E não foi um facebookcídio.

Embora o FB seja um tanto ruim em alguns aspectos – como a coleta de dados pessoais sobre a sua pessoa e revenda para criação de propaganda direcionada – ele é BEM útil em vários sentidos.

Não há smartphone hoje em dia que não tenha acesso à rede social. De qualquer lugar que você esteja, com 2 toques pode confirmar um evento ou avisar pro resto do pessoal de mudança de planos. Cara, teve até uma interface nova do Android integrada com o FB de uma maneira que nunca tinham pensado – foi um fracasso, mas foi um movimento forte.
Fiquei ausente um pouco por conta dos protestos e das mudanças geradas com isso, me engajei em umas coisas, tive problemas com outras, mas agora estou de volta. E queria voltar falando de alguma forma dos protestos, mas cara, eu falo de Gadget, o que tem Gadgets a ver com os protestos?

Lembram de um texto que eu escrevi sobre como integrar oo seu smarphne/tablet no dia a dia, fazendo dele uma peça prática e não só para o prazer? Isso foi aplicado pra valer com as manifestações.

Recados foram passados pelo FB, vídeos gravados e postados quase em tempo real. Organização de eventos e cuidados com os percalços, tudo pelo FB, YouTube e etc. Com câmeras digitais e celulares as pessoas conseguiram se tornar os repórteres sem o intermediário da imprensa. Foi muito legal.

Lembro de uma tirinha que mostrava um assistente falando com um político sobre o povo estar revoltado e a piada era que estavam todos protestando em redes sociais. Agora olha o que aconteceu.

Mas na opinião deste que vos fala, as pessoas não saíram do Facebook. Elas fizeram uma coisa mais inteligente, levaram-no para as ruas.

… e quem ia imaginar isso?

 

Post por Otto Arantes Pessanha

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)