Para finalizar as comemorações do Back to the Future Day, vamos falar sobre algo que frita o cérebro de todo amante de viagens no tempo: o paradoxo temporal.

Vamos começar com o óbvio: o paradoxo temporal só acontece com viagens para o passado. Ou seja, o paradoxo temporal mais comum é o de causa e efeito. Acontece quando você perturba a força quando uma viagem para o passado de alguma forma altera um acontecimento no futuro.

 

Nesse post vamos falar sobre os tipos de paradoxos:

Paradoxo do avô

Primeiramente, melhor nome.

Bom, esse é o paradoxo de conflito de existência. É basicamente você voltar no tempo, matar seu avô antes dele conhecer sua avó, e acabar com a sua existência… já que no caso, o seu pai não nascerá… e assim por diante.

Claro, existem também várias teorias dentro disso. Entrando na ideia de que, se você existe, construiu a máquina do tempo, e voltou no tempo e supostamente matou seu avô, sua existência não é alterada. O avô que você matou na verdade faz parte de uma realidade alternativa, uma realidade que sua família não existe, sendo assim, não afeta todo andamento do seu presente.

Um exemplo bem comum para esse paradoxo é a ideia de que você volta no tempo para matar Hitler. Mas, se você é bem sucedido nessa tarefa, não só acaba com tudo de ruim que ele fez, mas a intenção de construir uma máquina do tempo também desaparece, e voltamos na ideia da realidade alternativa, onde seu presente não se altera.

hitker

Já vimos em Doctor Who que a ideia não é tão boa assim.

 

Laço Causal (Bootstrap paradox)

Sobre esse paradoxo, você também pode ver um pouco na resenha do episódio de Doctor Who  Before the Flood. Mas se você não assiste a série, ou não chegou nesse episódio ainda, não vamos correr o risco de spoilers.

Esse paradoxo acontece quando… você não sabe como algo acontece.

Ok, fiz isso de sacanagem.

Vou dar um exemplo do jogo Timesplitters. Numa determinada parte do jogo, você encontra uma porta trancada, e não tem como continuar. Ai você mesmo, só que do futuro, entrega a chave pra você.

Você abre a porta e segue em frente… depois de um tempo, você encontra um buraco de minhoca (pra quem já está familiarizado sobre viagens no tempo, conhece a teoria do buraco de minhoca), e nele se vê, ou seja, você encontra o seu eu do passado que está em frente a porta trancada. Então, obviamente, você entrega a chave.

A questão é…. de onde surgiu essa chave? Aquele momento no tempo vai continuar se repetindo, você vai continuar entregando a chave para você mesmo, sem saber de onde ela surgiu desde o início.

No vídeo abaixo, você pode ir direto para os minutos 7:30 e 11.

 

 

 

Efeito Borboleta

Esse é um dos mais conhecidos, principalmente por causa do filme que leva o mesmo nome (obrigada Ashton Kutcher).

Ele faz parte da teoria do caos, uma teoria analisada nos anos 60, onde, pela cultura popular, um simples bater de asas de uma borboleta pode causar uma mudança brusca no curso natural das coisa. Pode, por exemplo, causar um terremoto do outro lado do mundo.

A existência dessa teoria pode ser comprovada, pois é aplicada em qualquer área, como ciências biológicas, exatas, médicas, humanas, e até mesmo na arte ou religião.

Um pequeno exemplo: você faz faculdade, conhece várias pessoas diferentes, tem vários amigos, e em alguns casos você até mora em outra cidade por conta do curso que faz. Mas e se você não tivesse chegado a tempo? Se, por exemplo, você está num ônibus, e um prego fura o pneu do ônibus, fazendo com que você se atrase e não consiga fazer a prova?

Esse pequeno prego já muda todo o rumo da sua história.

No filme, a teoria é retratada da seguinte forma: o personagem principal  tem um diário, onde ele escreve sobre a vida dele, como se certos acontecimentos realmente tivessem acontecidos, e ele volta, mas como criança, e vê tudo acontecendo na forma como ele escreveu nesse diário, fazendo com que no futuro, tudo mude. E são pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Agora, caso você não tenha assistido o filme, faça isso AGORA. Vale a pena.

Paradoxo da duplicação.

Usando De Volta para o Futuro como exemplo, seria algo como se o Doc voltasse no tempo pra impedir ele mesmo de construir a maquina do tempo no DeLorean. Ai toda aquela realidade de onde ele saiu desapareceria.

