Boa tarde, galera! Com vocês o mais novo colunista, Renan Ruiz, mais conhecido pelas terras da internet como RenanWild, gamer desde que me lembro como gente,  jogador de RPG há 4 anos e mestre há 3.

Bom, sem mais delongas, trago pra vocês um pouco sobre o livro “Mundo das Trevas”.

world-of-darkness

Mundo das Trevas (no original World of Darkness, abreviado WoD) é o nome dado a dois cenários de RPG, lançados pela WhiteWolf, sendo um o antigo mundo das trevas (WoD) e o novo mundo das trevas (nWoD). Estes cenários são focados em histórias de terror pessoal, com enfoque na interpretação de personagens, por isso também são conhecidos como “Storyteller” e “Storytelling”, respectivamente.

O cenário também possui vários livros separados do principal, cada um mais especifico para criaturas que vivem nesse universo, sendo os mais conhecidos o Vampiro (a Mascara e o Réquiem, o primeiro do WoD e o segundo do nWoD), o Lobisomem (o Apocalipse e os Destituídos) e o Mago (a Ascensão e o Despertar).

As histórias desse universo costumam passar-se em tempos contemporâneos e em grandes cidades, pois assim se cria uma atmosfera muito interessante, e a possibilidade de ótimos enredos que se encaixam com o estilo das regras e narrativas apresentadas no livro

 ficha_de_personagem_wod-br O sistema de jogo se baseia em paradas de dados utilizando d10, onde todos 8, 9 ou 10 são sucessos, e o numero de sucessos  determina o resultado do teste, a ficha é bem simples e fácil  de se fazer, pois como já disse o jogo tem grande enfoque em  interpretação.

  A ficha é dividida em 4 partes principais:

  Cabeçalho: é onde estão as informações do personagem (nome, facção e etc.)

  Atributos: divididos por colunas, sendo estas mentais, físicas e sociais e por linhas, sendo estas poder, refinamento e  resistencia

  Habilidades: seriam como pericias, dividido também por colunas, igual aos atributos.

  Outras características: possui informações como as vantagens do personagem, sua moralidade, sua vitalidade, seus  pontos de   força de vontade e etc.

 

 

 

 

 


 

Para aqueles que desejam jogar o Tio Nitro fez um resumo geral das regras básicas para se começar a jogar, apesar de eu fortemente recomendar a aquisição do livro, pois o livro não trata só de regras, mas também de historias, criação de npcs, ajuda ao mestre e etc. alem de ser uma leitura formidável, considerando que o livro é cheio de historias e cenas para ambientar o sistema.

Download do resumo das regras:

Clique aqui.

Written By

Renan Ruiz

21 anos, estudante de química, gamer desde criança. Adora escrever e mestrar cenários para rpgs, histórias fictícias e histórias de personagens. Curte fantasias, sci-fi entre outros tipos de ficção. Toca guitarra, gosta de variados estilos musicais e ama ouvir musica.