Nosso jardim anda florido e belo. Atualmente compreendemos que as belezas são múltiplas e que podem ser encontradas em qualquer tipo ou forma de corpo.  Negra, Morena, Loira, Ruiva falamos aqui de todos os tipos de mulher, as de cabelos longos e as de cabelos curtos, as de mini saia e as de sobretudo. O Obrigado pelos Peixes quebrou as barreiras do oceano e proporcionou um bate-papo super legal com pessoas que vivem da beleza para entender como caminha a beleza em um momento de libertação e multiplicidade do que compreendemos como beleza.

Nossa conversa foi com a Miss Curitiba, Letícia de Campos Costa (21), estudante de jornalismo e também com Miss Beauty, Patrícia Aleixo (21), estudante de estética e cosmetologia.

Miss Curitiba – Letícia de Campos Costa

1) Como iniciou a sua carreira nesta área?

Eu estava em um parque aqui de Curitiba e um booker me viu e me convidou para ir até a agência. Eu tinha 16, na época fui mas minha mãe não deixou que eu participasse. Quando completei 18 procurei o mesmo produtor, fui até a agência e agora com o apoio da minha mãe fiz o curso e fiquei agenciada. Meu primeiro trabalho fiz só aos 19 anos.

2) Ser Miss sempre foi seu sonho?

Não. Eu acompanhava os concursos mas não me via participando de um. Acreditava que era muito magra e que meu cabelo por ser crespo não se encaixava no padrão. Quando fui convidada para participar do Miss Curitiba pensei muito sobre isso, amadureci a ideia e decidi tentar. Quando o resultado foi anunciado e eu havia vencido, esse passou a ser meu sonho. Passei a viver isso de uma forma intensa e a me dedicar muito.

3) O que é beleza para você?

Beleza é estar de bem consigo mesma e com a vida. Independente da cor ou textura do cabelo, da cor da pele ou da altura, uma pessoa feliz, de bem consigo mesma é muito bonita. Claro que cuidar de si mesma é importante e colabora para isso também, cuidar dos dentes e um bom corte de cabelo por exemplo ajudam sempre.

4) Você acredita que atualmente ainda existem padrões a ser seguidos na área? (Magreza, cor de cabelo)

Com certeza existem padrões a ser seguidos ainda. Mas a cada dia vejo esses padrões sendo quebrados e vejo todo esse movimento com muita alegria. Antigamente víamos as passarelas de um SPFW com modelos predominantemente brancas, hoje a diversidade está aumentando consideravelmente. Quando eu era criança as negras na televisão e revistas tinham o cabelo alisado em quase 100% das vezes, hoje estão aparecendo com o cabelo natural e sendo aceitas da forma que são. Falo sobre isso porque é o que eu vivo, mas as plus size também estão conquistando seu espaço, e outras parcelas que antes não eram presentadas na moda.

5)  Se você pudesse definir o que é belo em uma pessoa como definiria?

Eu sempre vejo o conjunto, não consigo enxergar separadamente. Independente de quem for a pessoa eu observo como ela se porta e como trata as pessoas ao seu redor. Vejo como bela a pessoa que é humilde, simples e educada com todos.

6) Qual seu conselho para as meninas que sonham em ser Miss?

Não desista nunca. Se esse é um sonho batalhe para que se torne realidade. Hoje temos acesso a muitos concursos pelo YouTube, assista todos e observe. Além disso para se tornar Miss não basta saber andar e ser bonita, já que nem sempre a mais bela vence e a candidata bonita para um pode não ser para outro. Quem vence os concursos de Miss são mulheres bonitas, inteligentes e fortes. Brigue por isso e leve em consideração todas as provas, elas têm o mesmo peso no final. Ser simpática, bonita e saber se comunicar bem, com firmeza. Já nas etapas internacionais como o Miss Universo muitas outras coisas são levadas em consideração também.