Paradoxo final

Parecida com o paradoxo da duplicação, a pessoa volta para impedir que a tecnologia que o leva ao passado seja inventada. Nesse caso, pode afetar outras linhas temporais, não só a dele, já que a tecnologia nesse caso pode ser usada por outras pessoas.

 

 

Deixei pro final alguns outros exemplos pois eles contêm spoilers, então, caso você não tenha assistido, NÃO LEIA. Quem avisa, amigo é.

Spoiler300

Em Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban, Hermione usa o vira tempo para tentar ajudar Sirius. Com isso, tanto ela quando Harry percebem que certos acontecimentos foram causados por eles. Como a pedrada que a Hermione leva na cabeça dentro da cabana do Hagrid, ou quando um patrono é conjurado, salvando Harry e Sirius; Harry acredita fortemente que foi o pai dele que conjurou, quando foi o próprio Harry o tempo todo.

Eles são responsáveis pelos acontecimentos do futuro deles.

viratempo

Em De Volta para o Futuro 2, temos toda aquela discussão em que uma realidade alternativa surge quando o Biff volta para 1955 para entregar o almanaque para ele mesmo. O Doc e Marty continuam vivos por estarem viajando no tempo, e estão presos nessa “confusão temporal”, e eles simplesmente acabam indo para essa linha do tempo alternativa de 1985 onde Biff é rico e domina a cidade. E o Biff de 2015 morre, já que ele mudou a própria linha do tempo.

mceleney-2

Em Doctor Who, o Doutor e a Donna visitam Pompéia, bem no dia em que o vulcão entra em erupção e acaba com a cidade. Nesse episódio, o Doutor sempre lembra como isso é um ponto fixo na história, e não pode ser modificado.

Só que para a surpresa do Doutor, o vulcão é usado pelos Pyrovilles para transformar a humanidade em seres semelhantes a eles, com o objetivo de conquistar a Terra. O vulcão não entrará em erupção com o conversor de energia em funcionamento, e num dilema moral, ajudado pela Donna: se ele desliga o conversor de energia, o Vesúvio entra em erupção, mata quase toda a cidade de Pompéia, mas salva a humanidade. Ou seja, o ponto fixo na história foi causado pelo próprio Doutor, ele mata (quase) todos em Pompéia, mas salva a humanidade de se tornarem Pyrovilles.

Fires_of_Pompeii

Em Donnie Darko (um dos filmes mais discutidos e com a melhor trilha sonora) o coelho salva a vida de Donnie quando o leva para um campo de golfe, pois quando ele volta pra casa, ele percebe que uma turbina de avião caiu dentro do quarto dele. Várias acontecimentos são decorrentes disso, e ninguém sabe de onde surgiu aquela turbina, já que não há notícias de nenhum acidente de avião.

Sendo que na verdade, tudo que aconteceu era pra ter sido diferente, pois o destino de Donnie era a morte. Ele encontra o vortex onde a turbina do avião cai, e percebe que enquanto ele não morrer, aquele momento vai continuar se repetindo, e pessoas próximas a ele serão prejudicadas.

tumblr_n1qg15Jbmi1trhkilo1_500

 

“O pior de se viajar pelo tempo não é entender um paradoxo ou se tornar seu próprio avô. O pior e a gramática”

 

Bom, caso você se tenha se interessado mais sobre o assunto, aqui vai uma lista do que você pode assistir que envolve viagem no tempo:

  • A Máquina do Tempo
  • Em algum lugar do passado
  • O Exterminador do Futuro
  • Trilogia De Volta para o Futuro
  • Timecop
  • Bill e Ted: Uma Aventura Fantástica
  • Os 12 Macacos
  • Perdidos no Espaço
  • Donnie Darko
  • A Máquina do Tempo
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
  • Efeito Borboleta
  • O Som do Trovão
  • A Casa do Lago
  • Frequently Asked Questions  About Time Travel
  • Star Trek
  • Te amarei para Sempre
  • O Homem do Futuro
  • O Predestinado
  • Doctor Who
  • Lost

Claro, isso são apenas alguns exemplos, tem muito mais filmes, livros e séries de TV.

Espero que tenham gostado e a discussão sobre viagens no tempo com seus amigos fiquem mais interessantes!

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.