Demorou, mas saiu!

E finalmente consegui fazer um resumão e destacar pontos importantes do The Douglas Adams Memorial Lecture, que aconteceu virtualmente dia 11 de março, aniversário do autor, e teve Arvind Ethan David, a Baronesa Susan Greenfield CBE, Samuel Barnett e Hannah Marks.

A responsável por esse evento foi a Save the Rhino International, organização que protege os rinocerontes em risco de extinção. Douglas Adams era um dos patronos da Save The Rhino e participou de vários eventos como o grande ativista que era.

No começo do vídeo, Save The Rhino faz questão de mostrar mais detalhes de como os rinocerontes vivem, onde eles são atacados, o trabalho da organização e é claro, detalhes de como Douglas começou a fazer parte do projeto e continuou sendo porta-voz até sua morte, em 2001.

Após sua morte, a Save The Rhino se junto com a família de Adams e criaram o Douglas Adams Memorial, uma forma de celebrar o trabalho do autor com várias participações ilustres e arrecadar dinheiro para a organização, mantendo seu legado.

Logo após esse introdução, tivemos um momento bem holístico que deixaram os fãs empolgados: um curta de Dirk Gently com a participação de Samuel Barnett e Hanna Marks, voltando ao papel de Amanda.

A trama: eles estão investigando um novo caso, a pandemia! Enquanto Amanda estava na rua – e ficamos muito felizes de vê-la ao ar live – Dirk estava preso em casa por conta do lockdown na Inglaterra e não conseguiu ajudar muito com a investigação. O monólogo do Dirk é divertidíssimo, onde ele questiona sobre ficar bom em alguma coisa depois de fazer durante muitas horas.

E olha quem também participou desse conto holístico!

 

E esse Rowd3 na janela da Amanda?

Eles conversam sobre a situação atual e Dirk reclama o quanto as pessoas não estão holísticas e conectadas, finalizando com:

Dirk:

“Amada, lembre-se: tudo… todos estão conectados.

Isso é para você também. Força. Momentos sombrios pedem por proximidade. Estejam disponíveis uns pelos outros.”

Amanda:

“Vai ficar tudo bem.”

“Dirk, cadê sua máscara?” A máscara:

Em seguida, o evento continua com a apresentação de Rachel Wheeley, comediante e podcaster de Londres e mochileira de carteirinha!

Ela apresenta um dos fundadores da Save the Rhino, que relembra o papel de Douglas Adams na organização e o quanto é importante o apoio de todos.

David Stirling diz o quanto é importante a organização continuar em atividade, mesmo após 27 anos de sua criação e quando Douglas Adams se envolveu no projeto.

“Estou feliz de ver que o Douglas Adams Memorial Lecture está de volta com sua agenda de arrecadação de fundos e acho que Douglas ficaria encantado em ver isso sendo feito virtualmente. Ele adorava tudo e qualquer coisa relacionada à tecnologia.”

 

David também comenta que diariamente os rinocerontes são caçados e que nos últimos 5 anos isso tem diminuído. Mas, por conta da pandemia, a situação voltou a piorar, então eventos assim acontecendo virtualmente são de extrema importância para o trabalho da Save The Rhino.

Após Stirling, Arvind Ethan David começa sua palestra, nos lembrando que o evento era uma festa com uma causa. Ele também conta como toda sua carreira se deve a Douglas Adams e uma carta que ele enviou ao escritor anos atrás.

Antes de sua carta, ele mostra uma carta do Adams, seu primeiro “trabalho” em uma revista de ficção científica. Douglas tinha apenas 13 anos.

Em seguida, Arvind fala sobre a carta que ele enviou a Douglas, perguntando se ele poderia fazer uma adaptação de Dirk Gently. Douglas respondeu dizendo que acreditava que Dirk Gently não poderia ser adaptado, mas que Arvind poderia tentar.

Bom, acabou que Arvind resolveu tentar e deu MUITO CERTO! A primeira adaptação de Dirk Gently foi uma peça de teatro que Arvind produziu em Oxford e Douglas foi assistir – imagina você com 18 anos e seu ídolo assistindo seu trabalho adaptado do trabalho dele?

Arvind comenta o quanto ele ficou nervoso, mas Douglas foi super simpático e após disso, eles ficaram amigos e Douglas continuou apoiando e influenciando o que, naquela época, era apenas um escritor amador.

Adams chegou a fazer uma crítica contando o que poderia ter sido feito diferente naquela peça de teatro. Mas, observando o público e o quanto eles se divertiram assistindo, ele percebeu que uma adaptação poderia ser feita e que ele gostaria de fazer um filme de Dirk Gently. Seria algo para se fazer após o filme d’O Guia do Mochileiro das Galáxias – que na época, estava apenas no papel.

Anos após a carta enviada a Douglas Adams, Arvind conseguiu direcionar seu trabalho para Dirk Gently novamente.

“Douglas Adams, eu sou um fã. Seu trabalhou mudou minha vida. Sua vida mudou minha vida. Anos atrás eu escrevi uma carta para você e eu continuo escrevendo desde então. Obrigado.”

Arvind realizou o sonho de fazer mais adaptações de Dirk Gently.

Em seguida, conferimos a palestra da Baronesa Susan Greenfield CBE. Ela é neurocientista e, falando sobre criatividade, ela explicou como as células cerebrais funcionam, evoluem com o passar dos anos e como elas são influenciadas pelo ambiente, nossas atividades e pensamentos.

Ciência em um memorial do Douglas Adams? Nada mais propício que isso!

Aqui ela explica a evolução da mente enquanto ainda estamos nos desenvolvendo.

Como apenas uma célula cerebral se desenvolve em um ambiente “enriquecido”.

As duas formas básicas do cérebro humano e os momentos onde usamos menos ou mais dopamina: sentindo e pensando.

Pensar é: o movimento confinado ao cérebro.

Na imagem acima, ela mostra 3 momentos diferentes do cérebro:

Control: onde o cérebro está “estagnado”, apenas controlando o corpo e funções básicas.

Physical Practice: como a mente evolui quando a pessoa está aprendeno e praticando piano.

Mental Practice: como ela evolui quando a pensa apenas pratica mentalmente, pensando em quando ela está tocando piano.

A Baronesa fala que quem cria histórias mantêm a mente sempre ativa, revive várias momento da própria vida, faz com quem outras pessoas façam parte dessa evolução pela leitura. Nossos pensamentos também nos mantêm ativos.

Com certeza Douglas Adams tinha a facilidade em criar e nos fazer entrar no universo dele.

Esse evento e homenagem foi simplesmente incrível. É sensacional ver que, mesmo após 20 anos de sua morte, Douglas Adams ainda cumpre um papel tão importante na vida de tantas pessoas e organizações. Uma inspiração constante.

Se você quiser ajudar a Save The Rhino, no Dia Da Toalha vai rolar mais um evento em homenagem ao escritor.

Stand up for Towel Day acontece dia 25, a partir das 15hrs (horário de Brasília) com participações de Kevin Jon Davies, David Learner (ambos já participaram do nosso dia da toalha, e Kevin estará conosco mais uma vez esse ano), Dirk Maggs, John Lloyd, entre outros.

Lembrando que teremos dois encontros esse anos: dia 22 com Kevin Jon Davies e Mark Griffiths e dia 25! Confira os detalhes no evento no Facebook.

 

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.