Bom, na última vez que eu falei do assunto eu falei sobre como ia o mercado e algumas diferenças sobre os líderes de mercado, a Apple com o iPhone e a Google com o Android em dezenas de telefones diferentes.

Embora haja uma disputa judicial entre a Apple e a Samsung (a maior concorrente da Apple no mercado de aparelhos) e também exista uma disputa num nível pessoal entre Droiders e Macmaníacos eu tenho que falar que entre a Apple e a Google (quem desenvolve o Android) as coisas funcionam de um jeito diferente…

Já comentei isso, vale uma lembrança:

A Apple trabalha com uma integração total entre software e hardware o que faz um aparelho com menos potência ter um desempenho igual ( até superior) a um super gadget usando um sistema genérico. A Apple quer vender o hardware, isso faz parte do modelo de negócios dos caras.

Já a Google vende os seus dados, os resultados das suas buscas, os sites que você visita no Chrome e etc para pessoas criarem propaganda especializada para você – me lembro de quando eu limpei o meu micro e usei o Chrome novamente pela primeira vez, eu olhei um site de esporte porque eu queria uma bicicleta. Nos dias seguintes 90% dos banners dos sites (qualquer tipo de site) eram dessa loja me oferecendo bicicletas.

E daí? Daí que a Apple trabalha com exclusividade e a Google quer todo mundo usando os seus programas, inclusive, quem usa aparelhos da Apple.

Como assim?

A Apple tem um sistema próprio de comandos de voz, o infâme Siri. A Google cirou um sistema chamado Google Now, que faz uma série de comandos e pesquisas por voz e é mais rápido e eficiente que o Siri.

Então a Google ofereceu colocar o Google Now na loja da Apple. E a Apple disse: Ok, podem botar, não tem problema algum!

Parece estranho?
Se você lembrar que a Apple não disponibiliza o seu conteúdo exclusivo para o Android, acaba que ela tem uma vantagem na biblioteca de aplicativos. É menos complicado migrar do Android para o IOS do que o caminho oposto. Na verdade eu fiz isso no início do ano e não teve problema nenhum, não perdi nem minha agenda de telefones! A integração desses programas com o IOS não é tão boa quanto no Android – são mais passos para certas ações e tal – mas nada muito doloroso, também.

A Google ganha, a Apple ganha e você ganha: Win/win situation. Os haters que pensem em outras razões para falar mal uns dos outros.

Ah, e perguntem no google now: What’s the answer to life, the universe and everything. (fica melhor em inglês)

answer-everything

 

Post por Otto Arantes Pessanha

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)