Após um tempinho sem escrever, resolvi voltar explicando um pouco sobre fichas de RPG! Esse parece ser um dos temas mais debatidos nos jogos, a parte que mais dá preguiça em alguns e pode vir a desanimar vários outros por não saberem como preencher. Vamos lá? Prepare-se, porque o post será longo (e bem explicadinho)!

Para quê fichas?

O RPG é um jogo de imaginação, onde a liberdade é inerente à sua execução; entretanto, imaginação ilimitada vira bagunça. É justamente aí que entram os números, estatísticas, dados, probabilidade, grades de combate e todo o equipamento para tornar o RPG mais concreto. Os sistemas são conjuntos de regras prontas que regem o universo do jogo escolhido, as quais delimitam valores de habilidades e modificadores. Nesses sistemas há, também, sugestões de diversas criaturas, aventuras prontas e itens que podem tornar o RPG de mesa semelhante a um virtual. Em uma analogia, é como se o sistema fosse a parte estrutural de um prédio, assim como os materiais de construção. Como a construção ficará, a distribuição dos quartos, número de andares, decoração e moradores (que fazem o papel dos elementos das aventuras), depende de quem o criou e de quem vai morar lá. Assim, o RPG é uma criação tanto do Mestre como dos jogadores imersos na aventura. Para que o jogo não seja um trabalho homérico de imaginação e memória, as fichas existem. Nelas, é necessário preencher os valores presentes de acordo com as regras do sistema.

Nessa postagem, irei preencher uma ficha para um personagem do D&D 3.5. Dá para achar nesse site aqui.

 Ficha no D&D 3.5

Será melhor para acompanhar se você possuir o livro do D&D 3.5 (pode ser em pdf mesmo). Vá até o sumário e procure nos capítulos o que você precisa. É possível fazer isso sempre, pois nem todos vão ler o livro inteiro para depois jogar. Por isso, a seguinte dica vale para qualquer sistema:

Aprenda a localizar as informações que precisa nos sumários. Isso evita muita perda de tempo (e paciência).

A primeira parte são os valores de habilidades, localizado na página 7 do livro. É importante ler essa parte, porque é aqui que você poderá entender direitinho como calcular os valores e para quê servem.

“Para definir um valor de habilidade para seu personagem, jogue 4 dados de 6 faces (4d6). Descarte o menor resultado e some os outros 3.” 

Neste caso, o menor valor foi 4: 20-4= 16. Nas próximas rolagens, obtive o seguinte:

3,3,1,3 → 3+3+3= 9

5,4,5,4 → 5+5+4= 14

3,5,3,6 → 5+6+3= 14

4,4,3,1 → 4+4+3= 11

5,3,3,5 → 5+3+5= 13

A primeira parte da ficha é a seguinte, e nela colocam-se os valores recebidos acima, da forma mais adequada para a classe que você deseja. Ou da forma que você quiser. Nada o impede de fazer um mago anão com inteligência 13 e força 18. Entretanto, se você quiser tirar proveito do que obteve, é melhor distribuir de forma a colocar os maiores valores nas habilidades que mais usa. Veja só:

Para os valores de bônus de habilidade, usei a tabela 1-1, onde estão os valores e modificadores relacionados.

O deslocamento padrão para humano, que é quanto o personagem pode andar até fazer uma ação, é de 9m.

Pontos de vida: dado determinado pela classe. O de mago é 1d4. Bônus Base de Ataque: É determinado pela classe e explicado na página 6, em “anote os modificadores de combate”. Determina o bônus de ataque corporal. À distância, é só adicionar o modificador de destreza.

Classe de Armadura: Dificuldade para te atingir. Adiciona-se bônus do escudo, da armadura, de tamanho e o modificador de destreza do seu personagem. Iniciativa: Bônus de destreza.

Testes de Resistência:

Fortitude – modificador de Constituição 

Reflexos – modificador de Destreza 

Vontade – modificador de Sabedoria 

Toque: para efeitos em que é necessário tocar o personagem. É dado pela classe de armadura.

Perícias (para o mago): (2+mod(int))x4 = 20 + 4 (bônus de perícia por ser da raça humana) = 24

Número de Graduações Máximo, NGM (evoluções da perícia): 3+ nível do personagem em perícias de classe e, de outras classes, é a metade do NGM.

Assim, já dá para começar, não é? Nas próximas postagens, explico mais sobre a montagem de ficha.

Todos os direitos de imagem reservados à Wizards of the Coast. Até mais!

Lola.

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)