Pararibulitis é uma condição que afeta alguns dos principais personagens da série de TV Dirk Gently’s Holistic Detective Agency, mas é uma doença real?

Uma subtrama importante em Dirk Gently é a condição que afeta a irmã de Todd (Elijah Wood), Amanda, que é uma doença chamada Pararibulitis.

Pararibulitis é uma condição fictícia que faz com que seus portadores sofram com alucinações vívidas e dolorosas. Por exemplo, Amanda pode imaginar que está sendo engolida pelas chamas, o que parece real para ela, mas é apenas uma alucinação. Amanda raramente sai de casa por causa disso, já que um surto pode ser completamente imprevisível. Esses ataques são causados pelo cérebro reagindo de forma exagerada a certos estímulos, como uma brisa gelada fazendo os aflitos sentirem que estão sofrendo queimaduras.

É uma condição hereditária, e Todd costumava fingir quando era mais jovem para enganar seus pais, mas depois ficou cheio de culpa quando Amanda foi atingida pela doença. No final da primeira temporada de Dirk Gently, Todd é atingido pela doença, imaginando sua pele sendo queimada pelo ácido, e luta com ela durante toda a 2ª temporada.

Enquanto a Pararibulitis em si é uma doença fictícia,  Dirk Gently recebeu críticas positivas por retratar personagens que sofrem de uma doença crônica e como isso afeta suas vidas.

A diversidade na televisão está melhorando lentamente, mas sempre precisamos exigir mais. E não apenas a diversidade de cor, gênero ou identidade sexual; mas a diversidade em todos os aspectos das histórias que estão sendo contadas. Por exemplo, ser uma pessoa cronicamente doente com uma doença invisível.

Atypical

Ainda bem que Pararibulitis não é uma doença real. Mas, como outras doenças invisíveis, isso afetou bastante a vida da personagem. Ela tem dias bons e dias ruins. Ela raramente sai de casa, porque sente que não pode. Se ela se arrisca e uma crise começa, ninguém a ajuda, eles apenas olham para ela como se ela fosse louca enquanto ela está sofrendo. Ela depende de um membro da família, seu irmão, para estabilidade financeira, porque adivinha? Se você mal consegue sair de casa, com certeza não consegue manter um emprego.

Ela também confia em seu irmão para cuidar dela emocionalmente e largar tudo a qualquer momento para ajudá-la durante um surto. Ele também não quer que ela se afogue na doença, então ele a visita para fazer coisas normais, como tocar na garagem e simplesmente manter uma conversa. Ela está isolada então ela anseia por essa distração. Quando ela é capaz de conhecer pessoas e fazer coisas, isso é tudo para ela, você pode ver em seu rosto.

Ela tem esperanças, porque seu irmão foi tratado pela mesma doença e é uma pessoa totalmente funcional. E então, quando parece que ela não pode realmente melhorar, ela se aflige. Isto é verdade para muitas pessoas com vários tipos de doenças crônicas reais que podem diminuir e fluir, melhorar ou piorar com tratamentos diferentes. Pode ser difícil equilibrar a esperança com a decepção.

Depressão, bipolaridade, ansiedade, transtornos; qualquer doença relacionada à saúde mental muitas vezes não é levada sério, ou apenas frescura. E até mesmo as doenças que causam dores físicas, mas que não são vistas, são consideradas doenças silenciosas e que mereciam mais atenção e preocupação, como fibromialgia e endometriose.

Cada dia mais vemos a cultura pop abordando esses assuntos. No caso de Dirk Gently, foi abordado de forma fantasiosa, e mesmo assim as características no comportamento da Amanda podem ser reconhecidas por muitas pessoas que passam pelo mesmo com doenças reais. Por mais que a personagem não exista nos livros, saber que Douglas Adams traz essa inspiração para que esse tipo de coisa seja escrita, é algo que enriquece seu legado. Sempre lembrando que Douglas Adams usou sua escrita e sua comédia também como críticas e ironizando o modo de vida da sociedade.

 

INDICAÇÕES:

Crazy Ex-Girlfriend

Speechless

Jessica Jones

Atypical

Special

 

Fontes:

The Tempest

Screenrant

 

 

 

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.