Já falei sobre pirataria semana passada. Esse e o próximo texto vão esbarrar de leve no assunto de novo – adianto que mais esse que o próximo.

Quem é usuário de iPhone sente na pele o que é um sistema fechado hermeticamente onde você tem de pouca a nenhuma mobilidade sobre o que você coloca ou tira do aparelho.

Só produtos oficiais da loja, só fazer uploads com o iTunes, de pouca a nenhuma customização visual no iOS, e por aí vai.

funny-iphone-5-10-long

Muita gente já ouviu falar mas nem todo mundo chegou a fazer o famoso Jailbreak. Sair da prisão da Apple é muito fácil mas o mundo que se abre com isso vai de interessante a perigoso em poucos cliques.

A ideia do Jailbreak é poder instalar qualquer coisa num dispositivo móvel da Apple, que tem políticas de confecção e distribuição de software extremamente rígidas. A ideia era achar uma brecha pela qual qualquer um colocaria o seu app numa “loja” alternativa, tendo acesso a todo tipo de coisa que a Apple nega pela loja oficial. Na prática serve também pra instalar programas da loja oficial de graça (Arrr!) e instalar uma série de malwares no seu aparelho.

(Por essas e outras, mesmo se eu fosse autorizado eu não passaria um tutorial de Jailbreak.)

Então, através de uma falha de software você instala a tal loja alternativa. Onde os apps até podem ser pagos! E alguns são excelentes!

Mas, contudo, no entanto, todavia, porém… a Grande Maçã não quer isso de jeito nenhum e colocou nos termos de usuário – aqueles textos enormes com letras miúdas onde a gente só lê o botão do “Aceito” – que fazer o Jailbreak violava a garantia do produto. A solução dos hackers foi encontrar um método onde o processo poderia ser desfeito sem deixar rastros – Você instala o Jailbreak e se precisar levar o aparelho na autorizada apenas desfaz o processo e eles jamais saberão o que aconteceu.

E aí a Apple entrou pesado na briga e conseguiu uma lei que tornava ilegal o Jailbreak. Fugir da prisão virtual pode te levar pra cadeia de verdade la nos EUA – mas é mais provável você levar uma multa, de qualquer forma.

iphone_jailbreak

Mas quando se conhece o que vai fazer fica bem simples e fácil de usar. As ferramentas e apps extras são muito úteis em alguns casos.

Uma das desvantagens do Jailbreak é que mudando a versão do iOS você tem que esperar sair uma versão nova dele. Ou isso ou fica com o iOS desatualizado. Esse foi o motivo para eu não optar por usar aparelho com Jailbreak. (eu fiz mas tirei, ninguém pode provar nada… ahem)

Como eu disse, não vou passar tutorial de como fazer, material sobre isso dá pra encontrar em qualquer lugar na internet, aos interessados eu sugiro uma “Googlada” com calma.

E essa semana é isso, semana que vêm falo das soluções alternativas do Android. Como elas vão de coisas simples a procedimentos mirabolantes que podem acabar de vez com seu telefone.

 

Post por Otto Arantes Pessanha

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)