Como não poderia deixar de ser, todo mundo está falando do fatídico dia quando Marty McFly chega ao futuro em “De Volta Para o Futuro”. Ou mais especificamente: dia 21 de outubro de 2015.


Pra começo de conversa, eu nem cogitei a possibilidade de escrever uma resenha do filme porque a essa altura a internet já conseguiu se saturar do assunto. No entanto, eu tive a ideia de falar sobre um dos melhores episódios do desenho Family Guy (ou “Uma Família da Pesada”), cuja história homenageia o filme de Robert Zemeckis.

Caso você ainda não conheça, Family Guy foi criado por Seth MacFarlane em 1999 e atualmente está em sua 14ª temporada. Ele é estrelado pelo pai Peter Griffin, sua esposa Lois, a filha Meg, o filho Chris e o bebê que era um psicopata nos primórdios, Stewie. Além, claro, de Brian, o cachorro falante e intelectual metido a escritor. As piadas do desenho geralmente são voltadas para o público mais velho, por conter não apenas palavrões mas uma carga histórica e cultural muito grande, tanto que a classificação etária nos Estados Unidos das três primeiras temporadas era 13 anos e depois subiu para 15. Aqui no Brasil – se não me engano – é de 16 anos. Pois é.

Mas continuando, vamos falar sobre o episódio que te fez começar a ler isso aqui. Ele se chama “Meet The Quagmires” (“Conheça os Quagmires”, traduzindo literalmente) e foi lançado em 2007 como o último episódio da quinta temporada.

A história começa com Peter e seus amigos (Joe, Cleveland, Brian e… Quagmire) conversando n’A Ostra Bêbada, bar para onde eles vão com frequência no desenho. Peter se queixa da vida que ele tem levado pelo fato de ter conhecido sua esposa muito cedo e não ter aproveitado tanto quanto o eternamente solteiro Quagmire.

Nisso, ele resolve fazer um pedido para a Morte (sim, a Morte em pessoa), como se ela fosse uma fada madrinha, para que ele volte no tempo, para quando ainda tinha 18 anos. O pedido é realizado pelo período de apenas um dia e então Peter e Brian vão parar em 1984 (porque se fosse 1985, as referências ficariam óbvias demais).

02-morte
Eles acabam chegando no antigo clube onde Peter trabalhava e esbarram em Cleveland, que combina de sair à noite com Peter. Ao contrário de “De Volta Para o Futuro”, ao invés de duas pessoas de tempos diferentes co-existirem, aqui quem volta no tempo fica automagicamente com a aparência que tinha antes, por isso ninguém desconfia que Peter veio de uma outra época. Logo depois, Lois (a futura esposa de Peter) aparece dizendo que está ansiosa para ir ao cinema com ele mas acaba sendo rejeitada, afinal Peter voltou para a juventude para aproveitar a tal “vida de solteiro”. Assim que a noite chega e os três amigos saem de carro, as piadas sobre viagem no tempo começam a aparecer.

Lembra do primeiro filme, quando o Marty (de 1985) tenta convencer o Dr. Brown (de 1955) de que veio do futuro e diz que Ronald Reagan era presidente na sua época e o doutor ri porque Reagan era um ator e as chances dele entrar na política eram improváveis? Tem um diálogo parecido nesse desenho, quando o locutor do rádio diz que vai haver um discurso do Presidente Reagan:

04-ronald
Na manhã seguinte, quando a Morte já havia mandado Peter de volta para o presente, ele percebe que as coisas estão diferente. Sua esposa agora era Molly Ringwald (atriz que ficou famosa nos anos 80 por “Gatinhas e Gatões” e “Clube dos Cinco”), enquanto Lois acabou se casando com Quagmire e tendo filhos com ele. Daí o nome do episódio!

Peter não consegue entender o que aconteceu, então Brian usa um quadro negro para explicar as consequências da viagem no tempo, assim como Doc Brown faz em De Volta Para o Futuro.

“Você fez algo que mudou o curso da sua história causando um desvio na linha do tempo para uma tangente alternativa, onde se casou com Molly Ringwald, Quagmire se casou com Lois e, por alguma razão, temos uma lousa na sala de estar.”

“Você fez algo que mudou o curso da sua história causando um desvio na linha do
tempo para uma tangente alternativa, onde se casou com Molly Ringwald, Quagmire se casou
com Lois e, por alguma razão, temos uma lousa na sala de estar.”

Peter então se encontra com a Morte novamente e diz que ferrou com tudo e que precisa ser mandado de volta para 1984 para consertar as coisas. No passado, Peter consegue estragar tudo mais algumas vezes, sendo que na última delas seu plano inicialmente dá certo mas Cleveland o convida para uma festa ao som de Axel F (música tema de “Beverly Hills Cop” ou “Um Tira da Pesada”) e ele acaba se esquecendo o motivo de ter voltado para o passado. Sorte dele que Brian sempre está ali para ajudar e colocá-lo de volta no plano.

Então eles descobrem que Lois foi ao baile com Quagmire, lugar onde será o primeiro beijo deles, a menos que Peter e Brian resolvam toda a situação (e é isso que acontece). Os dois entram pelo duto de ventilação, mas Peter despenca em cima do guitarrista da banda, que fica impossibilitado de tocar. Brian então assume o comando tocando Earth Angel (a mesma música romântica do filme).

06-guitarra
Enquanto isso, na pista de dança, Peter tenta convencer Lois a ficar com ele, mas ela diz que Peter já teve sua chance. (O que acontece em De Volta Para o Futuro é diferente, claro. Vamos lembrar que o desenho é uma homenagem e não uma cópia fiel.) Ao ver que o amigo está colocando tudo a perder, Brian dá uma olhada na foto que tem guardada e vê os filhos de Peter desaparecendo, pois nunca irão existir.

07-foto
Num momento de valentia, Peter derruba Quagmire com um soco e fica com Lois, restaurando a normalidade da sua vida.

08-soco 09-beijo
Para finalizar, o líder da banda pede para Brian tocar mais uma música. E o que ele faz? Claro, toca um sucesso que ainda não foi lançado. Mas dessa vez a música é diferente…

Gostaria de lembrar que com esse texto eu quis apontar as referências mais claras ao filme, porém algumas outras piadas e sacadas geniais que Family Guy sabe fazer com maestria não foram incluídas aqui justamente para que você assista ao episódio e ainda tenha algumas surpresas. Isso sem contar as inúmeras outras referências espalhadas ao longo dos mais de 250 episódios já lançados, o que prova que Seth MacFarlane é um grande fã da trilogia.

Se você já viu esse episódio – ou pretende ver – deixe um comentário aqui e a gente troca uma ideia. 🙂

—————————————————————————————————————-

Danilo Fernandes é estudante de jornalismo, faz um monte de coisa na internet e está tentando zerar sua lista com mais de 300 filmes.

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)