Há pouco mais de um ano escrevi em meu blog um post que analisava o figurino usado por Matt Smith em Doctor Who.  Escrever tal post trouxe uma sensação bittersweeet, pois sempre será muito bacana levar o universo de Doctor Who para dentro de um blog de moda tão segmentado, ao mesmo tempo, eu o escrevia para homenagear o ator que acabava de anunciar sua saída da série.

Eu fiquei animada com a chegada de um novo Doctor, com uma nova fase, um recomeço, novos truques, novos maneirismos, uma nova frase de efeito, uma decoração nova para a Tardis, e é claro, um novo figurino!

 

Então, sem mais delongas (e nenhum spoiler), aqui vão alguns fatos sobre o visual que Capaldi usará para interpretar o Doctor:

Peter-Capaldi-doctor

1- Em sua nova versão o Doctor usa um casaco azul escuro, com forro vermelho, que imita o estilo dos casacos da Crombie (marca masculina de origem escocesa que viu suas vendas disparararem após a primeira foto do figurino ser divulgada), um cardigan azul escuro, calças azul escuras, camisa branca e botas pretas de aparência robusta.

eccleston-doctor

2- Vocês já repararam que entre todas as versões do Doctor, o único que não vestiu um figurino com a base composta por peças de alfaiataria foi o Christopher Eccleston? Seu figurino foi criado por Louise Paige, ele usava camiseta e jaqueta de couro, o objetivo era criar uma aparência de solidão e rebeldia.

3- Sabe o que o próprio Capaldi achou das escolhas de Howard Burden (o figurinista da série) para o novo Doctor? “Ele urdiu o futuro com o tecido do passado. Simples, despojado, de volta ao básico. Sem enfeites, sem echarpe, sem bagunça, apenas 100% rebeldia Time Lord”.

4- No início da década de 1980 o ator Peter Capaldi tinha uma banda de punk rock chamada Dreamboys, e foi com base em influências pessoais como essa que o figurino foi criado. Além disso, o fato de Capaldi ter estudado arte e gostar de expressionismo alemão também contribuíram para criar o look.

Não podemos esquecer que Howard Burden foi o figurinista responsável pela mudança no visual de Matt Smith em sua última temporada, e talvez seja por isso que o novo Doctor não ganhou acessórios chamativos, e provavelmente não ganhará ao longo do caminho. Em entrevista o figurinista revelou que foi especialmente cuidadoso para não escolher itens que pudessem ser fetichizados ao ponto de se tornarem merchandising.

matt-smith5 – A falta de um ponto de destaque (gravata, cachecol, etc.) fez com que muitos pensassem que essa versão do Doctor seria mais sombria, e que a temporada que acabou de começar será mais conturbada.

Devo dizer que gosto bastante do figurino como ele está. As peças são clássicas, mas a maneira como elas foram combinadas resultaram em um look bem atual. As botas e o toque de vermelho são exatamente como o olhar do ator, uma amostra de que ali encontraremos muitas surpresas.

sherlock6- A própria BBC admitiu que o casaco Crombie que Capaldi veste como Doctor é uma tentativa de superar o modelo ‘Millford’, da marca Belstaff, que Benedict Cumberbatch usa como Sherlock.

Doctor_Who_jon_Pertwee_Peter_Capaldi

7- A Empire Magazine sugere que o look da nova versão do Doctor é influenciado pela versão de Jon Pertwee, que era um Doctor mais orientado para ação e vagamente gótico. A ideia é que lembremos não só do figurino de Pertwee, mas também de que suas temporadas foram mais sombrias, e que talvez o figurino escuro e mais reservado escolhido para Capaldi seja um presságio para tempos de tensão.

8- Vocês já perceberam que vai ser o cosplay mais fácil desde o Eccleston? O que nos leva a pensar que também tem potencial para ser o mais sem graça.

9-Doctor-cosplay

9- A ironia disso está no fato de que Peter Capaldi realmente escolheu o figurino também pensando em torná-lo fácil e barato para os fãs reproduzirem.

10- Mais uma coisa que o Peter Capaldi disse sobre o figurino: “Nós tentamos um monte de echarpes, jaquetas de veludo e chapéus engraçados, todo mundo quer te ver usando um chapéu engraçado. Eu queria que fosse despojado e distinto. Mas na verdade trata-se apenas de experimentar um monte de coisas até que você se sinta como o Doctor”.
Olha, eu posso experimentar o que quiser e ainda não me senti como o Doctor, devo estar experimentando do guarda roupa errado! =P

Ele ainda disse que imaginava o Doctor usando roupas escuras, pois, cresceu vendo a série em preto e branco e é assim que está acostumado a imaginá-lo.

Peter-Capaldi-doctor-50

11- Quando o novo Doctor apareceu no episódio de 50 anos nós só vimos sua expressão facial, mas, na verdade, foi preparado um figurino completo caso houvesse necessidade de Peter filmar algo. Esse figurino também tinha como base casaco e calças escuras, e Peter gostou bastante da composição.

12- Steven Moffat tentou não participar do processo de escolha do figurino, a justificativa é que ele não entende do assunto e que a coisa só fluiu quando ele se afastou. Mas o showrunner confessou que se divertiu bastante com as fotos das provas de Capaldi, que ao contrário dele é um cara bem ligado em roupas e figurinos. A única exigência feita por Moffat foi que não houvesse nada no figurino que tivesse que ser acrescentado aos scripts, nada chamativo, seu visual não deveria ter quer ser justificado em nenhum contexto ou ocasião, na Terra ou em qualquer outro planeta,

anel-doctorwho

13- Existe um item bastante especial neste figurino, trata-se do anel que o novo Doctor usa e que foi feito exclusivamente para o papel. O modelo foi produzido pela joalheria Rowley’s, feito em ouro amarelo com uma pedra de âmbar verde.  O filho mais velho de Petra Aydin Barberini, uma das donas da joalheria, escreveu um bilhete que foi entregue junto com o anel e que deixou Capaldi emocionado:

 

“Esse atemporal anel de ouro contem âmbar verde coletado pelo Doctor no planeta Raxacoricofallapatorius. Ele o lembra de todas as guerras que ganhou, mas também das vidas que tomou. Esse pensamento assombra sua consciência até hoje. Para Peter, felicidades sendo o novo Doctor” – Idris, 11 anos.

 

 

Desculpem o atraso em fazer esse post, espero que gostem. E espero que tenham gostado do Capaldi, eu gostei!

Written By