Mais uma lista que amamos.

Mesmo sendo uma tensa parábola, parcialmente sobre as éticas do colonialismo, “42” contém  interessantes “primeiras” para Doctor Who. É a primeira história que mostra eventos acontecendo em tempo real desde o começo (mais ou menos), é a primeira história de Doctor Who nomeada com um número e tem o menor nome em toda a série. E é o primeiro roteiro escrito por Chris Chibnall, que em breve toma o lugar de Steven Moffat como showrunner. E também mostra o Doutor agindo de uma forma atípica no campo emocional, demonstrando estar indefeso, assustado e sentindo dor extrema.

Aqui estão algumas coisas para você prestar atenção na próxima vez que (re)ver o episódio

O plano original de Chris era que, toda a ação ocorresse na estação espacial que estava sendo usada por gerações, a tripulação estaria lá desde o nascimento. Russel T. Davies percebeu que havia algumas histórias que ocorriam em estações espaciais, mas poucas em naves.

O modelo das máscaras – usadas pela tripulação para protegê-los do brilho intenso do sol (mas no fim das contas usadas pelos membros da tripulação que estavam possuídos pelo espírito do interior do sol – foram baseadas no personagem da Marvel Ciclope, que usava um visor cor de rubi cobrindo seus olhos para prevenir que ele ferisse pessoas com o laser que saía de seus olhos. Ele abria o visor com um botão localizado em sua têmpora.

42-2 cyclops_blast

Os nomes de alguns personagens foram mudados enquanto o roteiro estava sendo escrito, o que é bem comum nesse tipo de coisa. Ashton iria se chamar Motta, mas houve uma preocupação em que os fãs poderiam se confundir com Martha nas cenas mais emotivas (pela pronúncia em inglês). E Riley Kincade se tornou Riley Vashtee quando lembraram que Brannigan, do episódio Gridlock tinha Kincade como nome do meio.

kincade

Thomas Kincade Brannigan

O nome da nave teve que ser modificada do roteiro original. Chris Chibnall tinha usado referência ao antigo mito Grego e chamou-a de SS Icarus, sobre o mito do homem que tinha criado asas e podia voar, mas ignorou o conselho para não ficar muito perto do sol, e caiu para a morte. Durante a produção, observou-se que o filme Sunshine também contou com uma nave espacial chamado Icarus II, também vindo na direção de um sol, de modo que o nave foi rebatizada de SS Pentallian, em homenagem a unidade Pentallion, parte de uma Transmat usada na história do Quarto doutor Revenge of Cybermen.

Existe um precedente que diz que o Doutor é capaz de sobreviver mesmo após exposição a elevadas temperaturas. O primeiro Doutor suportou ser congelado a 200 graus abaixo de zero e colocado sobre um pedestal em “The Space Museum“. Mas convenhamos, ele não estava sendo possuído pelo espírito furioso de um sol na época.

the-space-museum-9

Se você é fã de adereços e cenário, sem dúvida você reparou que a câmara de estase foi originalmente construída para ser o escâner de ressonância magnética do hospital em “Smith and Jones“. E também reparou no traje laranja do Doutor, usado em “The Impossible Planet” e “The Satan Pit“, e  apareceu em outros episódios ao longo da série.

 

Michelle Collins, que interpreta Kath McDonnell, é a estrela de uma das mais amadas novelas Britânica, EastEnders, interpretando a manipuladora Cindy Beale. Ele tambem é uma das poucas atrizes que saiu dessa novela e foi direto para Coronation Street.*

kath eastenders-407300

Doutor tenta despertar a tripulação gritando “onde está seu espírito Dunkirk?”, Uma referência com a qual os telespectadores britânicos estão familiarizados. A batalha de Dunquerque aconteceu em 26 de maio até 4 de junho de 1940, e foi um momento crucial para forças britânicas (e francesas) , que, em face do da severa força militar alemã, foram forçados a evacuar o continente europeu e retirar-se para as Ilhas Britânicas . O “espírito Dunkirk” constitui uma referência tanto para encontrar força em sua hora mais escura, e também para o fato de que, contra todas as probabilidades, 330.000 tropas tiveram uma viagem segura através do Canal Inglês.

A propósito, foi anunciado recentemente que Tom Hardy, Cillian Murphy e Mark Rylance farão uma aparição novo filme de Christopher Nolan sobre Dunkirk, que chega aos cinemas em 2017.

A resposta à pergunta sobre as músicas em primeiro lugar na época na verdade é mais complexa do que parece.Se você vai pelas estatísticas americanas (de acordo as paradas da Billboard), os Beatles tinham a maior quantidade de canções em primeiro nas paradas, tendo assegurado 20  em comparação as 17 do Elvis. No entanto, as paradas do Reino Unido são um assunto diferente, com Elvis tendo conseguido 18 e os Beatles 17. Claro que, se você adicionar os dois juntos, os Beatles sai por cima.

The Doctor: We need a backup in case they don’t reach the auxiliary engines in time. Come on, think! Resources! What have we got?

Martha Jones: [over intercom] Doctor?

The Doctor: What is it *now*?

Martha Jones: Who had the most number ones: Elvis or the Beatles? That’s *pre*-download.

The Doctor: Elvis. *No*! The Beatles. *No*! Wait, um… um… oh, there was that remix, um… I don’t know! I *am* a bit busy.

Martha Jones: Fine, I’ll ask someone else.

The Doctor: Now, where was I? “Here Comes The Sun”. No, resources!

O título da história tem três significados possíveis. Há a contagem dentro do próprio conto, uma quantidade útil de tempo de um episódio. Há um dica para o programa de TV 24 (que também retrata eventos enquanto eles ocorrem em tempo real) e um tributo à Douglas Adams, ex-roteirista de Doctor Who  e criador d’O Guia do Mochileiro das Galáxias, no qual o número 42 desempenha um papel fundamental (e para nós esse é o maior significado <3)

42 422

*nota de rodapé: Coronation Street e EasterEnders são novelas de bastante sucesso no Reino Unido, transmitidas desde os anos 60 e 80, respectivamente.

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.