Com a volta de Eccleston ao universo de Doctor Who, é sempre bom relembrar porque ele continua sendo um Doctor tão incrível!

Os fãs de Doctor Who se alegraram quando a série foi trazida de volta em 2005. Infelizmente, há um equívoco comum entre os fãs de que a primeira temporada, que estrelou o 9º Doctor, deve ser ignorada e novos fãs devem começar com a temporada 2, que introduz o favorito dos fãs David Tennant como o 10º Doctor.

Vamos lembrar do primeiro episódio, “Rose”, onde os fãs conhecem um novo Doctor que está emocionalmente separado do universo após uma Guerra do Tempo entre sua raça, os Time Lords, e seus inimigos mortais, os Daleks. Esta encarnação transformou o Doctor em uma casca fria e sem coração, não se importando com ninguém e apenas aparecendo para salvar o mundo quando puder, antes de partir para seu próximo destino.

Depois de conhecer Rose Tyler, no entanto, o 9º Doctor teve que reaprender a importância da vida e toda a razão pela qual ele começou sua cruzada em primeiro lugar. Junto com Rose, ele viajou pelo cosmos e apresentou ao público o que eles podem esperar desta versão da série: alienígenas malucos e ameaças com o fim do universo. Além disso, a primeira série também deu simpatia aos vilões, algo que a série original não conseguiu fazer.

Um grande exemplo disso foi visto no sexto episódio “Dalek”, no qual o Doctor ficou cara a cara com um Dalek que sobreviveu à dizimação da Guerra do Tempo. O Doctor, cheio de raiva e ódio, tenta convencer o Dalek a acabar com sua vida pelo bem do universo. Estava claro que, embora a luta tivesse acabado, o Doctor ainda estava traumatizado por sua decisão e suas escolhas e tudo que aconteceu durante a Guerra do Tempo. Isso também apareceu em “Boom Town”, um episódio que viu o Doctor simpatizar com o último membro sobrevivente da família Slitheen.

A primeira temporada também deu ao Doctor uma perspectiva, uma vez que o colocou em contato com outros alienígenas que também eram os últimos de sua espécie, fazendo-o repensar seu modo de vida e moralidade. As coisas só aumentavam com cada local visitado, já que a morte o seguia e, aparentemente, sempre ganhava. Isto é, até as duas partes “The Empty Child” e “The Doctor Dances”, que deram ao Doctor sua primeira grande vitória. Depois que uma cidade inteira foi infectada com uma doença que os transformou em um exército, o Doctor conseguiu encontrar uma maneira de curar todos eles. Este evento mudou o Senhor do Tempo para melhor, fornecendo-lhe o impulso de que precisava para continuar. E claro, temos a primeira aparição do Capitão Jack!

Um dos melhores episódio de New Who

Embora os primeiros episódios do 9º Doctor sejam um pouco lentos, a primeira temporada da série é algo que o público não pode perder. Um Doctor fragilizado e ainda difícil de lidar, mas que aprendeu muito ao longo da suas viagens.

E que podemos acompanhar novamente nos novos áudios da Big Finish.

Vi no CBR
Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.