Finalmente, o robô depressivo que Douglas Adams prometeu chegou.

Bem, mais ou menos. A Amazon anunciou “Alexa Emotions“, que permite os desenvolvedores de fazerem Alexa parecer “feliz / animada” ou “decepcionada/empática”. (Cada um está disponível em três níveis de intensidade.)

Para deixar claro, isso não é algo que os usuários possam escolher, mas uma opção para os desenvolvedores quando eles estão criando as habilidades. A Amazon sugere tornar Alexa “feliz/empolgada” quando o usuário vence um jogo, por exemplo, ou “desapontada/empática” ao verificar os resultados esportivos e confirmar a derrota do seu time.

Se você ouvir os áudios, eles são cuidadosamente calibrados para serem evocativos e impessoais, antecipando e refletindo as emoções presumidas do usuário, em vez de expressá-las por parte da IA.

Aqui está a Alexa muito feliz (ou seja, maior intensidade), que tem uma qualidade calorosa, musical, mas insincera, como uma narração infomercial:

E aqui está a Alexa mais triste, uma mistura desconcertante de Bisonho abatido e agente funerário que lamenta sua perda solenemente:

Você pode ouvir todos os diferentes níveis no YouTube nos links abaixo, via Amazon, e também usá-los para calibrar seus próprios níveis de intensidade, se desejar:

(Obs.: a frase que Alexa está dizendo – “I’m playing a single hand in what looks like a losing game” – é uma citação de uma história do romancista de aventura James Oliver Curwood.)

 

Ninguém acusaria o assistente de voz da Amazon de ser particularmente expressivo, mas há dias em que até o tom mais neutro de Alexa poderá parecer uma afronta ao seu humor. Com isso, você pode definir uma faixa de temperatura externa na previsão do tempo que te agrade,  para que Alexa possa parecer  adequadamente ofendida quando estiver muito quente ou frio, por exemplo. Ou talvez algum dia você possa pedir a ela que leia as notícias tristemente, para reproduzir a experiência de ler as notícias por conta própria.

Mas nada como ter uma Marvin como seu assistente pessoal, não é mesmo?

 

Vi no Mashable

 

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.