7) Conte um pouco sobre sua vida, infância e como o sonho de ser Miss a acompanhou nesse caminho

Eu nasci em Piracicaba no interior de SP. Mudei para Curitiba com 4 anos de idade. Minha infância foi muito tranquila, sou a irmã do meio e sempre brinquei muito com meus irmãos. Moramos por um tempo em prédios, então nossa diversão era andar de bike com os vizinhos, fazer piquenique, correr, se esconder… essas coisas. Desde que eu era nova as pessoas diziam que eu poderia ser modelo, isso nunca saia da minha cabeça. Eu sabia que quando ficasse mais velha iria atrás disso de alguma forma, já os concursos de miss comecei a acompanhar quando tinha uns 15 anos, como disse ser miss não era meu sonho.

 

Miss Beauty – Patrícia Aleixo  

1) Como iniciou a sua carreira nesta área?

Iniciei como modelo ainda criança e fiz cursos de passarela, alguns books e desfiles. Recentemente fui convidada a participar do concurso Miss Brasil de Las Américas e foi então que conquistei o título de Miss Beauty 2017 e fiquei entre as 15 finalistas. Também já fui modelo de maquiagem e jurada de concurso de beleza.

2) Ser Miss sempre foi seu sonho?

Sim, desde pequena sempre foi um sonho ser miss.

3) O que é beleza para você?

A beleza é um conjunto de atributos que uma pessoa possui, a forma com que se porta, a sua essência, seu caráter e até mesmo sua alegria. Hoje em um mundo de aparências as pessoas buscam perfeição e olham muito para a beleza exterior, mas sob o meu ponto de vista o que realmente importa é aquilo que somos e podemos transmitir a alguém, pois a beleza exterior se modifica com o tempo, já nossa essência permanece.

4) Você acredita que atualmente ainda existem padrões a ser seguidos na área? (Magreza, cor de cabelo)

Atualmente, os concursos de beleza vem modificando esses padrões, e é possível ver uma diversidade nas candidatas e também nas vencedoras: loiras, morenas, negras entre outras. Entretanto, acredito que a sociedade ainda mantém os mesmos padrões, da mulher branca, alta e magra como sinônimo de beleza e tem dificuldades em aceitar como belo aquilo que difere deste padrão. Ainda é preciso mudar muito para acabar com o estereótipo imposto pela sociedade e conseguir ver a beleza de diferentes formas.

5) Se você pudesse definir o que é belo em uma pessoa como definiria?

Um conjunto de caráter, simpatia, educação e aquilo que vemos como beleza exterior.

6) Qual seu conselho para as meninas que sonham em ser Miss?

Meu conselho é acreditem neste sonho e lutem por ele afinal, ser Miss não tem só a ver com a beleza, mas é uma forma de representar as mulheres como um todo e transmitir seus valores para a sociedade buscando mudanças. Também é muito importante a preparação em todos os sentidos, pois uma Miss precisa, acima de tudo, ter conteúdo e em um concurso serão avaliadas o tempo todo, desde a passarela até a forma com que falam e se portam.

7) Conte um pouco sobre sua vida, infância e como o sonho de ser Miss a acompanhou nesse caminho.

Nasci em Curitiba e tive uma infância ótima, cercada de carinho da minha família e desde pequena todos me apoiavam a seguir meu sonho de ser Miss. Na adolescência, passei por fases muito difíceis como a separação dos meus pais, dificuldades financeiras e perdas na família. Entretanto, nunca desisti do meu sonho e sempre fiz tudo que pude para realiza-lo. Também busquei me dedicar muito aos estudos e dar orgulho para minha família. Ano passado fiquei muito feliz ao ser convidada a participar do concurso Miss Brasil de Las Américas e conquistei meu Título de Miss Beauty 2017. Atualmente, estou dedicando quase todo meu tempo aos estudos, mas pretendo voltar aos desfiles e incentivar muitas outras meninas que assim como eu, tem este sonho desde pequenas.

O que compreendemos dessa linda histórias das meninas, é que os padrões de beleza já não são tão intactos como eram antes e que a beleza interior sempre irá prevalecer. Até mais e Obrigado pelos Peixes!

Written By

Camila Borges

Jornalista | Assessora de Imprensa | Escritora | Blogueira | Curitibana | (O restante procure no Lattes)