Nobody likes tangerine.

 

 

E com quase um mês de atraso (fim de ano, festas, comilança, praia, preguiça…. sabem como é…) chega a resenha do episódio especial de Natal

Mas, antes de mais nada…

 

Cena de Inception. Uma das minhas favoritas

Impossível não comparar esse episódio de Natal com o Filme Inception. Pra quem não assistiu, ASSISTA! Eu gosto desse filme, e não vou ficar explicando porque não estou aqui pra isso.

 

Vou começar destacando o óbvio: PAPAI NOEL!

Nesses 10 anos da volta da série (sim, 10 anos. Só eu to esperando algo especial em relação à isso?), esse é o primeiro especial de natal que temos papai noel como um personagem extremamente importante.

 

Ok, nem todo mundo acha isso.

Em sua primeira participação na série, Nick Frost está brilhante. Eu não sei vocês, mas já estava empolgada quando o anunciaram para o especial. Superou minhas expectativas =D

 

Um episódio que eu achava que a Clara nem iria aparecer, quando na verdade mostra ela e o Doctor mais juntos do que nunca, principalmente quando as verdades vêm à tona.

O dois mentindo. Um tentando proteger o outro.

Ok, já sabemos desse detalhe. Só estava querendo relembrar algo emotivo.

 

Voltando ao natal.

Um episódio bem intrigante para um episódio de natal. Começando com um inimigo novo (não sabemos se ele pode aparecer de novo na série, mas não deixa de ser novo), e ao mesmo faz tempo com que pensamos nos nossos próprios sonhos.

Nós sempre achamos que aquilo é real. Sempre achamos que estamos acordados. E algumas vezes, não lembramos do sonho, mas lembramos do que sentimos durante dele, e o que sentimos quando acordamos dele.

No one knows they’re not dreaming. not one of us, Not ever. Not for one single moment of our lives.

Depois de explorar o mundo dos mortos, questionar o mundo dos sonhos pareceu viável. E tudo se encaixou bem nesse episódio. Roteiro, atuações, clímax.

 

Pelo motivo óbvio, lembrei de Listen.

Quando “escolhemos” sonhar, sempre queremos que seja algo bom, certo? Então, a teoria de ser salvo do seu pesadelo pelo Papai Noel na noite de Natal é totalmente válida. Ele não existe, mas ele está, sempre esteve lá no seu subconsciente. É a figura que você lembra na noite de natal, leva os filhos/irmãos/primos pra visitar e fazer pedidos no shopping.

Sinceramente, sonhar com Papai Noel seria algo incrivelmente inédito pra mim. E sem sentido. Mas é um sonho, não precisa fazer sentido.

 

 

Agora, junto comigo, vamos contar quantos sonhos dentro de sonhos esse galera teve (e vamos pela ordem que eles foram descobrindo):

1 – Doctor está no sonho da Clara tentando salvá-la (e até morto Danny Pink sabe como se expressar);

2 – Quando Doctor faz todo mundo perceber que estão sonhando, porque não teria como escaparem dos Dream Crabs, e Papai Noel apareceu logo em seguida (duas coisas sobre isso: a ideia de ter um canudo no seu cérebro e fazer eles lerem o manual, todos na mesma página. Quis relembrar isso porque eu adorei);

3 – Quando a Clara faz o Doctor perceber que eles ainda estão sonhando, já que ela encontra papai Noel no telhado. Ou seja, aqueles “pacientes” eram eles mesmos. (Podemos dizer que It’s a long story  foi a frase desse episódio. E eu deveria ter citado isso no sonho 2)

Doctor? If Santa was only in the dream, then why was he on my roof?

Antes do número quatro, quero relembrar a tristeza de ver do quanto a Shona pode ser sozinha. Provavelmente por isso que ela quer tanto manter contato com todos, mesmo que aquilo seja apenas um sonho.

4 – Doctor acorda, sei lá aonde, vai atrás da Clara pra salvá-la, e a encontra com mais de 80 anos (to deduzindo… não lembro a idade dela, então alguém ai por favor me fale qual seria a idade exata). Nesse mesmo sonho, ele deseja não ter ficado tanto tempo longe dele. E Father Christmas os salva do último sonho/pesadelo.

 

Agora relembrando Inception em dois aspectos:

Sonhos dentro de sonhos. E como você pode entrar e influenciar o sonho de outro pessoa. Ou melhor, todos juntos no mesmo sonho. Adoro isso no filme, adorei isso no especial =D

Tangerine >>>>>>>> Totem

Só quem viu o filme vai entender a referência. Pra quem não viu, se eu explicar vai ser spoiler. Mas acho que está um pouco óbvio.

Mas e ai Santa Claus, você existe mesmo, ou só aparece pra nos salvar dos pesadelos?

 

 

Agora, vamos para, na minha opinião, highlights desse episódio:

Do you know why people get together at Christmas? Because every time they do it might be the last time. Every Christmas is last Christmas and this is ours

(Danny Pink me fazendo suar pelos olhos)

 

The Doctor: Clara, could you fetch me the dead one?
Clara: Maybe I could fetch you a cup of tea while I’m at it.
The Doctor: Oooh. Yes and a punch in the face, too.
Clara: My very next suggestion.
The Doctor: Fair enough.

Esse diálogo foi uma referência à companion dos anos 70 Jo Grant. Jon Pertwee estava sempre pedindo pra ela pegar chá e sanduíches.

 

Albert: They’re a bit like facehuggers aren’t they?
The Doctor: Facehuggers?
Albert: You know, Alien. The horror movie, Alien.

 

The Doctor: Beardy weirdy?
Santa: Yes?
The Doctor: How do you get all the presents into your sleigh?
Santa: Bigger on the inside.
Elf: Oooooh.

Santa fanfarrão!

 

Who you gonna call?

(GHOSTSBUSTERS!)Inevitável, passei o episódio inteiro pensando nisso!

 

 The Doctor: Clara? Page Number. Make it a good one.

Clara: Twelve

😉

 

Também estaria feliz assim…

 

 

 

 

Até a próxima com: The Magician’s Apprentice!

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.