Afinal, o que ele tem?

Sherlock sempre foi meu queridinho. “Um Estudo em Vermelho” foi o primeiro livro que eu me lembro de ter pegado para ler quando criança. Desde então me apaixonei pelo personagem, pela sua inteligência, perspicácia e claro, sua personalidade única. Por isso sou muito crítica com filmes e adaptações do personagem para a TV. Dos filmes que tenho o melhor ator a interpretar Mr Holmes foi Basil Rathbone (que inclusive inspirou a criação de “Um Ratinho Detetive” ). Mas durante muito tempo o Sherlock foi esquecido, eis que surge “Holmes” em 2009 com Robert Downey Jr. no papel principal com um Sherlock mais físico, que parte pra luta e com um toque de comédia. Preciso desabafar, isso me revoltou muito. Lembro que reclamei semanas disso, e me recusei a assistir o filme. Vamos entender: Sherlock não parte para o físico, apesar de treinar boxe, ele não faz nenhum exercício físico que não seja necessária para a profissão de detetive. Sherlock não é engraçado, divertido ou gentil. Ele é ácido, difícil e perigoso. Ele está o tempo todo lendo pessoas pelas mínimas e lógicas características, e ele não pensa que tem uma inteligência acima do normal, ele sabe que tem e não vê problema nenhum em admitir. Quando minhas esperanças já estavam quase acabando, conhecia a série da BBC: Sherlock. Fiquei completamente encantada. Ele não era mais um personagem que precisava ser carismático para conquistar. É um personagem exatamente como o original, com suas manias, seu vício no fumo, seu violino e sua vontade de estar sempre em algum caso que desafie sua mente.

tumblr_lxku9pXIQv1qkyzt0o1_500

Outro ponto forte é que a série é uma adaptação do personagem aos tempos atuais, com internet, celular e tudo mais. Watson, ao invés de postar suas histórias no jornal, posta em um blog. Sherlock tem um celular e vive se comunicando por ele. Nada disso estragou a essência do personagem. Benedict Cumberbatch, nosso querido personagem principal, tem uma interpretação única, na minha opinião, a melhor. Preciso admitir, a série me ganhou na cena que o Sherlock atira na parede simplesmente porque está entediado. Existe exatamente essa cena no livro.

tumblr_m95smx68FV1qexznjo1_500

Além disso, cada episódio da série (geralmente três por temporada) tem em torno de uma hora de duração. É um filme, você tenta desvendar o mistério o tempo todo. Ele te envolve tanto que de repente você percebe quanto tempo se passou. Você ainda não está convencido de assistir a série? Então vou lhe dar mais dois motivos. A direção de arte do filme é genial. Pensei em muitas maneiras de explicar isso, mas prefiro que vocês mesmo vejam. É incrível.

tumblr_lqqvwlI16Q1qap6j5o1_500

E agora, em especial para os mochileiros: sabem quem está no elenco como Dr Watson? Nada mais, nada menos que Martin Freeman! É, gente, o Arthur. Agora eu sei que convenci todo mundo.

tumblr_lxxc2zBocc1qkyzt0o1_500

A série está na sua terceira temporada sendo produzida e com a quarta confirmada. Separe um tempinho do seu final de semana, senta naquele seu lugar preferido do sofá e dê uma chance para Mr Holmes. Você vai se apaixonar no primeiro instante. Quer ficar com mais vontade ainda? Aí vai:

http://www.youtube.com/watch?v=s8v_pmZQNlM

Written By

Laïs Roxo

Publicitária e pesquisadora acadêmica, sempre com um livro, uma palheta e uma toalha na bolsa. Gamer assumida, gostaria de ter mais do que 24 horas no seu dia, ou uma máquina que pudesse viajar no tempo e dimensões relativas no espaço.