Para entender melhor de onde veio o “punk” do cyberpunk e steampunk, resolvi pesquisar um pouco a origem da palavra.

O termo veio lá dos anos 70, com o movimento punk. O Punk começou como uma forma de oposição ao rock progressivo e extravagante da época,  a qual fora trazida pela tribo underground (termo em inglês definido pela parte marginalizada da sociedade) e começara a expor críticas ao governo da época nas músicas, além de pregar a individualidade ideológica.

Partindo dessa parte, pesquisei novamente sobre o cenário que caracteriza o Cyber e o Steampunk. O Cyberpunk trata de um contexto futurista, no qual o avanço tecnológico causou um versão apocalíptica da sociedade, em que a distância entre as classes sociais é cada vez maior e a parte marginalizada da sociedade caracteriza a problemática do sistema vigente.

Trailer Cyberpunk 2077

O Steampunk tem essa premissa do cenário apocalíptico também, entretanto, é uma versão futurista dentro do contexto da Primeira Revolução Industrial, no século XVIII, em que a tecnologia se baseia na energia trazida pela descoberta do uso do vapor. No RPG Steampunk, o cenário predominante é o de grandiosas máquinas, muita sujeira, dada a fumaça preta do carvão, e pouco avanço nas demais áreas que trariam uma melhora visando o bem comum da sociedade, como a medicina e educação.

Após pesquisar em alguns sites, achei diversas divisões do gênero punk, mas, pessoalmente, percebo que podemos simplesmente chamá-los de punk. No RPG, o ato de classificação exacerbada de subgêneros do cyberpunk pode vir a contrapor o próprio ponto de partida do jogo, que é a possibilidade de criar o próprio mundo. Claramente, a generalização dos sistemas de jogo é necessária; entretanto, enfatizo que o aprendizado do uso da própria imaginação no tratamento dos cenários deve ter mais atenção.

(imagem retirada do twitter @officethebrasil, com os direitos reservados à NBC e BBC)

DICAS DA MESTRA PARA A CRIAÇÃO DA AVENTURA

Pesquise, aprenda e não se preocupe em deixar a originalidade de lado de vez em quando: use livros, críticas políticas a governos específicos. Use a história, movimentos sociais que realmente aconteceram (quer RPG melhor do que a vida real?) e deixe a sua imaginação fluir a partir de onde quiser. Quer um exemplo? O livro 1984, escrito por George Orwell e publicado em 1949. Pensando nisso, só o fato de ter feito um livro que se passa em 1984 em 1949, Orwell criou um cyberpunk.

Essas dicas podem ser úteis se você for um mestre e tiver dificuldades com uma criação nesse gênero ou for um iniciante e não souber por onde começar. Lembre-se de que RPG também é expressão de cultura.

 

Até a próxima quarta,

 

Lola.

 

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)