A compositora esquecida, Delia Derbyshire, foi pioneira na indústria da música eletrônica.

Delia Derbyshire, a mulher que fez a partitura do tema do Doctor Who em uma das músicas mais radicais e emblemáticas já produzidas, foi reconhecida com um doutorado honorário póstumo da Universidade de Coventry, na Inglaterra

Derbyshire, que era relativamente desconhecida e não recebia créditos por seu trabalho durante a carreira, e era barrada pelos estúdios por causa de seu gênero, tornou-se uma pioneira na música eletrônica, criando uma nova onda de sons e arranjos nas décadas de 60 e 70 e preparando o caminho para as mulheres trabalharem na produção musical.

Depois de crescer em Coventry, durante a Segunda Guerra Mundial, ela invadiu a indústria como gerente de estúdio trainee na BBC.

Em 1962, ela obteve acesso ao Workshop Radiophonic experimental, onde transformou a partitura de Ron Grainer no tema Doctor Who. Grainer ainda é oficialmente creditado como o único escritor da melodia como resultado das políticas de radiodifusor da época.

Ela morreu com 64 anos de idade em 2001, tendo deixado uma marca considerável na indústria – durante a década de 1960, ela foi abordada por Paul McCartney  para trabalhar em uma trilha de apoio para a música Yesterday dos Beatles.

 

Vi no RadioTimes

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.