mundo Pink e o Cérebro feelingssendo que o que eles realmente querem é todo o ouro possível para a nave poder viajar novamente.

Ok… querem a terra prometida. Mas como chegaram na Terra? E por que no ano de 1190? A possibilidade de eles terem “criado” o Robin Hood até que foi intrigante, já que eles já sabiam tudo sobre a lenda…. mas aparentemente não foi o caso.

 

Todos sabemos que Doctor Who é bem humorado … em alguns momentos. Mas nesse episódio, acho que foi um pouco além. Sim, eu ri em alguns momentos, mas em outros, achei que saíram um pouco da parte histórica e sci-fi para “vamos fazer todo mundo rir, atém quem não conhece a série”

Além de fraco, como comentei anteriormente, ele quebrou demais a sequencia dos episódios. Claro que a temporada inteira não pode ser a mesma coisa, mas estamos todos querendo conhecer melhor o Doctor, mais sobre a personalidade dele, o que o perturba…. ok, vimos um pouco de suas habilidades, mas aposto que ninguém esperava por isso.

E CADE MISSY? Sinceramente, senti falta dela. Ou apenas a minha pessoa achou que quando a nave explodiu os robôs iam aparecer conversando com ela?

 

Mas… se a ideia principal do episódio era mostrar a parte heróica, acho que nisso acertou em cheio.

“MAS COMO ASSSSSSIIIIIM?!”

Tia explica…..

Doctor criticou o fato da Clara acreditar em heróis, mitos… e a questionou por isso. E ela simplesmente olha pra ele. Ela também o vê como um herói, e para muitos é apenas uma lenda. (não podemos nos esquecer do Raggedy Man).

Clara: When did you stop believing in everything?
The Doctor: When did you start believing in impossible heroes?
Clara: Don’t you know?

 

E no final, quando o Doctor conversa com Robin Hood, antes de partir, e Robin fala que Clara conta tudo sobre ele, isso é reforçado:

 

Robin: So, is it true, Doctor?

Doctor: Is what true?

Robin: That in the future I am forgotten as a real man; I am, but a legend?

Doctor: I’m afraid it is.

Robin: Good. History is a burden, stories can make us fly.

Doctor: I’m still having a little trouble believing yours, I’m afraid.

Robin: Why is it so hard to credit? That a man born into wealth and privilege should find the plight of the oppressed and weak too much to bear?

Doctor: No.

Robin: Until one night he is moved to steal a TARDIS and fly among the stars fighting the good fight.

Image courtesy BBC America

Robin: You are her hero, I think.

Doctor: I’m not a hero.

Robin: Well neither am I, but if we both keep pretending to be … ha ha … perhaps others will be heroes in our name. Perhaps we will both be stories, and may those stories never end.

Uma coisa que eu reparei é que, mesmo quando o episódio é fraco, ou até mesmo ruim, o final acerta de alguma forma. Eu pelo menos gostei bastante desse final. Mas por um personagem tão conhecido e divertido como é Robin Hood, poderia ter sido melhor. Mas foi divertido. Sempre é 😉

Apenas aguardando ansiosamente por Listen.

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.