Doctor Who sempre abraçou o potencial da narrativa transmídia. Quando o show foi cancelado em 1989, as aventuras do Doctor continuaram em uma variedade de outras mídias – incluindo quadrinhos, audiobooks e romances – que frequentemente se ligavam uns aos outros. E quando Russell T. Davies relançou Doctor Who em 2005, ele abraçou esse legado transmídia.

“Time Lord Victorious” é um evento transmídia ambientado na Dark Times (Tempos das Trevas), quando o universo era jovem. As primeiras raças eram poderosas e imortais, incluindo os Eternals, os Racnoss, os Osirans, os Grandes Vampiros e os Daemons. Então veio o Kotturuh, os chamados Portadores da Morte, que atribuíram a cada raça uma vida útil. Naturalmente, as outras raças se uniram contra o Kotturuh, e logo o universo estava em guerra. Este período da história é tradicionalmente inacessível, colocado sob um Time Lock para evitar que qualquer Senhor do Tempo errante se perca nele. De alguma forma, essa barreira entrou em colapso e várias encarnações do Doutor estão encontrando seu caminho para os Tempos das Trevas. A própria história está em fluxo, em um grau sem precedentes. Normalmente, seria papel do Doctor consertar as coisas, mas o título “Time Lord Victorious” claramente alude a um período em que o Décimo de David Tennant tinha moralidade altamente questionável, então é possível que o próprio Doctor seja realmente a causa desta crise temporal .


Time Lord Victorious apresenta vários Doctors – e muitas corridas lendárias

O evento “Time Lord Victorious” está confirmado para apresentar três encarnações diferentes do Doctor: Oitavo de Paul McGann, o Nono de Christopher Eccleston e o Décimo de David Tennant, bem como a companion Rose Tyler. Enquanto o Doctor explora os Tempos das Trevas, ele acabará encontrando o Kotturuh e enfrentando inimigos terríveis, mas familiares:

  • Os Eternals, criaturas elementais que existem fora do tempo normal, que fugiram do Kotturuh para reter sua imortalidade e que apareceram pela última vez no episódio Can You Hear Me?da 12ª temporada
  • Os Racnoss, criaturas gigantes em forma de aranha destinadas a se esconder no centro da Terra. Doctor cruzou seu caminho com eles no especial de Natal de 2006 The Runaway Bride.
  • Os Osirans, seres poderosos que inspiraram as lendas do Antigo Egito. Aparentemente, um deles, Sutekh, fez uma barganha com o Kotturuh para adquirir o presente da morte. O Quarto Doctor encontrou Sutekh na clássica história As Pirâmides de Marte.
  • Os Grandes Vampiros, seres aparentemente poderosos demais para serem tocados pelo Kotturuh, destinados a se tornarem os inimigos jurados de Gallifrey. Eles apareceram na história do Quarto Doctor State of Decay.
  • Os Daemons, que lutaram contra o Kotturuh e quase foram aniquilados. Seu último sobrevivente foi encontrado pelo Terceiro Doctor de Jon Pertwee em Os Daemons.

Além disso, um novo grupo perigoso de Daleks viajará de volta às Trevas para estabelecer uma colônia lá.

 

Tudo que faz parte de Time Lord Victorious

  • A Dalek Awakens, uma Escape Room com o tema Dalek que foi lançada em março e parece ter sido adicionada retroativamente a esta história.
  • Time Lord Victorious, uma minissérie em duas edições publicada pela Titan Comics, escrita por Jody Houser e ilustrada por Roberta Ingranata. A primeira edição foi lançada em 2 de setembro, e a segunda edição deve ser lançada em 8 de outubro.
  • Doctor Who: The Official Annual 2021, publicado pela Penguin Random House Children’s e BBC Studios. Será lançado em 3 de setembro.
  • Monstrous Beauty,  quadrinhos que complementam a revista Doctor Who # 556-558 (publicado em setembro, outubro e novembro).
  • O Cavaleiro, o Louco e os Mortos, um romance publicado pela BBC Books e escrito por Steve Cole. Lançado em 1º de outubro.
  • Short Trips: Master Thief / Lesser Evils, um audiobook da Big Finish com histórias de Sophie Iles e Simon Guerrier. Lançamentos em 7 de outubro.
  • He Kills Me, He Kills Me Not, um audiobook da Big Finish estrelado por Paul McGann e escrito por Carrie Thompson. Lançamento em 14 de outubro.
  • Daleks!, uma animação CGI de cinco partes estrelada pelo ator de voz de Dalek, Nicholas Briggs, que será lançada no canal oficial de Doctor Who no YouTube semanalmente a partir de novembro.
  • The Enemy of My Enemy, outro audiobook da Big Finish estrelado por Paul McGann e escrito por Tracy Ann Baines. Lançamento em 11 de novembro.
  • Echoes of Extinction, um audiobook da Big Finish estrelado por Paul McGann e David Tennant, escrito por Alfie Shaw. Lançamento em 27 de novembro em vinil, disponível em 4 de dezembro para download.
  • The Minds of Magnox, um lançamento da BBC Audio narrado por Jacob Dudman e escrito por Darren Jones. Disponível em 3 de dezembro
  • Mutually Assured Destruction, outro audiobook da Big Finish estrelado por Paul McGann e escrito por Lizzie Hopley. Disponível em 9 de dezembro.
  • All Flesh Is Grass, um romance publicado pela BBC Books e escrito por Una McCormack. Disponível dia 10 de dezembro.
  • Time Fracture, uma experiência imersiva oferecida pela Immersive Everywhere que foi adiada devido à pandemia do coronavírus. Atualmente programado para funcionar a partir de fevereiro de 2021, com ingressos já disponíveis.
Eaglemoss/Hero Collectortambém lançará estatuetas de Daleks em “Time Lord Victorious”.


Por que a série de TV de Doctor Who não está envolvida em Time Lord Victorious

Uma coisa está faltando em “Time Lord Victorious”: a própria série de TV Doctor Who e suas estrelas atuais. A razão provável para isso é que a BBC tem certas restrições específicas como emissora pública. Os problemas enfrentados por Doctor Who foram descritos por Russell T. Davies na edição de maio de 2005 da Doctor Who Magazine, e eles ainda são aplicáveis.
“Doctor Who é produzido por uma emissora de serviço público e é pago por você, o pagador da licença. Por causa desse status, a BBC tem que ter muito cuidado com o seu merchandising. Estamos felizes que o público aproveite Doctor Who fora da TV e leia os romances, mas nunca devemos fazer com que essa compra seja necessária. Se você tivesse que comprar um romance da BBC para entender o enredo transmitido na BBC1, estaríamos quebrando as diretrizes da BBC. “
É uma explicação frustrante, mas faz sentido. E então, ironicamente, a série de TV não pode se envolver com a iniciativa transmídia mais ousada da história de Doctor Who.
Para mais informações, explicações, resenhas e dúvidas que tiverem, basta acessar os melhores portais de Doctor Who que temos no Brasil: Doctor Who Brasil, Universo Who, Luv Doctor Who, Puxadinho da Tardis e o podcast Rádio Gallifrey.

Vi no Screen Rant

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.