Há 42 anos, a série rádio da BBC foi ao ar.

Em seguida, Douglas Adams expandiu sua space opera incomum em uma série de livros que cimentaram ainda mais seu trabalho como uma das melhores séries cômicas de ficção científica – se não for a melhor – de todos os tempos.

Logo depois, transformou-a em um programa de televisão e videogame, mas foi apenas em 2005 que um filme foi lançado. Como em cada adaptação do Guia do Mochileiro das Galáxias, sempre há algumas diferenças notáveis.

10 -Ford e a cena da escavadeira

O Guia do Mochileiro das Galáxias é conhecido por seu humor irônico e um momento que exemplifica isso é Ford convencendo o vereador a ocupar o lugar de Arthur na frente do trator que está demolindo sua casa.

Ford argumenta que, como Arthur Dent (Martin Freeman) ficaria na frente do trator o tempo todo, seu lugar pode ser facilmente ocupado por outra pessoa para permitir coisas como ir ao pub. Infelizmente, esse momento hilário e ridiculamente estranho está faltando no filme e Ford (Mos Def) dá à equipe de demolição algumas cervejas para impedi-las de trabalhar.

Felizmente, na série de TV essa cena foi adaptada de forma brilhante!

9 – Vitvodle VI e planeta Vogosfera

Para um livro ambientado no espaço, a tripulação da Coração de Ouro faz  poucas viagens espaciais e só visita um planeta, Magrathea.

No entanto, no filme, o grupo não apenas vai a Vitvodle VI, o pequeno planeta do povo Jatravartid, mas também viaja para o triste mundo natal dos Vogons, Vogsfera.

8 – As toalhas são muito mais funcionais

Como todos os fãs da série sabem, a coisa mais importante que um mochileiro tem é uma toalha. No livro, isso aparece como uma introdução singular no Guia e explica o valor prático e psicológico de ter uma toalha. No entanto, ao longo do livro, Ford e Arthur realmente não usam suas toalhas.

O filme ignora completamente a introdução sobre as toalhas, mas Ford e Arthur raramente são vistos sem elas. Eles as usam como lenços, escudos e até mesmo como uma arma para capturar uma criatura em forma de espátula que dá um tapa em qualquer pessoa que tenha uma ideia no planeta Vogosfera.

7 -Humma Kavula e Questular Rontok

Humma Kavula (John Malkovich) e vice-presidente da Galáxia Questular Rontok (Anna Chancellor) são dois personagens que existem apenas no filme. Kavula é um ex-oponente político de Zaphod (Sam Rockwell) e um líder da religião Jatravartid. Eles acreditam que o Universo foi espirrado pelo nariz de um ser chamado Great Green Arkleseizure. Rontok atua como o segundo em comando de Zaphod e também está loucamente apaixonada por ele.

Enquanto Kavula é completamente novo na série, os Jatravartids aparecem no segundo livro da série O Restaurante no Fim do Universo. Embora Adams tenha morrido antes do lançamento do filme, ele ainda teve uma contribuição substancial no filme e criou especificamente Kavula para o filme.

6 – Os Vogons

Uma das mudanças mais visíveis no filme foi a presença contínua dos vogons, uma espécie verdadeiramente desagradável com uma devoção absurda à burocracia. No livro, eles são a primeira introdução de Arthur a uma espécie verdadeiramente alienígena e servem como uma maneira de Ford e Arthur chegarem à Coração de Ouro.

Eles se tornam os principais antagonistas do filme. Junto com Rontok, eles têm a tarefa de recuperar a Coração de Ouro roubada. Eles até levam Trillian (Zooey Deschanel) para Vogosfera e quase matam o Marvin.

5 – O que acontece em Magrathea

Magrathea é um planeta que abriga um serviço de luxo de construção de planetas  e, nele, Arthur descobre que a Terra é realmente um programa de computador, destinado a descobrir a questão final sobre a vida, o universo e tudo mais.

No filme, Ford, Zaphod e Trillian passam por um portal, onde encontram o Pensador Profundo e recebem a Arma de Ponto de Vista, enquanto no livro são mantidos em cativeiro em uma sala de catálogos. Notavelmente, a versão cinematográfica vê Arthur indo para a nova Terra para se encontrar com os ratos em uma cópia exata de sua casa, enquanto no livro, tudo acontece em uma sala de espera pertencente aos Magratheanos.

4 – Arma do ponto de vista

A arma do ponto de vista também foi outra das ideias originais de Adams. Uma arma bastante engenhosa, permite ao usuário transferir seu ponto de vista para a vítima. Ele foi projetado pelo Pensador Profundo após ser encomendado pelo Consórcio Intergaláctico de Donas de Casa Irritadas para que seus maridos as entendessem melhor.

Em Vitvodle VI, Humma Kavula força Zaphod a recuperar a arma de Magrathea, mantendo sua outra cabeça como refém. Kavula quer usá-la para converter mais pessoas à sua religião.

3- O relacionamento de Arthur e Trillian é mais intenso

Nenhum filme está completo sem uma história de amor e com a versão cinematográfica do Guia do Mochileiro das Galáxias não foi diferente. No livro, o relacionamento de Arthur e Trillian esfria um pouco e isso não aparece fortemente na história abrangente.

No entanto, o relacionamento deles é muito mais intenso no filme e Arthur é completamente apaixonado por Trillian. Ela finalmente percebe que se sente da mesma maneira. Adams também estava por trás dessa progressão significativa de seu relacionamento, para que sua história fosse mais adequada ao cinema.

2- Tudo sobre Zaphod Beeblebrox

De todos os personagens do livro, Zaphod Beeblebrox é talvez o mais diferente e seu retrato no filme é frequentemente o mais criticado pelos fãs. A versão cinematográfica de Zaphod é muito mais desagradável e idiota e, em geral, carece da profundidade e complexidade do personagem do livro.

Mais importante, o filme pulou completamente a revelação intrigante de que ele só se tornara Presidente da Galáxia para roubar a Coração de Ouro e que ele havia retirado partes de seu cérebro para se esconder das digitalizações que precisava fazer para tornar-se presidente.

1- A Terra é substituída

A maioria dos filmes tem um final feliz e o Guia do Mochileiro das Galáxias não é exceção, à medida que a Terra destruída é substituída. Depois que Arthur esmagou os ratos e Marvin derrotou os Vogons com a Arma do Ponto de Vista e seus pensamentos depressivos, a Terra continua como se nada tivesse acontecido.

No entanto, isso não acontece nos livros, e a Terra está perdida para sempre. Isso até o quarto livro, Até Mais e Obrigado Pelos Peixes, onde a Terra volta misteriosamente.

 

Vi no Screen Rant

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.