Hoje começa a muito antecipada quarta temporada da série Game of Thrones, talvez você já tenha lido todos os livros, talvez já tenha visto todos os trailers, com certeza já leu os inúmeros posts sobre a série aqui no OPP. Mas você já imaginou qual foi o processo de produção do figurino de uma série de fantasia com tanta inspiração na idade média?

Pois é, fui atrás de algumas respostas. Acho o figurino medieval da série incrivelmente bem elaborado, e lendo os livros era assim mesmo que imaginava que os figurinistas iram seguir, mas ainda assim não havia como nos preparar para o show que personagens como Daenerys Targaryen e até do rei Joffrey Baratheon dão com seus figurinos.

Com dragões, bruxas, zumbis, lobos gigantes e muito sangue (muito mesmo!), seria necessário que algum elemento tornasse a história plausível, sem que soasse como algo forçado, e atemporal. Este elemento é o figurino feito por Michelle Clapton.

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes

Não dá para identificar um lugar ou uma época específica da história na série, mas você pode identificar elementos de vários períodos reais da civilização e, para criar essa fantasia tão cheia de realidade a produção da série, tanto quanto a figurinista, pesquisou em museus, livros e pinturas com referências persas, mongóis e japonesas que serviram para moldar a imagem desses personagens e o lugar onde a história se passa.

Os personagens do Norte tem um ar mais medieval inglês, vestindo-se com roupas mais pesadas e escuras, combinando perfeitamente com a paisagem fria e branca de Winterfell.

A Guarda da Noite veste peças com bastante proteção, couro e pele, mas nunca são vistos com armadura, já que não possuem fundos para isso. Para Clapton, já que eles comem, dormem e vivem com a mesma roupa, tudo tinha que ter cara de que está bem sujo e fedido. A maioria dos guardas não possuem roupas apropriadas para o frio que faz na muralha, apenas Jon Snow chegou à Guarda da Noite com guarda roupa completo, já que ele se preparou com antecipação, assim, ele se veste como se fosse um Sir.

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes-2

Os Stark usam tons de cinza, marrom e um tom mais quente de azul, esse azul é utilizado como um elemento que identifica a união da família. O figurino de Ned era prático, mesmo que fossem roupas mais elegantes a ideia era que não parecesse que ele se preocupava com o que vestia. Catelyn também era discreta, usava sempre roupas mais simples, mesmo que houvesse um minucioso bordado em tudo o que ela vestia, além de um corte tradicionalmente medieval feito com exatidão, os tecidos eram menos requintados e os tons eram neutros, bem diferente de Cersei Lannister.

No início da série Arya se vestia como Sansa, essa que tem um figurino mais elaborado do que o de sua própria mãe, sempre usa tecidos mais chamativos, além de bordados mais evidentes, combinado com golas estruturadas de várias formas e mangas longas em sua maioria. Mesmo naquela época Arya já dava sinais de que se sentiria mais à vontade vestida como menino.

Assim que Sansa chega a Porto Real ela faz o possível para se vestir como Cersei Lannister, que ela idolatrava na época, e a figurinista diz que propositalmente muitas vezes Sansa parecia uma criança usando as roupas da mãe durante esse período, justamente para dar uma noção de como Sansa era diferente de Cersei, mesmo que na época ela acreditasse que queria ter a mesma vida da Rainha.

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes-3

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes-4

E ainda no figurino de Sansa, em seu vestido de casamento vemos um bordado no corpete, esse bordado servia para contar a história da vida da personagem. O lobo sendo capturado pelo leão, o desfecho inesperado de Sansa em Porto Real.

Mais ao sul, em Porto Real, como eles tem a possibilidade de adquirir tecidos mais requintados, como a seda, os figurinos ganham mais cor. Para quem vive ao sul dos 7 Reinos a figurinista escolheu usar influências persas, baseada no ambiente, na alimentação e na arquitetura de Porto Real.

