Eu estava lendo e ouvindo muito sobre Rick and Morty por aí, até que resolvi assistir o tal desenho que todo mundo estava pirando e a primeira impressão que me veio foi: “meu deus, isso é genial e é MUITO o Guia”.

E eu não estava errada.

Rick and Morty é uma série de animação americana voltada para adultos e que mistura comédia e ficção científica. Criada por Justin Roiland e Dan Harmon para o Adult Swim, ela acompanha as perigosas aventuras de Rick, um cientista alcoólatra e completamente sem noção, e seu neto Morty, que divide seu tempo entre a vida familiar e viagens interdimensionais.

A série era originalmente uma paródia animada do filme “De Volta Para o Futuro”, criada pelo Roiland. Quando a Adult Swin assistiu ao curta-metragem, Harmon foi abordado a respeito de ideias para um programa de televisão, que originou a série de hoje em dia com substituição do Doc Brown pelo Rick e o Marty pelo Morty.

O desenho é cheio de referências e inspirações, que vão desde Doctor Who, Os Simpsons, Dr Seuss, Willy Wonka e O Guia do Mochileiro das Galáxias, uma das maiores influências, segundo Dan Harmon, criador também da série Community.

Seu co-produtor, Justin Roiland faz a voz dos dois personagens principais, Rick e Morty, e conheceu Harmon na oficina de cartoons digitais do Channel 101, onde o curta foi apresentado.

“Quando eu tinha a idade de Morty, eu me dediquei ao Douglas Adams”, revela Harmon. “Mesmo Dungeons & Dragons – e outras coisas que crianças nerds podem se jogar ao invés de interações sociais – era um mecanismo de enfrentamento verdadeiramente saudável para conseguir ser introduzido em um universo maior, mais perigoso e mais absurdo do que aquele em que eu vivia. O humor de tudo isso era como uma piscada entre eu e o autor, quase como quando você está na puberdade e tem um nerd mais velho desenhando um mapa do cosmos para você e dizendo: ‘Todo mundo tá cheio de merda, a vida não significa nada e, por isso, onde quer que você vá, você está no centro do universo. É tudo fodido e aí você morre. Mas é engraçado, as bebidas são boas e aí você se apega a isso. A melhor coisa que você pode fazer para o seu cérebro é curtir o momento’.” Ele completa: “O mapa do cosmos de Rick and Morty é retirado do universo de Adams”.

Bird Dan: Harmon na Comic Con de 2014 em San Diego

“Quando nós decidimos desenvolver este show sobre um cientista maluco, demorou pouco tempo para minha mente pensar em naves espaciais e portais – porque eu queria criar um universo tão grande quanto o dele.”

Dan  assume que as referências estão sempre lá, e que não há muita escapatória:

“Eu estou sempre voltando para o Guia do Mochileiro das Galáxias – a trilogia de cinco livros. Isso foi o meu ‘Harry Potter’ quando eu estava na escola. Não importa o que eu faça, eu sempre me pego lembrando de algum detalhe dos livros para ilustrar meu ponto quando falamos sobre como funciona a galáxia e como é estar lá como um ser humano.”

Rickhickers Guide to The Galaxy – via Reddit

Harmon também cita bastante sobre séries britânicas em suas entrevistas, incluindo Doctor Who e mostrando que é um grande fã das séries da terra da rainha. Mas vamos deixar isso para outro post 🙂

E vocês, já pegaram referências do Guia em Rick and Morty? 😉

 

edit: pra não morrer as esperanças, esperamos que com o sucesso de Rick and Morty, uma nova série do Guia se torne cada vez mais possível, né? \o

Written By

Andressa Dreka

28 anos, redatora e social media. Ainda não descobriu a resposta para A Vida o Universo e Tudo o Mais, mas aguarda ansiosamente ela explodir na sua cabeça enquanto se diverte em alguns Restaurantes no Fim do Universo tomando uma boa Dinamite Pangaláctica.