Deixei pra falar primeiro das (limitadas) capacidade de customização dos aparelhos que usam o iOS porque a coisa se estende quando falamos do Android.


Como assim? Bom, pra começar o Android já é nativamente mais customizável com skins, temas e até mudanças drásticas na interface do aparelho direto da Playstore (loja do Android).

Segundo, todo aquele controle de qualidade que passam os Apps do iOS não existe aqui, sendo mas fácil você publicar e instalar apps de fontes independentes – vejam bem, não estou falando que não há qualidade nos apps de Android, a Google apenas é muito menos rígida quando se trata de especificações. Isto abre uma facilidade imensa quando se trata de software pirata, por exemplo. É fácil instalar e remover programas, mas isto abre brechas para vírus e malware, tantas, na verdade, que há alguns anteviras para o Android.

Não to dizendo também que não se pega vírus no iPhone, com o jailbreak da pra causar mal ao seu dispositivo iOS.

E terceiro, mais interessante para os phone geeks, você pode mexer a vontade no sistema operacional. Ele é open source, isto significa que qualquer um pode mexer e melhorar a sua experiência de usuário.

Isto. É. Mágico!Find-Best-Custom-ROMs-for-Your-Android

Existem equipes independentes que desenvolvem versões completamente alteradas do sistema. Tudo bem, você precisa de um conhecimento relativa,ente avançado pra chegar a instalar essas coisas, mas vale a pena.

O mais interessante? A Samsung e a Google ficam de olho nessas alterações de usuários e mais de uma vez já contrataram pessoas e incorporaram algumas das mudanças ao básico.

E, sério, o nível de customização é grande a ponto de ter dual boot nos aparelhos, rodando versões diferentes dependendo do que se queira.

Eu não vou colocar links aqui com tutoriais pois esses procedimentos envolvem riscos ao celular e não posso dar um suporte individual. E não tenho a cara de pau de indicar como funciona mas dizer que fica por sua contas risco.

 

Post por Otto Arantes Pessanha

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)