Não, eu não tenho bola de cristal nem fui a nenhuma pré–estreia glamourosa, portanto não sei o que todos os personagens usam durante o tão aguardado filme da Disney. Mas a produção e o burburinho em volta da vilã, interpretada por Angelina Jolie, começou mais ou menos em 2012, portanto muito já foi falado sobre o personagem.

malevola-obrigadopelospeixes-7

Cadê o convite? hehehe

Mas eu achei umas informações super legais sobre como foi construída a imagem da Malevóla (Maleficent) para Angelina Jolie e achei que seria bacana compartilhar com vocês, uma espécie de post/aquecimento para sessão de cinema que está por vir (O filme estreia nos cinemas nacionais hoje, 29/05!!!).

A Bela Adormecida estreou em 1959, e sua estética encantou a todos, nada como o vestido de Aurora jamais tinha sido visto em uma animação da já aclamada empresa, foi inovador ao máximo.

Para Malévola a produção, que inclui Jolie como co-produtora, o pensamento não foi diferente, pelo menos no que diz respeito ao figurino da vilã que dessa vez, como muitos de vocês já sabem, é a protagonista da trama.

malevola-obrigadopelospeixes-9

Dessa vez, mesmo que tão inovador quanto, o conto ganha um tom muito mais negro e sombrio e a maior questão para figurinista Anna B. Sheppard seria se a iconografia de Malévola deveria ser preservada ou se deveriam deixar o manto e os chifres de lado e criar uma nova imagem. Oito figurinos foram criados para Jolie, além do mais deste que reconhecemos como sendo a imagem mais icônica da vilã, todos inspirados em aspectos criados pelo próprio Marc Davis, desenhista original de A Bela Adormecida, que quando criou Malévola a fez com muito traços e feições, o suficiente para encher a versão atual de personalidade na indumentária.

Andreas Deja e Michael Labrie, responsáveis pela curadoria da exibição “Leading Ladies and Femme Fatales: The Art of Marc Davis” no Walt Disney Family Museum, descobriram que Marc criou os chifres da Malévola inspirado por uma figura que viu em um livro sobre arte Medieval que também usava um manto pesado.

malevola-obrigadopelospeixes-2

No novo filme os chifres têm papel principal na imagem da vilã, acho que após tantos anos não teria como ser diferente, não é? Na animação o foco está nos tecidos sedosos, nas cores e drapeados, a nova versão é mais fria, tem menos cor.

As roupas da vilã foram diretamente influenciadas pelo gosto para moda de Angelina Jolie, que é grande fã de Alexander McQueen, assim a estética agressiva do estilista foi bastante usada como referência, especialmente nos acessórios feitos com couro, pele e pele de cobra, incluindo os chifres, colares e golas.

malevola-obrigadopelospeixes-3

E por falar em chifres, não foi fácil construir o arranjo de cabeça mais importante da trama, um deles Angelina Jolie tinha que incorporar em tranças feitas com seu próprio cabelo, um outro era muito pesado, teve ainda um exemplar que Angelina quebrava toda hora pois batia a cabeça em todo lugar! Quando a fórmula foi acertada, uma mistura de couro de cobra e couro de peixe, foram feitos seis exemplares, cada um para representar um momento diferente na vida da vilã.

Quanto as próteses nas bochechas, a equipe de maquiagem queria usar algo mais angular, para tirar completamente a suavidade do rosto da atriz. Ricky Baker, o maquiador responsável pelo visual explicou em entrevista para a revista Allure que ele as próteses que Lady Gaga criou polêmica usando serviram como inspiração, mas que Jolie queria algo que pudesse ser incorporado a suas feições como parte da pele e não da estrutura óssea. Então ele decidiu usar as próteses na maçã do rosto, o que deu a atriz um visual similar ao que já conhecemos como sendo o da vilã, porém mais brusco e austero. Um bem detalhe sutil que encantaria qualquer pessoa ligada a figurinos (eu achei bem legal!!): as próteses são alinhadas com o ângulo da gola do manto da vilã da animação. Também foi usada uma prótese no nariz da atriz, pois ela achava que seu nariz não era forte o suficiente para interpretar uma vilã.

malevola-obrigadopelospeixes-4

malevola-obrigadopelospeixes-5

malevola-obrigadopelospeixes-6

Os olhos da vilã também foram criação da atriz, que para atingir o tom verde-amarelado das ilustrações originais se inspirou nos olhos das cabras, as lentes de contato ainda contam com pupilas horizontais.  As lentes de contato foram pintadas a mão pela especialista Cristina Patterson.

A maquiagem fugiu da sombra roxa usada pela vilã da animação e se tornou algo tão cobiçado que foi para as prateleiras como uma coleção da marca de cosméticos MAC, que ainda não chegou por aqui. A batom usado nas filmagens foi o Pro Longwear Lipglass na cor Anthurium da mesma marca, mas eu não achei ele no nosso site da MAC, caso você queria replicar o look (eu quero!) sugiro os batons Russian Red ou Red, também da MAC, com um pouquinho de gloss transparente por cima! 😉

 

malevola-obrigadopelospeixes-8

Acordei vilã… =P

Eu poderia falar um pouquinho sobre o figurino da Aurora, mas além de hoje eu estar mais num clima de vilã (hehe), esse post vai acabar ficando imenso! Vocês querem saber mais sobre a princesa interpretada por Elle Fanning?

Written By