Que horas são? 06h45 da manhã, este é o horário que marca o relógio da sala de minha casa. Já está amanhecendo lá fora. Ouço as crianças do apartamento de cima caminhando para lá e para cá, deve ser a tal preparação para o colégio. Os motores dos carros na garagem começam a fazer barulho também. Mais um dia está começando. Que seja doce!

Acordei com uma vontade louca de exercer a melhor parte do jornalismo: contar boas histórias de personagens reais. Caro mochileiro, o Talento Brasileiro que iremos revelar hoje vem com um cheiro que acata qualquer olfato. Vem com uma garra que conquista qualquer olhar e com uma apetite capaz de experimentar todos os sabores do Mundo. Lhes apresento Guilherme Grandi (34), natural do interior do Paraná e um dos mais consagrados nomes do jornalismo gastronômico regional.

Gigante, enorme! Em Curitiba, quando falamos de crítica gastronômica é de Guilherme Grandi que lembramos. Por esse e por mais alguns motivos, ele é um de nossos Talentos Brasileiros e, para nós, Talentos Brasileiros são aqueles profissionais que buscam todos os dias mais e mais aprendizado e experiência em busca da própria superação. Pois bem, vamos à mesa, junte-se a nós e deixe-me apresentar O Grande Guilherme.

Jornalista do interior do estado, veio para Curitiba em busca de oportunidades de trabalho. Segundo ele, seu espírito está mais para um sonhador ansioso. Não é para menos quem não fica ansioso enquanto espera por uma bela refeição? Como jovem jornalista que sou, costumo dizer que o jornalista é um grande contador de histórias. Para Grande, é quase uma tríplice em que se mesclam a paixão pela gastronômica, com as teorias do jornalismo e ainda, uma crítica culinária bem construída.

Que sabor é esse que embalou o coração deste jornalista gastronômico? Simples, neto de italianos e libaneses, Guilherme Grandi sempre gostou de provar comidas novas. Seu trabalho se resume em visitar restaures e experimentar, averiguar, julgar e classificar os sabores das receitas do estabelecimento. Atualmente, seu nome é o mais reconhecido quando falamos desta ramificação da área do jornalismo.

Singelo e humilde, não tem como não se deixar despertar com a ideologia de vida de Guilherme Grandi. Seus textos e artigos nos deixam com água na boca e nos fazem sentir experiências apenas lendo suas críticas, sem necessariamente provar o prato do qual ele descreve. Sutil e leve, se Grande fosse um cheiro, com certeza seria o cheiro daquela receita preferida que só a pessoa que você mais ama sabe fazer.

O jornalismo passa por momentos difíceis e de crise. Atualmente qualquer portador de um blog pode virar comunicador. Mas são profissionais como Guilherme Grandi que nos fazem acreditar que ainda existe espaço para o profissionalismo em plena era da Web 2.0, em que o compartilhamento de informações é realizado de maneira quase que irresponsável redes sociais à fora.

Perguntamos a Guilherme Grandi qual super poder ele teria, se isso fosse possível. A resposta foi surpreendente. Grande passou a ser gigante quando me respondeu que gostaria de ter o super poder de abrir a mente das pessoas, para que elas lutem pelos seus próprios direitos: Lutar por uma vida melhor para todos, com direitos maiores para todos. Compartilho de seu desejo e espero que seja doce! Guilherme Grandi foi o nosso Talento Brasileiro de hoje. Até mais e Obrigado pelos Peixes.

Written By

Camila Borges

Jornalista | Assessora de Imprensa | Escritora | Blogueira | Curitibana | (O restante procure no Lattes)