A última vez que tivemos uma adaptação de “O Guia do Mochileiro das Galáxias“, foi uma sequência de rádio de 2018 com o subtítulo “A Fase Hexagonal”. Ela apresentava uma introdução pelo grande Stephen Hawking.

 

O romance de 1979 de Douglas Adams, escrito simultaneamente com um drama de rádio da BBC de 1978, foi sequenciado, adaptado e readaptado ao longo de sua vida. Além dos programas de rádio e romances originais, também houve uma notável minissérie de TV de 1981, uma produção teatral, programas de rádio adicionais (incluindo uma versão ao vivo de 2014), histórias em quadrinhos, videogames, um filme americano de 2005, e uma série de TV em potencial que foi anunciada em 2019. Em seu livro póstumo “O Salmão da Dúvida”, Adams (que morreu em 2001) foi questionado por um entrevistador qual adaptação ele achava que era melhor. Sua resposta foi enfática: não a versão de TV de 1981. Ele preferia uma mistura do romance original e do programa de rádio.

Embora muitos fãs possam discordar de Adams – a versão de TV de 1981 captura com precisão muito do humor irônico e amargo do livro – eles certamente tomarão emprestado o tom de rejeição de Adams para falar mal do longa-metragem de 2005. É bobo, sim, mas altera muito o material de origem de maneiras que enfraquecem o cinismo lúdico subjacente de Adams.

Um desses fãs, o ator Stephen Fry, parece manter o sentimento do autor de que uma adaptação adequada na tela ainda não aconteceu. Em um dia de imprensa para a série de TV “The Sandman“, Fry comparou a nova e bem endinheirada série da Netflix com “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, sentindo que se a Netflix fez “Sandman dar certo”, então “O Guia” poderia ter desfrutado de um tratamento semelhante. Mas só se eles tivessem esperado.

 

Stephen Fry no papel de Gilbert, em The Sandman.

O GUIA NA ERA NETFLIX

Fry, é claro, é muito mais do que um mero fã de Douglas Adams. Os dois eram amigos, e Fry está intimamente associado com “O Guia do Mochileiro das Galáxias” há anos. Ele não apenas narrou uma versão em audiolivro, mas também interpretou um personagem chamado Murray Host Benson no quarto drama de rádio,”The Quandary Phase“, e atuou como a voz do Guia no longa-metragem de 2005.

Fry, ao comentar sobre “The Sandman“, postulou um paralelo entre o tratamento do projeto de Gaiman e uma potencial adaptação de “O Guia” a ser feita no mesmo período. As palavras exatas de Fry foram:

“Isso me lembrou de como meu amigo Douglas Adams, com seu ‘Guia do Mochileiro’, se ele tivesse vivido mais 10 anos, eles realmente poderiam ter feito isso corretamente. A tecnologia, mas não apenas a tecnologia, o orçamento e a vontade fazer as coisas corretamente e dar-lhes o devido cuidado e atenção, é um tom alto no momento.”

 

We apologize for the inconvenience

Vale a pena notar que o filme de 2005, dirigido por Garth Jennings, foi recebido de forma morna. Atualmente, possui apenas 60% de aprovação no Rotten Tomatoes. Roger Ebert escreveu que parecia mais uma revista do que um longa-metragem, recitando o diálogo de Adams sem torná-lo engraçado. Ao conversar com outros fãs – e isso é mera evidência anedótica – a versão de 2005 é talvez a menor de todas as adaptações, possuindo alguns visuais divertidos (os Vogons ficaram muito legais), mas nada da ironia e humor apocalíptico do original de Adams. O tom é simplesmente “desligado”.

Adams não viveu para ver o longa-metragem, então não se pode dizer qual poderia ter sido sua visão. Ele está registrado – novamente em “O Salmão da Dúvida” – dizendo que seu quinto livro do “Guia”, “Praticamente Inofensiva“, terminou um pouco sombrio demais para seu gosto e que um sexto romance poderia estar em ordem. Adams nunca escreveu um sexto livro, embora o autor Eoin Colfer (dos livros “Artemis Fowl”) tenha escrito a sequência “E Tem Outra Coisa…” em 2009. Também foi adaptado para o rádio e o audiolivro foi lido por Simon Jones, que interpretou o personagem principal Arthur Dent na versão de TV de 1981. Portanto, traz um leve e distante sopro de aprovação autoral.

A última palavra sobre a próxima série Hulu veio em março de 2021. Os fãs aguardam mais atualizações da mesma forma que o Marvin, espera várias eternidades estacionando carros.

 

Via SlashFilm
Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.