O último fim de semana, assim como quase todos os outros dias, foi de muito aprendizado e uma busca louca em tentar ser uma pessoa ~melhor~ (melhor pra mim, que fique claro). No sábado, começou quando eu abri uma caixinha guardada há anos com um monte de recortes de revistas & lembranças que tinham valor só pra mim. Pensei em quanto tempo atrelei minhas memórias aos outros e em quanto costumava achar que tinha abrido mão de muito de quem eu era por conta de relacionamentos, empregos, amigos etc. A caixinha de papel vermelho/máquina do tempo me mostrou que, na verdade, não. Eu tenho sim bastante coisa minha, retratos de quem eu era/sou (previsivelmente, sou bem parecida com a Chloé de seis anos atrás) e do que me dava prazer há anos, sem que ninguém tenha poluído essas memórias. Um espacinho meu, só meu. Ufa!

Preparamos uma puta festa com decoração feita manualmente (= sem dinheiro) e a casa abriu para recebermos um monte de gente querida, que eu não vejo quase nunca. Uma delas é a Dreka, exemplo pro nosso grupo de amigas de feminismo, inteligência e atitude. Lá pela meia noite, me vi num papo com ela, seu namorado, a Gabi (outra amiga) e mais um amigo homem sobre coletor menstrual. Até que eu e minha boca grande soltamos um:

– Ai meninos, desculpem por esse papo…

– Desculpa? Se eles querem comer a boceta, tem que ouvir sobre isso também!

Disse a Dreka, salvando o dia! o/ Não sei se foram essas as palavras exatas (cerveja), mas deu pra entender, né? Na hora, percebi QUANTAS vezes pedi desculpas ou não opinei em assuntos ~femininos~ só pra não ser rotulada como mulherzinha. Como eu já fugi do mulherzinha. E em como a Dreka tem razão. Não temos que ter vergonha de falar sobre o nosso corpo, a gente sangra mesmo e é chato e eu posso ficar mal humorada por causa dos meus hormônios e, mais importante do que tudo: NÃO SOU LOUCA nem tô exagerando ou “fazendo drama demais”. Meus amigos homens podem dizer “ahhh, mas nenhuma mulher aguenta homem falando de futebol”. Pode até ser que sim, algumas mulheres não queiram ouvir sobre carros e peitos (surpreendentemente, algumas querem), mas nenhum homem pede desculpas porque está falando demais sobre pinto ou atacantes ou qualquer outra coisa. Pra mim (veja, estou só aprendendo ainda), feminismo é isso: igualdade. Podermos ambos os gêneros falarmos sobre o que quisermos, sem essa merda de “bebe como homem”, “coisa de mulherzinha”etc. Não que eu mesma não faça mais esse tipo de divisão preconceituosa, mas a gente pode perceber que tá errando e tentar mudar, certo?

carrie_fisher_birthday

eles acham que vão me prender rsrsrsrs

Foi um momento lindo e acendeu uma luzinha para outra coisa mágica, essa no domingo. Agora sim, ao assunto do título do post. Vendo o episódio IV de Star Wars, pensei em como sempre achei que a Leia era uma piranha (olha lá meu machismo outra vez): meio oferecida demais, arrasta asa pro Luke e pro Han Solo e até abraça meio sensualmente o Chewbacca. Olha como a gente fica louca com a sociedade! A Leia é muito é foda, uma mulher que ergue sua própria voz e simplesmente chuta bundas de ets e vilões. Puta exemplo, apesar das poucas personagens femininas em Star Wars (Amidala, te amo também <3 ).

Eu e meu namorado curtimos ler os créditos dos filmes: ele procura detalhes técnicos do áudio e da produção e eu procuro mulheres, nomes engraçados e cargos que parecem divertidos. Reparei, ontem, pela primeira vez, que existe uma mulher chamada Marcia Lucas, que eu acho que você deveria conhecer também.

george_marcia_gary

Essa querida de maria chiquinha é editora dos três primeiros filmes da saga Star Wars (IV, V e VI), considerada pelos fãs a melhor parte da série. Procurando sobre ela na internet, a primeira surpresa/não-surpresa. A maior parte das notícias sobre ela só a cita como ex-mulher do George Lucas. Em português, então, deprê total: só se fala nela em links sobre a nova mulher do George Lucas. Porra, eles se separam há mais de trinta anos, ela trabalhou (e foi decisiva para que o trampo fosse bom) no baluarte do cinema no século XX e o que se fala dela? Segundo a Super Interessante, em 21 curiosidades sobre Star Wars, que ela dirigindo o carro com o cachorro no banco de trás foi a inspiração para George Lucas criar o Chewbacca. Pois escutem essas curiosidades sobre ela:

– Quando Marcia viu o roteiro de Star Wars em sua primeira versão, tudo estava uma puta zona fruto da mente genial do George Lucas. Foi ela quem ajudou a organizar tudo e deixar a histórias mais palatável (essa palavra existe?).

– Foi Marcia quem deu a ideia do resgate de Han Solo no último segundo quando o Luke vai destruir a Estrela da Morte.

– Foi Marcia quem insistiu para que George Lucas mantivesse a cena em que a Leia e o Luke se beijam “For Luck” antes de enfrentar os Stormtroopers e sair da Estrela da Morte. O que, como vocês devem saber, foi animal porque SPOILER ALERT eles são irmãos!

(li sobre isso aqui)

agradeça a Marcia por isso

agradeça a Marcia por isso

A mina ainda fez TAXI DRIVER e mais um do Scorsese, tá bom pra você? Pode-se argumentar, claro, dizendo que editores dificilmente levam crédito em Hollywood, e é verdade, mas, mais verdade ainda é que mulheres (sejam em que cargo estiverem), ganham menos crédito ainda e tem que ralar muito a bunda para se mostrarem ~dignas~ de algum respeito. Não é nenhum segredo o quanto mulheres se fodem na indústria do cinema. Com raríssimas exceções, nas películas só falamos sobre homens, estamos preocupadas em achar o grande amor da vida e dificilmente seremos um herói profundo e atormentado buscando crescimento pessoal sem que isso signifique: homens.

Hoje penso que talvez isso seja um dos fatores que me fizeram rejeitar o papel de mulher. Sou muito mais do que isso. Todas nós somos. E é por isso que vale a pena falar da Marcia Lucas e de todas as mulheres que estão por aí suando a camisa em busca do que querem fazer de verdade, mesmo que a gente ainda não saiba muito bem o que queira. Mas eu quis te contar isso. Viva Marcia, viva nóis!

olha só kiridinho...

olha só kiridinho…

BONUS TRACK: Se você é, como eu, fã de Star Wars, procure conhecer também Kathleen Kennedy, uma produtora por trás de vários clássicos de Steven Spielberg e que é a nova chair da Lucasfilm depois da compra realizada pela Disney. Ou seja: essa mulher tem o futuro de Star Wars nas mãos. You go, girl!

kathleen kennedy não está pra brincadeira

kathleen kennedy não está pra brincadeira

Texto da Chloé Pinheiro sobre um fim de semana de cervejas e papos maravilhosos <3.

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)