O clássico de ficção científica de Douglas Adams inspirou inovações tecnológicas da vida real. Então, o que mais podemos tirar de suas páginas para ajudar nossa sociedade?

O Mobile World Congress, que acontece anualmente em Barcelona, geralmente é dominado por smartphones. As principais manchetes deste ano, no entanto, é o fone de ouvido Pilot e sua promessa de traduzir instantaneamente idiomas: uma versão real do Peixe Babel do livro.

Não é a primeira vez que elementos da história de Douglas Adams se tornaram, posteriormente, um fato científico. A tecnologia que permite que o Guia do Mochileiro seja operado simplesmente por deslizar com os dedos agora é familiar em smartphones e tablets. A informação que o Guia armazena, enquanto isso, é gerada pelo usuário e atualizada constantemente; o enfoque adotado pela Wikipedia. E a rede de telecomunicações sub-etha? Essa é a internet, mesmo que não – ainda – se estenda por toda a Via Láctea. Mesmo “a faca que torradas” se tornou uma realidade em 2015: é chamado FurzoToasto. Então, quais das outras invenções de Douglas Adams, os cientistas deveriam trazer?

Indutor de crise
Embora pareça um relógio de pulso, este produto desempenha uma função muito diferente: convence o usuário de que uma crise é iminente. A gravidade da crise pode ser pré-selecionada pelo usuário, mas é sempre suficiente para obter o bombeamento de adrenalina. A melhor solução para a letargia.

Óculos Supercromáticos Perigo-Sensitivos
Se a crise é, por outro lado, muito real, esses óculos de sol oferecem uma solução: no primeiro sinal de perigo, eles se tornam opacos. OK, uma “atitude relaxada em relação ao perigo” pode representar apenas uma solução de curto prazo, mas, por esses poucos momentos, a ignorância é uma benção. Poderia ser útil em 2017.

Gerador de Improbabilidade Infinita
O Infinity Improbability Drive, a característica principal da nave espacial Coração de Ouro, pode realizar qualquer ação concebível, desde que alguém a bordo conheça exatamente o quão improvável é essa ação. Pode, por exemplo, transformar um par de mísseis em um cachalote e uma tigela de petúnias, bem como facilitar a viagem interestelar. Apenas o que precisamos no Ministério da Defesa.

Vortex de Perspectiva Total
Apesar de ser alimentado por um pedaço de bolo de fadas, esta máquina está longe de ser inócua: de fato, no mundo do Hitchhiker, a exposição ao Perspectiva Total O Vortex é a última forma de tortura, pior do que a poesia de Vogon. Isso faz isso revelando aos usuários sua insignificância cósmica. Poderia ser útil para reter nos egos de certos políticos.

Replicador de alimentos Nutrimatic
Esta máquina de venda automática não emitirá uma bebida até analisar os papéis gustativos, metabolismo e cérebro do usuário. Coletar todos esses dados é, no entanto, inútil, já que a máquina sempre oferece a mesma coisa: uma xícara de chá de má qualidade. Um dispensador de bebidas adequadamente personalizado, no entanto, parece atraente – e, na era de grandes dados e inteligência artificial, talvez não esteja muito longe. A minha bebida é a Dinamite Pangaláctica.

Bistromática
Parte do apelo da história de Adams reside em sua combinação de ficção científica e o mundano: para todo o planeta, o Guia do Mochileiro também se encaixa perfeitamente em uma linha de comédia inglesa que corre de Fawlty Towers para Peep Show. A  Bistromática aproveita a matemática insondável dos restaurantes para carregarem uma nave espacial de poderes extraordinários. Na próxima vez que você estiver tentando dividir uma conta entre um grande número de clientes, alguns dos quais estão pagando em dinheiro, imagine que você poderia usar essas mesmas peculiaridades matemáticas para viajar pelas distâncias interestelares.

O Restaurante no Fim do Universo
Você pode achar que Douglas Adams gostava muito de restaurantes – mas ele nunca visitou um a 576 mil milhões de anos no futuro. Seus protagonistas, no entanto, aproveitam os benefícios da viagem no tempo, e assim são capazes de visitar Milliways, conhecido como o Restaurante no Fim do Universo. Em Milliways, os clientes assistem a toda criação sendo destruída, noite após noite: apocalipse como entretenimento de fundo. Não há necessidade de reservar (você pode reservar uma tabela retrospectivamente, quando você retorna ao seu próprio horário) e a refeição também é gratuita: apenas deposite um único centavo em sua própria era, e o interesse composto irá cuidar até mesmo a conta mais exorbitante. Uma solução instantânea para a crise do custo de vida.

Arma do Ponto de Vista

Como Stephen Fry sendo a voz do Guia diz na versão cinematográfica do Guia do Mochileiro das Galáxias, a arma do ponto de vista é exatamente o que seu nome sugere: se você apontar isso para alguém e puxar o gatilho, ele ou ela irá, instantaneamente, ver as coisas do seu ponto de vista. Empatia instantânea. Algo que nos últimos 12 meses tem sido extremamente insuficiente.

 

Vi no The Guardian

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.