É isso, depois de tantos anos sofrendo desse mal resolvi me rebelar e escrever, já que não posso me rebelar e arrancar o meu nariz fora, ou parar de respirar, ou o que quer que seja.

Ter rinite alérgica é algo insuportável, sério. E não é pelo fato de seu nariz coçar o tempo todo, você espirrar NO MÍNIMO 10 vezes seguidas, seus olhos lacrimejarem, seu nariz ficar vermelho, sua garganta coçar, o remédio te dar sono, sua pressão baixar, você usar todo o papel higiênico existente num raio de 1000 m² a sua volta, ficar com dor de cabeça, com olheiras monstruosas, pavor de claridade, tontura, ou não conseguir sequer terminar uma frase. Não, não é por isso. Isso é o tipo de coisa que depois de alguns anos você começa a fingir que não está acontecendo com você porque NÃO É POSSÍVEL, você definitivamente não merece isso, e sim porque vocês simplesmente não pode fazer NADA com relação a isso.

Ok, nada pode ser um pouco de exagero, existem pessoas que encontram solução ou amenizadas num Rinosoro amigo, ou naquele corticóide salvador, o que claro, não é meu caso.

Com o passar do tempo, e dos infinitos tratamentos, desde home, alo, simpa, homo, ou qualquer outra tia que seja, você vicia, e parece que fica imune, e não é uma imunidade bacana, do tipo: vou usar meu poder de invisibilidade ou minha imunidade ao fogo e virar super-herói.

Onde eu quero chegar é que…tá, não quero chegar em lugar nenhum, só mostrar o quão chato e ficar assim.

Outro fator importante a levar em consideração são as pessoas a sua volta, e não pelo fato de elas ficarem como você, porque a rinite não passa, mesmo que as vezes dê vontade de amaldiçoar todos a sua volta só pra não se sentir sozinha, mas sim, os comentários que a gente tem que ouvir. Então fica a dica:

– Não, não é frescura
– Não, eu não sou alérgica ao trabalho/estudo e tenho vontade de ficar em casa pra na verdade ir badalar por ai
– Sim, esse estado fisíco me deixa irritada, sem paciência e grossa, se você ficasse assim iria saber
– Se alguém acha nojento que você assoe o nariz o tempo todo, sempre existe a opção de espirrar bastante em cima dela
– Eu também não sei como eu aguento, mas é a vida né?
– Eu não estou chorando!
– Eu posso tomar coisas geladas, eu não estou gripada
– Repetindo, eu não estou gripada

Então, em resumo, a vida de um alérgico é assim, começa com um dia normal, você levanta e dá aquele espirro matinal de praxe, coisa de brothers da rinite sabe? Nada demais. Ai vai escovar os dentes, e sair de casa, outro espirro, um tempo, depois outro, pronto, quando vê, você já está possuída. Ai é aquela coriza o dia todo, nariz encharcado, comer é difícil porque afinal, ou você come, ou você respira, e pra ajudar, ficar nesse estado te dá mais fome. Tomar qualquer líquido tem que ser com cautela, porque o Murphy dos espirros faz com que o espirro venha bem na hora e ai você molha tudo ao seu redor, se você é mulher como eu e passa lápis nos olhos, fica parecendo a Courtney Love na fase de decadência. No final do dia, quando você se levanta, parece que vai cair, sua pernas estão bambas, seu corpo mole, sua cabeça não parece está no lugar certo, e você definitivamente tem o nariz todo rachado em volta, afinal, um espirro a 160km/h é uma coisa, uns 200 durante o dia é outra né?

Então fica a dica, mulher de TPM e ser humano com rinite atacada são coisas muito próximas, não zoe, não desacredite, porque ele pode acabar comentendo atos justificáveis contra sua pessoa.

Written By

Andressa Dreka

28 anos, redatora e social media. Ainda não descobriu a resposta para A Vida o Universo e Tudo o Mais, mas aguarda ansiosamente ela explodir na sua cabeça enquanto se diverte em alguns Restaurantes no Fim do Universo tomando uma boa Dinamite Pangaláctica.