O Rei Robert era exceção ao luxo do local onde vivia, apesar de usar tecidos mais requintados do que Ned, seus figurinos eram bem parecidos. O propósito era o mesmo, mostrar que o Rei não se preocupava com o que vestia.

Cersei é um show à parte, seus vestidos tem várias cores e tecidos de todos os tipos, com brilho e sem brilho, além de fazer uso de vários acessórios e as vezes de alguns penteados bem elaborados para complementar o visual. Muitas vezes usa uma capa, de seda ou qualquer outro tipo de tecido bordado, cortada como um quimono, só que com estilo medieval. Clapton acrescenta que a assinatura dos looks de Cersei são seus cintos de metal, incluídos no figurino para que ela vestisse algum elemento que lembrasse uma armadura, além disso suas roupas de Cersei recebem bordados de pássaros pois ela tem o costume de chamar as pessoas de “my little bird” .

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes-6

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes-7

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes-8

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes-9

Seu irmão, o belíssimo Jaime Lannister, usa apenas suas roupas da Guarda Real, quando não veste a elaborada armadura, está usando uma roupa feita em couro com corte assimétrico.

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes-18

Do outro lado do oceano temos Daenerys, cujo figurino evoluiu junto com a personagem, quando ela era inocente e seu irmão a trocava por um exército ela usava tecidos ultra leves, com transparência, de cores pastel, seus vestidos até recebiam um toque medieval, já que ela seguia a mesma estética do irmão que tinha um visual totalmente ligado a Porto Real, mas também tinha um toque grego, para dar leveza sem tirar o poder da presença e do olhar da personagem. Para criar o visual dos Dothraki foram misturados os looks de várias tribos, de vários lugares do mundo, para assim chegar a uma imagem que fosse condizente com o que a fantasia dizia, sem que aquilo não soasse real. O figurino de Khal Drogo era simples, mas representativo, um cinturão com elementos tribais e uma calça de couro que Jason Momoa simplesmente adorava usar.

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes-13

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes-16

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes-14

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes-17

Daenerys Taragaryen cresceu, e agora se veste como uma guerreira, mas de uma forma mais elegante e sensual. Um visual digno de quem é a rainha do povo. E se você acha que o figurino de Dany é simples, ainda não viu um close up dos bordados feitos em seu figurino por Michele Carragher (responsável por todos os bordados de todos os figurinos da série), que começam leves, apesar de não serem tão sutis, mas conforme ela vai crescendo e ganhando poder as texturas do bordado vão ganhando mais força, sendo assim um recurso visual para mapear a trajetória da personagem, e conforme seus dragões vão crescendo o bordado vai crescendo na roupa também.

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes-12

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes-11

grid-cell-21241-1374871663-18

Outro figurino bem elaborado é o da personagem Margaery Tyrell, que no começo usa roupas ousadas para conseguir mais poder, sua relação com a moda era experimental, ela era uma jovem menina que queria ser rainha. Ela é vista muitas vezes usando roupas reveladoras ou até o que poderia ser considerado brega nos 7 Reinos. Em uma ocasião Clapton criou um vestido inspirado em uma das criações de Alexander McQueen para Björk, a ideia era fazer com que Margaery parecesse ridícula, afinal ela é adolescente e está experimentando com a moda.

figurino-game-of-thrones-obrigadopelospeixes-5

Mas com o passar do tempo seu gosto foi ficando mais refinado e ela começa a usar sua juventude em seu benefício, ela faz o possível para sempre parecer girlie, já que essa é a única coisa que Cersei não pode mais ser. Quanto mais Cersei se arma e se requinta, mais jovial Margaery tenta parecer, e isso ficará bem claro durante a quarta temporada. Esperem para ver seu vestido de noiva, ficou simplesmente incrível!

 

Se eu fosse falar do figurino de cada um dos personagens, esse post não teria fim. Se vocês curtirem a gente pode repetir a dose e falar de outros personagens e outros posts. Mas acho que esse já é o suficiente para nos deixar preparados para a nova temporada, vocês não acham?

*fonte

 

 

Written By