A equipe do programa foi informada de que estava sendo colocada em hiato.

Doctor Who voltará no dia de Ano Novo, iniciando sua 12ª temporada desde o seu retorno em 2005 – é quase fácil esquecer que a série de ficção científica nem sempre foi tão respeitada.

Doctor Who: Season 26 – The Collection – um lançamento em Blu-ray da última temporada da série clássica de 1989 – está sendo lançado no início do próximo ano, e enquanto esses últimos 14 episódios são agora amados pelos fãs, o então editor de roteiro Andrew Cartmel disse que Doctor Who foi “universalmente desprezado pelos futuros poderosos” da época.

“É extraordinário dizer que agora, quando é uma espécie de joia da coroa, mas Doctor Who estava além do óbvio”, disse Cartmel em um evento recente da BFI para promover o Blu-ray.

O lado bom? A equipe criativa do programa foi “deixada completamente em paz” sem interferência externa, afirma Cartmel. “Costumávamos levar a fita do programa para o chefe do Drama … ele apenas ligava e não assistia, o que era bom de certa forma, porque nos deixava por conta própria”.

A negatividade vinda dos fãs da época também se infiltrou na equipe de produção. “Eu iria ao escritório de John [Nathan-Turner, produtor da série] e ele estaria sentado lá, com a cabeça sobre a mesa, olhando através desses fanzines”, revelou Cartmel.

“Havia algumas fanzines muito mal-intencionadas, dizendo coisas terríveis sobre ele … e ele não conseguia parar de ler. Ele apenas se sentia infeliz – ele estaria lá com um cigarro na mão, apenas incapaz de desviar os olhos da página. Então isso teve um grande efeito. ”

Após sua 26ª temporada, uma temporada completa de Doctor Who não iria ao ar na BBC por mais 16 anos, embora Cartmel diga que o programa nunca foi oficialmente cancelado.

“As pessoas me perguntam sobre o cancelamento … não fomos realmente cancelados, é como dar um gelo na sua namorada, eles nunca ligaram de volta!”, ele riu.

A era Sylvester McCoy foi reavaliada por fãs e críticos recentemente, com Russell T Davies citando o sétimo Doctor e seu relacionamento com Ace (Sophie Aldred) como uma grande influência em seu roteiro para a dinâmica entre o Doctor (primeiro Christopher Eccleston e depois David Tennant) e Rose (Billie Piper).

“Foi apenas anos e anos depois, somente depois que a série voltou com Russell, que as pessoas começaram a apontar que Ace havia definido o modelo para novos companions”, disse Cartmel.


“Eu acho que realmente moldamos a série quando ela voltou com Russell e Steven [Moffat, seu sucessor como showrunner]. Até alguns anos atrás, eu não percebi o impacto que tivemos, mas estávamos antecipando a série moderna.

“Estávamos indo tão bem … exatamente quando fomos cancelados!”

Doctor Who: Season 26 – The Collection será lançada em Blu-ray dia 20 de janeiro e está disponível para pré-venda.

 

Vi no Radio Times 

 

 

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.