Doctor Who é a série de TV de ficção científica mais antiga do mundo, mas episódios importantes foram perdidos – incluindo a história de regeneração de William Hartnell.

Quando Doctor Who começou, ninguém esperava que iria durar tantos anos. A série foi originalmente criada para ser um programa educacional, usando as viagens no tempo para explorar o passado. Não demorou muito para Doctor Who mudar de forma, com os Daleks introduzidos no segundo arco da série.

Em 1966, William Hartnell – que já estava com problemas de saúde – finalmente reconheceu que era hora de seguir em frente. Normalmente, isso significa que um programa de TV chegará ao fim, mas a BBC teve uma ideia audaciosa. Eles tiveram a ideia de regeneração, e Hartnell foi substituído por Patrick Troughton. A regeneração tornou-se o ponto principal da série, permitindo que o protagonista pudesse ser substituído e com cada showrunner tendo a oportunidade de reinventá-la.

A regeneração de William Hartnell é um momento chave na história da ficção científica – mas, surpreendentemente, o episódio de regeneração foi perdido. Nas décadas de 1960 e 1970, a BBC subestimou completamente o potencial de Doctor Who. Como resultado, eles “descartaram” inúmeros episódios da era Hartnell e Troughton, destruindo velhas fitas de vídeo para dar espaço a novas. Isso incluiu o episódio final de “The Tenth Planet“, a história de regeneração de William Hartnell. Apenas alguns minutos foram preservados – ironicamente, porque um clipe foi exibido na série infantil Blue Peter.

253 episódios de Doctor Who foram transmitidos nos anos 60, mas apenas 156 sobreviveram nos arquivos da BBC. Surpreendentemente, isso dá a Doctor Who uma taxa de sobrevivência melhor do que muitos outros programas da época. Desde o final dos anos 70, a BBC realizou um intenso esforço para recuperar imagens perdidas, descobrindo episódios perdidos através de fitas vendidas a emissoras internacionais, ou ocasionalmente em uma fita de vídeo de episódios gravados em casa. Graças aos esforços dos fãs, a BBC conseguiu com sucesso um arquivo de áudio completo, mesmo dos episódios perdidos de Doctor Who. Alguns foram lançados pela Big Finish como audio dramas, enquanto a BBC animava outros. Isso é mais fácil com episódios que acontecem no presente ou no futuro, já que os episódios históricos tendem a ser muito detalhados para os animadores recriarem.

E assim, um dos momentos mais importantes da história do Doctor Who foi perdido. O clipe da regeneração de Hartnell foi usado muitas vezes, incorporado a outras histórias como um flashback. Até hoje, os fãs vasculham o mundo e realizam campanhas prometendo recompensas generosas para quem encontrar o quarto episódio de “The Tenth Planet“. Mas, a essa altura, é improvável que uma cópia seja encontrada.

Vi no Screen Rant

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.