O arquivista de Doctor Who, Paul Vanezis, que descobriu quatro episódios desaparecidos em Chipre nos anos 80, ofereceu esperança aos fãs de todo o mundo; ele acredita que os 97 episódios perdidos ainda podem ser recuperados. Segundo Vanezis, os episódios em preto e branco estão nas mãos de colecionadores particulares.

Durante os anos 1960 e 1970, a BBC tendeu a gravar por cima de gravações antigas. A realidade é que o meio televisivo ainda estava fresco e novo, e a BBC não via valor duradouro nos episódios. Como o próprio arquivista da BBC, Adam Lee, disse Today I Found Out; “Eles viram isso como algo que foi transmitido, ao vivo e terminado.” Como resultado, quando a BBC começou a transmitir programas em cores, eles promulgaram uma política de apagar antigos programas em preto e branco. Eles não podiam imaginar que isso seria valioso. E isso incluía o que se tornariam clássicos cult, como Doctor Who.


Embora muitos episódios tenham sido recuperados desde então, ainda há 97 episódios antigos ausentes da época de William Hartnell e Patrick Troughton. Falando ao Daily Mirror Paul Vanezis, sugeriu que eles ainda estão por aí. “Há episódios perdidos de Doctor Who com colecionadores particulares”, explicou ele. “Eles podem estar interessados ​​em entregá-los.”


A busca pelos episódios desaparecidos de Doctor Who é fascinante e um trabalho de amor para os fãs. Alguns episódios perdidos foram encontrados na Etiópia em 2013, e foram divulgados pela BBC a tempo do 50º aniversário da série. Mais recentemente, a BBC começou a usar gravações de áudio, fotografias e breves clipes de filmes remanescentes para criar versões animadas de algumas das histórias que faltavam, como “The Power of the Daleks”, de 1966. Mas a verdadeira esperança é que gravações em vídeo em preto e branco ainda possam ser recuperadas, e a BBC certamente oferecerá um preço alto para comprar as cópias.

O Santo Graal de Doctor Who é o episódio “The Tenth Planet”, que inclui a primeira regeneração na tela do Doctor. Essa cena é uma mudança de direção sem precedentes para a série de TV de ficção científica. Hoje em dia, a regeneração é uma parte aceita do folclore de Doctor Who, mas nos anos 60 essa transformação foi chocante.

Apenas breves trechos da regeneração permanecem, e isso apenas porque eles foram ao ar em um episódio da série de TV infantil Blue Peter. Se Vanezis estiver certo, e se um colecionador em algum lugar tiver uma cópia desse episódio, os fãs terão motivos reais para comemorar.

 

Vi no Screen Rant

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.