Em artigo publicado na revista PLoS One, cientistas liderados por Tomas Hrbek, da Universidade Federal do Amazonas do Brasil, descrevem formalmente o ‘Inia Araguaiaensis’, uma nova espécie de golfinho que habita a bacia do Rio Araguaia.

A descoberta aconteceu depois que Hrbek e seus colegas notaram que um grupo de golfinhos do rio Araguaia foi isolado de outros por uma série de corredeiras. Análises genéticas demonstraram que o boto (Inia Araguaiaensis) é muito diferente de outros da Amazônia. O suficiente para ser classificado como uma nova espécie .

Segundo informações, a nova espécie já está ameaçada. Eles enfrentam riscos de projetos hidrelétricos, poluição das áreas urbanas, e as de agricultura, tráfego de barcos e pesca acidental. Além disso sua população é bastante baixa. Aparentemente, o número é estimado em cerca de 1.000 indivíduos.

Segundo os responsáveis pela descoberta, as populações de médio e alto rio Tocantins são fragmentados por seis usinas hidrelétricas, não incluindo a barragem de Tucuruí, e é provável que tenham muito poucos indivíduos.

Para os cientistas, a bacia do Rio Araguaia tem registrado forte pressão antrópica através de atividades agrícolas e pecuárias, e a construção de hidrelétricas. E todos estes aspectos têm tido efeitos negativos sobre a biodiversidade local.

 

Mas nós sabemos que, provavelmente, esses golfinhos estão se preparando para o fim do mundo e estão tentando avisar às outras espécies. Ainda mais com todos esses efeitos negativos, por que eles vão querer continuar aqui?

Fonte: news.mongabay.com

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.