Oi, pessoal! Hoje é um dia de novidades para o OPP (oficialmente conhecido como “Obrigado Pelos Peixes”), pois temos gente nova escrevendo – eu, no caso – e com isso, teremos mais conteúdo semanal para vocês! 😀

Aí vocês perguntam “Quem é você? Sobre o que vai falar? Aonde vamos almoçar?” e eu respondo: Meu nome é Danilo, aparentemente sou uma pessoa com tempo livre, gosto de cinema como todo mundo que lê e escreve por aqui e vou falar basicamente sobre filmes legais que assisti recentemente (não que sejam necessariamente novos). E se você entendeu a terceira pergunta, eu já gosto de você. 😉

Ah, e vou tentar escrever tudo sem spoilers porque ninguém é obrigado.

Hoje vou falar sobre o filme “Heróis de Ressaca” (The World’s End, lançado em 2013). É um filme de comédia e ficção científica que se ambienta no Reino Unido, trata de temas como amizade, cerveja, fim do mundo e possui um ótimo elenco.

Tem certeza de que você não tá falando de outro filme?

Tem certeza de que você não tá falando de outro filme?

Gary King (personagem de Simon Pegg) começa nos contando como era sua adolescência no início dos anos 90 e como o mundo prometia ser um lugar incrível com o final da escola para ele e seus amigos Andy (Nick Frost), Steven (Paddy Considine), Peter (Eddie Marsan) e Oliver (Martin Freeman). Então, sentindo-se nostálgico, Gary resolve se encontrar com todos eles para realizarem a “Milha de Ouro”, um percurso que passa pelos 12 bares da sua antiga cidade, o qual eles nunca conseguiram completar por motivos de serem juvenis demais pro rolê.

2-amigos

Quando eles finalmente se juntam num bar e começam a discutir o rumo que suas vidas tomaram, principalmente a de Gary que parece não ter saído do lugar, percebem que nada daquilo faz
sentido: eles não têm mais idade ou disposição pra sair bebendo loucamente, a cidade mudou e quase ninguém os reconhece, mostrando que eles não eram os adolescentes incríveis e amados que achavam que eram. Mas Gary se recusa a aceitar isso e diz que eles devem continuar com o percurso.

Lá pela meia hora de filme você imagina que vai começar um drama familiar, ainda mais quando os amigos do eterno adolescente começam a decidir a ir embora, porém mal sabiam eles que Gary estava lidando com um problema maior no banheiro do bar e que este problema era só uma amostra do que eles enfrentariam até o restante do filme. E é aqui que o filme começa a ficar legal.

Existe um segredo sobre a cidade e a partir daqui as coisas começam a se revelar e todos passam a entender porque os moradores estão agindo meio estranho e praticamente ignorando a presença dos cinco amigos.

3-briga

Infelizmente, qualquer coisa a mais que eu contar sobre o enredo pode estragar o filme, mas eis aqui outros motivos pelos quais você deveria assistir Heróis de Ressaca: Este é o terceiro filme da chamada “Trilogia de Sangue e Sorvete”, uma parceria entre o diretor Edgar Wright e os atores Simon Pegg e Nick Frost. O nome vem do fato dos três filmes apresentarem em algum momento esses dois elementos. Apesar de não ser uma sequência da mesma história e dos mesmos personagens, os filmes Todo Mundo Quase Morto (Shaun of the Dead, 2004), Chumbo Grosso (Hot Fuzz, 2007) e Heróis de Ressaca têm muita coisa em comum. Mas tudo bem assistir fora da cronologia.

Edgar Wright é um diretor fenomenal que sabe como fazer filmes de comédia e orquestrar cenas que normalmente seriam irrelevantes e passariam despercebidas como alguém abrindo a porta de um carro ou um barman enchendo uma caneca de chopp. Deixo aqui o link de um vídeo com legendas em português sobre a comédia visual de Wright.

Por último mas não menos importante: sutilezas e foreshadowings. Foreshadowing nada mais é que uma pista dentro do próprio filme para o que vai acontecer minutos à frente na história. Elementos no cenário e diálogos podem dar dicas valiosas do que você está prestes a ver, porém sem apelar para a obviedade. Neste filme, por exemplo, o primeiro bar para onde os cinco amigos vão é o The First Post (O Primeiro Posto). Já o último… bom, é esse bar que dá o nome original do filme, então vocês podem ter uma ideia do que acontece.

E é aqui que eu encerro meu primeiro post. Espero que vocês tenham gostado e, se tiverem algum comentário ou indicação, é só deixar aí embaixo.

Até mais!
———
Danilo Fernandes é estudante de jornalismo, faz um monte de coisa na internet e está tentando zerar sua lista com mais de 300 filmes.

 

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)