Talvez eu esteja atrasada falando sobre esse canal, mas eu só o conheci recentemente e notei que muita gente não o conhecia, o que é errado.

 

DUST é um canal no youtube que existe desde 2016 com vídeos de ficção científica.

Mais especificamente, curtas e minisséries de ficção científica.

A primeira reação: ISSO É TÃO BLACK MIRROR.

Muitos curtas – que não chegam a 20 minutos –  mostram um universo futurista, ou até a nossa realidade com tecnologia avançada, o que dá a impressão de algo estilo Black Mirror de contar uma história.

Mas nem sempre é assim. Muitas histórias não envolvem tecnologia, futuro, nave espacial ou os clichês que conhecemos usados na ficção científica.  (Não falei de forma negativa, mas não deixam de ser clichês.)

 

Muitas das histórias abordam a natureza, comportamento humano, questões filosóficas e preconceitos

Ok, você provavelmente vai ler isso e dizer que continua sendo muito Black Mirror. A série da Netflix virou uma referência quando surge algo nesse estilo.

Como acontece com Love, Death and Robots, que chegou a ser chamado de “Black Mirror da animação”.

Usarei outros argumentos para você assistir o conteúdo do canal DUST:

DUST é o primeira  multi-plataforma destinada para maratonar conteúdo exclusivo de ficção científica. São apresentados curtas-metragens de ficção científica e outros conteúdos de cineastas emergentes com efeitos visuais deslumbrantes, tramas cativantes e explorações complexas de personagens. Robôs, alienígenas, exploração espacial, tecnologia e experiência humana fazem parte do DUST. Novos uploads toda semana com estreias exclusivas e séries originais do DUST.

(Sim, eu traduzi e resumi a bio deles)

O interessante da plataforma é o fato de que todos os vídeos são feitos por diferentes pessoas. Você percebe quando um curta tem uma produção mais independente e outro tem um estilo que poderíamos estar assistindo no cinema.

Temas polêmicos, históricos e até mesmo adaptações de quadrinhos você pode assistir no DUST.

Alguns vídeos são fáceis de encontrar com legendas em português, outros apenas em inglês. Sempre bom aguardar alguns dias após o vídeo estar na plataforma para conferir. Lembrando também que são legendas automáticas, então a tradução não será AQUELA maravilha, mas já ajuda bastante.

 

Ainda não tive tempo de assistir todos os vídeos disponíveis na plataforma, mas posso indicar alguns que assisti e adorei:

 

CURTAS

Connected

Curta metragem sobre uma sociedade que vive apenas conectada e não têm as experiências humanas que podemos chamar de “normais”, como fazer um passeio ao ar livre em família.

 

A Date in 2025

Também lida com a questão de tecnologia x interações humanas.

 

The Privates

Uma banda descobre que sua música gera radioatividade e eles não conseguem controlar.

 

Stealing Time

Não pode faltar viagem no tempo, não é?

 

The Replacement

Como é o mundo quando ele está cheio de clones (e eles começam a ter mais direitos do que sua “fonte” original).

 

MINISSÉRIES

Automata

Com 5 episódios, Automata é baseada no quadrinho da Penny Arcade.

Em uma cidade nova-iorquina da era da Lei Seca da década de 1930, não é a bebida que é proibida, mas a futura produção de autômatos. Os autômatos sobreviventes recebem direitos civis básicos, vivendo entre nós como uma subclasse de marginais sociais, vítimas de preconceito humano e leis estritas que governam sua existência. 

 

Nikola Tesla and the End of the World 

Produzida pelo Tesla Series, a série acompanha a física Sophie Clarke, que constrói uma máquina a partir de planos científicos há muito perdidos e com isso, ela transporta involuntariamente Nikola Tesla para a Londres moderna. Infelizmente Tesla traz outra figura histórica junto com ele: um autômato autocrático! 

 

Espero que gostem das minhas sugestões! Como fã de ficção científica, achei que seria uma boa recomendação. Depois contem nos comentários o que acharam dos vídeos.

 

E caso você tenha interesse em publicar uma produção sua no canal, visite o site http://watchdust.com/filmmakers/ para enviar seu curta de ficção científica.

(Somente os curtas de ficção científica serão considerados. Os scripts ou argumentos não solicitados serão imediatamente excluídos sem revisão.)

 

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.