Escrever o próprio livro pode ser o sonho de muitos mochileiros por aí. Por esse motivo, o Obrigado pelos Peixes conversou com o jovem escritor, Johnny Archer Gamba (22), para saber quais são os passos para escrever um livro, e como funciona a organização dos personagens e o processo produtivo literário. E então, tudo pronto, mochileiro? Pegue a maior taça de dinamite pangaláctica que você tiver e não esqueça a sua toalha! Está na hora de desvendar alguns segredos literários que lhe dará mais felicidade do que comer um mingau de aveia com semente de girassol!

Quem é o guia?

Para início de conversa, vamos apresentar o guia desta nave mãe: Johnny Archer Gamba é estudante de Direito no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), em Santa Catarina. Ele começou a escrever aos dezesseis anos de idade. Após ler os três primeiros volumes da série “O Ciclo da Herança” do autor, Christopher Paolini, Gamba se sentiu frustrado em ter de esperar pelo lançamento do quarto e último livro da série, foi então que ele resolveu criar uma história do jeito dele e com elementos que mais tarde fariam parte do seu estilo literário. Recentemente ele publicou seu primeiro livro “A Ascensão dos Derrotados”.

Ciclo-da-Herança1

 

Como ser um escritor passo 1: Mochileiro, abra sua toalha no meio e use-a como bolsa. Dentro dela coloque toda a criatividade que conseguir carregar

Para Johnny Archer Gamba, as ideias podem vir a qualquer momento. “Eu tento sempre anotá-las quando me vêm à cabeça. Por mais que a anotação feita não pareça boa ou não se assemelhe totalmente com o que eu tinha em mente é importante anotar, caso contrário, a ideia provavelmente se perdera em meio a tantos fatos”. Explicou Gamba. Portanto mochileiro, você já sabe, as ideias são mais fujonas do que os pombos de ouro do Harry Potter. Quando elas te visitarem, segure firme e anote-as.

Como ser um escritor passo 2: Independente de qual Terra for criar, não esqueça de fazer seu próprio Guia

Rabiscar aqui e ali assim que a ideia surgir pode ser como uma luz no meio da escuridão: “Quando eu tento criar algo, seja um capítulo que não estava planejado ou uma história a parte eu parto de anotações (se houver) e faço um resumo prévio escrito de forma manuscrita. Este resumo é o que terei como guia para a confecção do texto, visto que muitas vezes o escritor sabe como quer terminar o capitulo, mas não sabe como vai começar e vice e versa”. Comentou Gamba.

Como ser um escritor passo 3: A inspiração está em todo canto!

A crise de não ter inspiração irá te pegar apenas se você deixar. Pois a inspiração é como a felicidade, está em todo lugar, basta você querer vê-la. “Eu tenho como inspiração fatos históricos ou contemporâneos que possam se aplicar ao meu gênero de escrita, que são muitos, especialmente quando se trata das relações interpessoais”.

Como ser um escritor passo 4: Ainda está perdido, mochileiro? Calma, não entre em pânico! O universo é vasto de mais, não vá tão longe assim. Temos a última dica mestre para ser um escritor

Segundo Johnny Archer GambaSe você tem uma ideia, escreva-a. Seja em papel, computador, celular. Caso contrário, é provável não se recorde dela mais tarde. Antes de escrever a história em capítulos, escreva um resumo, detalhando o máximo possível. Ficará mais fácil escrever o livro com resumo prévio em mãos. Conheça seus personagens. Seus gostos, objetivos, medos e ambições. Você quer que o público os conheça? Então conheça-os você primeiro. Leia e releia quantas vezes for necessário. Um texto raramente fica bom na primeira versão. O mais importante é achar um gênero que você se identifique e goste de escrever”.

 Johnny Archer Gamba tem alguns planos futuros, pretende continuar a escrita da série “As Crônicas do Novo Império” com mais seis volumes. Ele nos contou que se tivesse um super poder este seria o mesmo do personagem, Jean Grey do X-Man, que é a habilidade de mover e transformar objetos. Cá para nós, Gamba já é dono deste super poder, afinal de contas, mochileiro, a melhor parte de ser escritor é justamente ser dono das ações e de acontecimentos, e na literatura tudo é possível, até mesmo mover e transformar objetos dentro da narrativa dos personagens. E aí! Anotou tudo? Então dê um último gole em sua bebida de dinamite pangaláctica e se prepare! Sente-se em frente ao seu computador e comece a criar a sua própria história.

 

Written By

Camila Borges

Jornalista | Assessora de Imprensa | Escritora | Blogueira | Curitibana | (O restante procure no Lattes)