Fungie, o golfinho, faz companhia aos locais e entretém turistas há quase 40 anos – mas agora ele parece ter desaparecido sem deixar vestígios

Durante 37 anos, o golfinho Fungie fez companhia a pescadores, turistas e habitantes locais enquanto brincava nas ondas da costa oeste da Irlanda.

O golfinho solitário apareceu em Dingle Bay, na costa do condado de Kerry em 1983 e, desde então, se tornou um dos residentes mais queridos da região.

Fungie, um golfinho macho, adora procurar companhia humana e gosta de brincar com nadadores, surfistas, mergulhadores e caiaques quando eles vão para o mar.

Desde que apareceu pela primeira vez, há 37 anos, Fungie atrai turistas de toda a Irlanda e do exterior, com passeios de barco para observação de golfinhos que levam pessoas regularmente para conhecer o golfinho brincalhão.

Mas então, várias semanas atrás, quando Fungie, que já era um adulto quando chegou em Dingle Bay, não foi visto por alguns dias, os moradores começaram a se preocupar.

Nos dias que se seguiram ao desaparecimento de Fungie, uma grande busca foi iniciada usando escaneamento de sonar e mergulhadores.

Jimmy Flannery, o fundador e proprietário dos passeios Dingle Sea Seafari, diz que os pesquisadores estão “esgotados – mental e fisicamente”.

Ele disse ao Irish Mirror: “As pessoas têm que perceber e respeitar que este é um amigo que desapareceu. Não é um objeto.”

O vínculo de Jimmy com o golfinho é tão forte que quando sua esposa, que nasceu em Donegal, se mudou para Dingle, a primeira coisa que ele fez foi levá-la para conhecer Fungie.

Ele disse: “Ele me ajudou em bons e maus momentos. Passei momentos com ele quando precisava apenas de companhia, e não de companhia humana. Passei muito tempo com ele.

“Eu tinha apenas 12 anos quando Fungie chegou e levo pessoas para passear desde os 16 anos.

Explicou: “Diria que nesta fase, porque ele não voltou, começamos a olhar para o perfil das idades.

“Basicamente, o que acontece com os golfinhos mais velhos nessa fase é que eles não conseguem pegar sua própria comida e, com sua idade, ele possivelmente morreu de fome.”

No entanto, a velhice não é a única causa possível para o misterioso desaparecimento de Fungie – os resultados poderiam ser mais felizes. Fungie pode ter deixado a baía por causa do grande número de outros golfinhos na área local.

Ele também poderia estar perseguindo espadilha, que é a comida favorita dos golfinhos, mais longe no mar.

E no resultado mais feliz – Fungie, que está sozinho desde que chegou ao litoral de Dingle, poderia ter fugido com um parceiro.

Tragicamente, também é possível que o adorável golfinho tenha morrido de fome.

O Dr. Flannery disse: “Um animal selvagem que tem que pescar seus próprios peixes por 40 ou 50 anos, ele ficaria mais lento, como todos nós quando chegamos nessa idade. E tentar pescar não será tão fácil, então a possibilidade de fome entra em jogo – ele poderia ter morrido de fome ou algo assim.”

E enquanto os moradores estão com o coração partido com a perda de seu amigo do mar, o desaparecimento de Fungie também terá um impacto devastador na economia da cidade.

Como uma grande atração turística, o golfinho é diretamente responsável por cerca de 100 empregos na cidade irlandesa – e os políticos locais disseram que se ele não retornar, eles apelarão ao governo para obter financiamento.

O conselheiro Breandán Fitzgerald disse: “Se você tivesse me dito há um mês ou uma semana que 2020 poderia ficar pior, eu provavelmente teria dito não.

“Mas no minuto seguinte, de repente, se Fungie não voltar, será um ano totalmente desesperador.”

 

Bom, um golfinho super carismático, que se dá bem com todos, desaparece de repente em 2020… já sabem o que achamos sobre isso né?

 

 

Via Mirror

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.