O destino do Mochileiro dessa vez é a Rússia. Skavurzka!

russia

Vou falar um pouco daquele lugar pouco conhecido pela maioria.  Tive o prazer de conhecer este país e recomendo fortemente. Para quem deseja visitar uma boa notícia: os brasileiros podem entrar livremente sem necessidade de visto, com permanência máxima de 90 dias.

Falha de Comunicação

Se você estudou inglês por vários anos e domina o idioma pode esquecer tudo que aprendeu. Na Rússia só se fala russo.  É um tanto complicada a comunicação, nem no McDonald’s falam inglês, no mínimo de forma engraçada. Diferente da língua portuguesa, o russo utiliza alfabeto cirílico o que te torna uma criança analfabeta. Incapaz de formar uma sílaba, somente distinguir desenhos.

Quero ver discutir com o garçom, porque veio bebida a mais na conta!

Quero ver discutir com o garçom, porque veio bebida a mais na conta!

Café da manhã no McDonald's de Moscou

Café da manhã no McDonald’s de Moscou

Identificação do Mochileiro

Antes de você sair do aeroporto é preenchida uma ficha com seus dados em russo. Importante nunca perca este papel, ele é utilizado nos lugares em que precisa registrar seu nome. Como as pessoas não conhecem nosso alfabeto seu passaporte não tem muita utilidade por lá.

Compra de passagens a Missão

A missão mais difícil foi comprar uma passagem de trem de Moscou pra São Petersburgo.  A atendente só falava russo, e  foi impossível fazer a comunicação. Existem máquinas de venda de passagem com a opção em inglês, porém não finalizava a compra. Até que eu e meus amigos mochileiros tivemos uma grande ideia.  Anotar o número do trem data e horário de partida que a máquina nos mostrou e apresentar pra atendente.  Com a ajuda de um guia que estava escrito “São Petersburgo” em russo. Sucesso. A mulher entendeu na hora, pedimos 5 passagens, foi um alívio. Ficamos ali na estação jogando truco enquanto aguardávamos o horário do trem, então vieram 3 brasileiros conversar conosco e fizeram a seguinte pergunta: “Vocês conseguiram comprar passagens aqui?”. Foi muito engraçado, eles disseram que tentaram de tudo, mas a moça não entendia nada, explicamos nosso plano pra eles. Na volta fizemos amizade com um russo que falava inglês e seus amigos bêbados.  Ele comprou as passagens pra gente.

Aguardando o trem pra São Petersburgo

Aguardando o trem pra São Petersburgo

Trem de viagem, todo mundo junto e misturado

Trem de viagem, todo mundo junto e misturado

O que se pode ver na Rússia?

Em Moscou temos a Praça Vermelha, Catedral de São Basílio, Kremlin, Mausoléu de Lênin e Museu Histórico do Estado. Todos ficam no mesmo lugar, na Praça Vermelha. O Museu Histórico do Estado é muito interessante tem coisas desde a pré-história até obras de arte. O problema é que a maioria dos textos está em russo. Alguém precisa avisa-los que ninguém sabe falar russo! Também pode se visitar o Teatro do Ballet Bolshoi, a Galeria Tretyakov, o Complexo Pushkin de Belas Artes, e a Catedral de Cristo Salvado. Para quem gosta de coisas sobre a II Guerra Mundial não pode perder de ir ao Museu da Grande Guerra Patriótica.  As estações de metro de Moscou são um espetáculo a parte .  Vocêpode reservar um dia somente para conhecê-las.

Se conseguir comprar a passagens de trem de viagem, vale a pena conhecer São Petersburgo, lá pode se visitar Praça de São Issac, Catedral de São Salvador Sobre o Sangue. Se você gosta de arte, o Museu Ermitage é um dos maiores museus de arte do mundo, com aproximadamente 3 milhões de peças.

Teatro Bolshoi

Teatro Bolshoi

Estação de Trem em Moscou

Estação de Trem em Moscou

Museu da Grande Guerra Patriótica

Museu da Grande Guerra Patriótica

Catedral de São Basílio

Catedral de São Basílio

Museu Ermitage ao fundo

Museu Ermitage ao fundo

Sim, eles tem quadros dentro dos trens

Sim, eles têm quadros dentro dos trens.

Estação de trem com varias esculturas

Estação de trem com varias esculturas

Tudo na Rússia é muito grande , eles devem ter algum tipo de complexo,  as ruas são muito largas,  prédios gigantes . O prédio Stalin’s Seven Sister’s Skyscrapers  é um absurdo de tamanho. Até os povo russo é grande, ou melhor, não existe russo pequeno. Ouvi dizer que se alguém completar 12 anos com menos de 1,75m eles matam, chamam isso de seleção natural. Os que sobrevivem são um pouco desconfiados, mais fechados que os brasileiros menos robotizados que os alemães. Mas quando você arrisca algumas palavras em russo eles passam a ser simpáticos, até sabem dar risada.

Rua de Moscou, detalhe pro tamanho dos portões a direita
Rua de Moscou, detalhe pro tamanho dos portões a direita

Para finalizar pra quem quer conhecer culturas diferentes da brasileira vá à Rússia. Leve  casacos pois lá faz muito frio. E prepare o bolso, é tudo muito caro e o mais importante aprenda russo ou consiga um peixe Babel.

 

Post por Gustavo Borba

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)