Se tem um assunto que mexe com quem é ligado em telefone (e tablet) é a rivalidade – eu diria quase um antagonismo, hoje em dia, por conta dos fãs – entre o sistema Android e o IOS.

Acho que pra início de conversa é bom deixar claro que para analisar a questão não podemos falar do mercado brasileiro de telefones e tablets, onde a Apple morde com violência suficiente pra arrancar um pedaço equivalente a 0,4% (guarde este número).

Falemos do mercado americano que é onde a mágica acontece: os EUA os telefones Android são mais de 50% do mercado, os da Apple são por volta de 40% e os outros 10% são “o resto”.

android-ou-ios-entenda-a-diferenca-entre-os-sistemas-mobile

Isto mostra que Android é claramente superior ao IOS? Pera, vamos com calma…

Temos muita gente usando Android, é um sistema livre que funciona sob muitos aspectos como o Windows: Qualquer um monta uma máquina e coloca o Android. Isso faz com que o sistema seja o mais genérico possível, pra funcionar com qualquer peça que o aparelho tenha e quando o sistema falha, cabe à empresa que faz o telefone adaptar o sistema. Isto sem contar as customizações de cada empresa sobre a versão específica em que cada aparelho vai funcionar. E isso sem contar que as pessoas mexem no código do Android e fazem suas versões caseiras!

Parece complicado, né? É um pouco…

Do outro lado, a gente tem a Apple. Só os iPhones rodam o IOS (pelo menos oficialmente), o sistema é construído pra funcionar com aquelas peças, daquela forma. A Apple controla cada pedaço do ambiente, desde as peças até a loja. Há um controle – de qualidade e de especificações – muito grande para se publicar na loja da Apple. Desbloquear um iPhone para instalar qualquer programa não oficial é até ilegal nos EUA.

Parece rígido, né? É um tanto…

Então temos um N número de modelos de aparelhos rodando Android, cada um numa versão do sistema, até os que rodam a mesma versão tem uma customização diferente uma da outra, enquanto temos uma linha com 6 ou 7 modelos de iPhones rodando quase todos a mesma versão do IOS, levemente alterada para cada modelo específico.

Melhor pro iPhone?
Bom, se você gosta de uma experiência uniforme, sem muitos rodeios de um modelo pro outro, onde você pode “pular” uma versão do aparelho que não vai perder nada de substancial, eu diria que sim.

Mas se você gosta de variar, quer que a sua próxima experiência com um aparelho seja diferente da anterior, quer variar o tamanho da tela ou quer instalar a sua versão do sistema no aparelho e ser livre pra poder instalar o que bem entender nele? Android pra você! Escolha o que mais lhe agrada e você provavelmente vai sair muito satisfeito,

É como eu já disse, não tem melhor. Tem o melhor pra você.
Fiquem ligados que eu ainda volto nesse assunto com outras considerações.

*Eu sei que Robôs não são necessariamente andróides, considerem isso uma licença poética.

 

Post por Otto Arantes Pessanha

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)