Katie Mack, professora assistente de física na North Carolina State University, está rapidamente se tornando uma das comunicadoras científicas mais populares da Internet. Em seu primeiro livro, The End of Everything: (Astrophysically Speaking), ela explora vários cenários para o fim do universo.

“Percebi que, quando fiz palestras públicas e falei sobre o fim do universo, isso foi algo que deixou as pessoas muito animadas”, disse Mack no episódio 430 do podcast Geek’s Guide to the Galaxy. “Foi algo com que pensei que poderia me divertir muito, e foi o que fiz. Eu realmente gostei de escrever este livro. ”

Os escritores de ficção científica há muito tempo são fascinados pelo fim do universo, e tanto Tau Zero de Poul Anderson quanto O Restaurante no Fim do Universo de Douglas Adams envolvem personagens que testemunham o fim de tudo. Ambos os livros, publicados em 1970 e 1980 respectivamente, assumem um modelo de cosmologia do Big Crunch.

Seria interessante ver o Big Crunch”, diz Mack. “A expansão do universo para e se reverte, e tudo volta a se encaixar. Seria uma espécie de show de luzes legal, embora também seja super-letal para qualquer coisa que esteja lá fora.”

Infelizmente para os fãs de ficção científica, o pensamento atual entre os cientistas é que o fim do universo será muito chato. “Provavelmente não teremos um Big Crunch”, diz Mack. “Provavelmente será a morte por calor, onde o universo continua a se expandir e expandir, e as coisas meio que desaparecem. Então, em princípio, pode não acabar sendo tão interessante, porque você chega lá e tudo o que há é muito espaço frio, escuro e vazio.”

Dado que o fim do universo será uma espécie de decepção, Mack diz que uma jornada ao futuro próximo parece muito mais atraente.

“Eu prefiro ver o que virá daqui a cem anos, e então daqui a mil anos, e meio que dar um passo adiante dessa forma, e não ir direto para o final, porque eu não acho que o final será divertido.”

Para saber mais detalhes dessa conversa, ouça o podcast Geek’s Guide to the Galaxy

Vi no Wired

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.