A tecnologia de inteligência artificial pode ser a chave para descobrir como os golfinhos estão se comunicando.

 

Bloomberg relatou que uma empresa sueca de TI chamada Gavagai AB está se unindo a pesquisadores do KTH Royal Institute of Technology em Estocolmo. Usando um software de análise de linguagem de inteligência artificial, o plano é criar um dicionário real que traduza o idioma dos golfinhos (golfinês, talvez?).

75aa97a7-4aab-404a-95c9-0053f660e8c9-original

Os pesquisadores irão monitorar e gravar os sons dos golfinhos que vivem em um parque de vida selvagem fora de Estocolmo.

“Esperamos ser capazes de entender os golfinhos com a ajuda da tecnologia de inteligência artificial”, disse Jussi Karlgren, professor adjunto da KTH, à Bloomberg.

“Sabemos que os golfinhos têm um sistema de comunicação complexo, mas ainda não sabemos o que estão falando”, disse ele.

De acordo com Futurism.com, um site que apresenta notícias e informações atuais sobre ciência e tecnologia:

  • Os golfinhos na África usam assobios para se identificarem.
  • A maioria das espécies de golfinhos usam uma grande variedade  de sons em seu dia a dia. Eles usam o som para encontrar comida e navegar, bem como se comunicar uns com os outros.
  • Estes assobios é a forma de comunicação entre grupos de golfinhos quando se encontram no mar, e são usados para se identificarem, da mesma forma que os seres humanos usam nomes.

Durante anos, os filmes e a televisão retrataram os golfinhos como criaturas do mar calorosas e amigáveis , ansiosos para brincar e resgatar humanos em várias situações difíceis – pense em “Flipper”. E se deduz  que os golfinhos entendem a linguagem humana.

giphy (1)

Mas e o inverso? Estamos mais perto de traduzir os sons, assobios e “cliques” que emanam dos golfinhos como qualquer coisa semelhante a uma linguagem real?

No ano passado, pesquisadores de uma reserva natural na Rússia alegaram registrar uma possível linguagem entre dois golfinhos que parecia, na época, como um padrão de palavras e frases.

Mas nem todos os cientistas acreditavam que este era um verdadeiro avanço da linguagem.

O projeto atual de quatro anos para golfinhos, se bem-sucedido, nos daria um grande avanço até 2021. Também poderia levar a outras aplicações, incluindo a preparação para finalmente se comunicar com a vida alienígena.

“Um dos problemas com a descoberta de vida extraterrestre, tão emocionante quanto possa parecer, é que precisamos encontrar maneiras de se comunicar”, relata Futurism.com. “Desde que os sistemas de Gavagai dominaram as línguas humanas, ir para outras formas de vida parece um avanço promissor.”

Acho que já sabemos o que eles podem nos dizer…

4jop4FB

 

Vi no HuffpostBrasil

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.