“Tudo o que você precisará quando o universo acabar é de uma toalha”

É hoje! O nosso querido Dia da Toalha! Towel Day! Dia do Orgulho Nerd! O dia em que nós, queridos mochileiros galácticos descobrimos a resposta para A vida, O universo e TUDO MAIS!

Ok, não tá entendendo porra nenhuma? Então não “priemos cânico!”. Nós aqui do OBRIGADOPELOSPEIXES vamos lhe mostrar o porquê do dia 25 de maio ser um dia tão especial pra nós, meros mortais…

Vamos começar falando, WHO THE FUCK IS DOUGLAS ADAMS?

Douglas Noël Adams era um escritor e comediante britânico, que escreveu para a série de TV Monty Python’s Flying Circus, fez parte de um grupo de humor chamado NONSENSE, e criou a fantástica trilogia de 5 livros intitulada The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, que antes era uma série de rádio e HQ’s.

Os amigos de Adams o descrevem de uma maneira um tanto quanto peculiar:

– Ativista ambiental
– Ateísta assumido
– Amante de carros possantes
– Câmeras
– Mac’s (ah, se ele ainda estivesse vivo)
– Tudo quanto é porcaria tecnológica

Uma curiosidade, segundo o biólogo Richard Dawkins, é que assim que Douglas Adams compreendeu a “Teoria da Evolução” se tornou ateu no minuto seguinte. Outra curiosidade é que, por ser um cara totalmente voltado as tecnologias, Adams escreveu sobre o Email e o Usenet muito antes de se tornarem conhecidos!

Ok, agora que vocês já sabem maomenos sobre o DNA, vamos ao WTF GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS?

A obra começou como série de rário transmitida em 1978, e mais tarde foi publicada (muito modificada e amplificada) numa trilogia de cinco livros. Todos eles trazem um humor escrachado, no qual Adams  usa situações hilárias e bizarras para ironizar a política, a burocracia, as pessoas e suas manias.

SINOPSE:

O livro conta a história de Arthur Dent, um típico inglês que, num dia que pode ser considerado tudo menos típico, descobre não só que Ford Prefect, um de seus melhores e únicos amigos, é um extra-terrestre, mas também que a Terra está prestes a ser destruída pelos Vogons (uma raça alienígena extremamente burocrática e mal-vista em toda a Galáxia) para dar espaço a uma nova via hiperespacial intergaláctica.

Com a ajuda de Ford, Arthur foge momentos antes da demolição do planeta, pegando carona clandestinamente em uma das espaçonaves Vogons. Quando a presença indesejável dos dois é detectada, o comandante da Frota de Demolição Vogon, Prostetnic Vogon Jeltz, não hesita em expulsar e abandoná-los à deriva no espaço. Mas, em um incrível golpe de sorte, a dupla é resgatada pela nave Coração de Ouro, comandada por Zaphod Beeblebrox, presidente da Galáxia e Trillian, a terráquea que fugiu com Zaphod, logo depois de tê-lo conhecido em uma festa, seis meses antes da demolição da Terra. Outro personagem de destaque na trama é o robô Marvin, o robô maníaco-depressivo, cujo desprezo pela vida só não se compara à sua depressão crônica e ao tamanho de sua inteligência.

Assim começa a jornada de Arthur Dent e Ford Prefect pelo Universo em busca da Pergunta Fundamental da Vida, do Universo e Tudo Mais, sempre guiados por um fantástico livro de viagens: O Guia do Mochileiro das Galáxias.

E por último, porém não menos importante, O QUE DIABOS É O DIA DA TOALHA?

Segundo a Wikipedia:

O Dia da Toalha é celebrado no dia 25 de Maio como uma homenagem dos fãs ao autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams.
A saga de cinco livros conta a história de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo. Um detalhe importante da história é a importância da toalha para os “viajantes da galáxia”, a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações.
Primeiramente, quando do falecimento de Douglas Adams, fãs do autor queriam encontrar uma forma de homenagear uma pessoa que tinha feito o mundo rir, então precisavam de um tema engraçado para sua homenagem. Como sua mais conhecida obra é O Guia do Mochileiro das Galáxias, e como no livro o autor dedicou um página inteira sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, decidiu-se então pelo uso da toalha como tema da homenagem.
O dia 25 de Maio de 2001 foi o dia em que foi feita a primeira homenagem. Depois discutiu-se sobre a possibilidade de alterar o dia para 42 dias após a data de falecimento, devido a outro detalhe da saga, que afirma que a resposta para questão fundamental da vida, o universo e tudo mais seria 42. De todo modo, acabou continuando a data da primeira comemoração, 25 de Maio. A data é lembrada pelos fãs que carregam uma toalha durante o dia inteiro com eles. Alguns usam como uma capa, outros como um turbante, enfim cada um usa a toalha como deseja, desde que esteja consigo a toalha.
O Dia da Toalha é comemorado em diversos países, e na internet é possível encontrar sites com fotos dos fãs que comemoraram a data.

Segundo O Guia do Mochileiro das Galáxias:

“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.”

LINKS:

Vogon.com

Wikipedia – Douglas Adams

42 maneiras de se usar sua toalha

Flickr Group

Towel Day.org

Dia da Toalha.org

Posts sobre O Guia do Mochileiro das Galáxias aqui no blog

Comunidade oficial H2G2

Tributo ao Douglas Adams

Site do Hitckkiker’s na BBC

Written By

Andressa Dreka

28 anos, redatora e social media. Ainda não descobriu a resposta para A Vida o Universo e Tudo o Mais, mas aguarda ansiosamente ela explodir na sua cabeça enquanto se diverte em alguns Restaurantes no Fim do Universo tomando uma boa Dinamite Pangaláctica.