Projetado pelo criador da série, Douglas Adams, e pelo criador da Infocom Steve Meretzky, foi lançado em 1984 (gente eu nem tinha nascido?) para o Apple II, Macintosh, Commodore 64, DOS, Amiga, Atari 8-bit e Atari ST. Foi o 14º jogo da Infocom.

  

O jogo começa com uma parte do enredo da série, a partir da destruição da casa de Arthur Dent e a demolição da Terra.

Depois de ser resgatado no espaço pela nave Coração de Ouro e ativar a Improbabilidade Infinita, o jogador é arremessado através do espaço e tempo, assumindo o papel de Ford Prefect, Zaphod Beeblebrox e Trillian (um por vez).

O objetivo do jogo é encontrar o lendário planeta perdido de Magrathea!

Quando os personagens finalmente colocam os pés no planeta, o jogo termina com uma promessa de sequência. Infelizmente nunca cumprida.

Na época a maioria dos jogos da Infocom tinham itens extras chamados de “feelies” que serviam para intensificar a experiência vivida pelo jogador.

No jogo do Guia continham:

– Um botom escrito DON’T PANIC
– Um pequeno saquinho plástico contendo uma “poket fluff” (um algodão)
– A ordem de destruição da casa de Arthur Dent
– A ordem da destruição da casa de Arthur Dent escrita em Vogon
– Um exemplar da Frota Espacial Oficial microscópica (um saco vazio)
– Um óculos de sol Peril Sensitive Sunglasses, aquele que você quando surge qualquer sinal de perigo fica totalmente preto e previne você de enxergar qualquer coisa que possa te alarmar.(um par de óculos de papelão)
– Um livreto chamado “Quantas vezes isso aconteceu com você?” que na verdade era um folheto fictício para propaganda do Guia do Mochileiro das Galáxias
– Infelizmente não continha chá

 

 

 

Outra curiosidade sobre o jogo é queembora abertura seja bastante semelhante ao livro, a história rapidamente se afasta com um material totalmente novo e distorções diferentes. A familiaridade com a história pode fazer alguns dos enigmas iniciais serem mais fáceis, mas se você confiar demais nisso, você vai se confundir.

Existe uma edição do jogo virtual (porém menor), feita na edição de 20º aniversário do primeiro jogo, que pode ser jogada aqui:

*Para jogar, basta inserir os comandos no “consult guide about”.

Para conferir os prints do jogo em todas as plataformas disponíveis, clique aqui.

E para conferir o livreto completo, clique aqui.

Written By

Andressa Dreka

28 anos, redatora e social media. Ainda não descobriu a resposta para A Vida o Universo e Tudo o Mais, mas aguarda ansiosamente ela explodir na sua cabeça enquanto se diverte em alguns Restaurantes no Fim do Universo tomando uma boa Dinamite Pangaláctica.