E que 2017 não nos assuste tanto.

Quando a morte da atriz Carrie Fisher foi anunciada, pensei em fazer um post só para ela. E então, no dia seguinte, a também atriz Debbie Reynolds, mãe de Carrie, também veio a falecer.

Foi então que pensei “mais fácil fazer um resumão de 2016.. porque se for para fazer textão, que seja no blog”.

Claro que não dá para falar de TUUUUUDO, principalmente no quesito tragédias.

Mas já começamos o ano fazendo postagens tristes por aqui, quando perdemos David Bowie (Bowie não fez arte, ele era arte!) e Alan Rickman (So long Marvin…) para o câncer.

eterno 200_s

 

Na verdade, foi um ano difícil para todo mundo, e quando digo mundo, digo planeta Terra mesmo (e provavelmente algumas partes do Universo).

E foi difícil na vida pessoal de  muita gente (principalmente pensando em emprego), na política, nas artes, nos esportes… foi algo que a gente não vai conseguir lidar ainda mesmo em 2017.

Mas acho que há muitos anos não vimos tantas celebridades morrerem como foi em 2016 (e ainda acredito que tudo começou a dar errado quando o Lemmy morreu).

Perdemos atletas, vozes, atuações, e até mesmo pessoas que só víamos “fantasiadas”.

sharon cohen gene r2d2 anton chris ali prince alf

(Algumas celebridades que perdemos esse ano… e tem MUITO mais.)

Agora em dezembro achávamos que o fim estava próximo então não teríamos que lidar com nada, mas ficar dias esperando reposta sobre a saúde de Carrie Fisher, e logo em seguida ter 3 mortes de uma vez foi algo que com certeza não esperávamos.

george download-2

Mas… preciso falar um pouco dela antes. Ela não foi apenas a Princesa Leia. Ela não foi apenas General Organa. Ela foi a atriz, guerreira, mãe, escritora e uma pessoa que lidou com problemas de saúde e com drogas. Ela superou tudo, ela se mostrou mais forte mesmo com tantos momentos difíceis, mesmo com o transtorno bipolar e as medicações. Ela representa não apenas as mulheres, mas todas as pessoas que lutam todos os dias para ter o seu lugar ao sol e ainda lidar com alguma dificuldade que às vezes é vista como “frescura” pelas outras pessoas.

Obrigada por tudo que você representou Carrie, e já sentimos muito a sua falta.

QUE MULHER.

QUE MULHER.

2016 foi um ano também que vimos o mundo do esporte e jornalismo se unir em uma tragédia. Sei que não faz sentido comentar isso aqui, já que não falamos de esporte, mas foi bem difícil não sentir algo com o acidente de avião do time da Chapecoense. Um time que estava crescendo, chegando ao seu auge, e tantos jornalistas com um papel tão importante na história. Quem me conhece sabe que gosto muito de futebol, sou torcedora do Santos desde que me lembro por gente, e adora assistir e acompanhar os jogos. E essa união que surgiu com esse acidente mostrou como isso tudo é bonito, e que existe muita gente boa no mundo.

Seja um torcedor que agregue, e não que afaste as pessoas.

chapecoense_escudo

Foi um grande luto no esporte e no jornalismo.

A política… difícil comentar sem ser julgado de direita ou esquerda, ou até mesmo sem incomodar alguém. Mas podemos dizer que… TAMO FODIDO se continuar do jeito que tá.

E para não dizer que o ano foi apenas ruim, quero citar algumas coisas que para nós do blog foi uma grande conquista e estamos torcendo para poder melhorarmos com isso.

DON’T PANICON

Finalmente o projeto saiu do papel. Finalmente um sonho se realizou e foi melhor do que esperávamos. Mais uma vez queremos agradecer a todos que estiveram lá, e a todos que nos apoiaram. E espero que em 2017 o evento seja ainda maior, melhor e dupal! Vocês nos motivam a fazer isso, e torcemos para que esse projeto tenha muitas outras edições. QUE VENHA DON’T PANICON 2017!

chamada_post

 

PAPO VOGON

Sei que o podcast começou o ano passado, mas esse ano deu uma grande evoluída. Temos um editor fixo agora que já faz parte da equipe OPP, tivemos entrevistas, episódios especiais, e conhecemos pessoas maravilhosas da podosfera. E já temos vários projetos futuros para ele, e esperamos que cresça ainda mais, com o apoio e feedback de vocês!

15782579_1404698462914124_1349386179_n

KEVIN JON DAVIES

Para quem ainda não sabe, Kevin Jon Davies trabalhou com Douglas Adams, era amigo e braço direito dele! E agora estamos em contato direto com ele, perto de fazer uma entrevista. Além disso, ele viu o blog, viu as fotos da Don’t PaniCON e adorou! Estamos mais perto de tudo relacionado ao Douglas Adams do que jamais poderíamos imaginar. Então corre lá nesse post, comente e façam perguntas para ele, que a gente vai fazer na entrevista em 2017 (sem data prevista).

Kevin e Douglas no Slartibartday em 1981, em um hotel em Euston. (Acervo pessoal)

Kevin e Douglas no Slartibartday em 1981, em um hotel em Euston. (Acervo pessoal)

DIRK GENTLY

2016 chegou não só com a tradução de A Longa e Sombria Hora do Chá, como com a série de TV do nosso detetive favorito! A empolgação foi tanta que assistimos antes mesmo de lançar na Netflix. Os feedbacks estão maravilhosos, principalmente na página Dirk Gently Brasil, e estamos torcendo para que essa série faça cada vez mais sucesso, e quem sabe podemos ver O Guia nas telinhas novamente (para quem não sabe existe a série de tv dos anos 80, disponível legendada no nosso canal no Youtube)

14963580_1528304483850057_32953149_o

 

E já que citei o Youtube vou aproveitar para falar do Papo Vlogon. Ainda é um projeto em andamento, mas também tivemos ótimos feedbacks dos poucos vídeos que fizemos. Estamos torcendo para que isso dê certo, e continua ainda melhor nos próximos anos (e que a gente aprenda a falar na frente das câmeras).

 

Agradecemos aos mochileiros e fãs holísticos, a todos que nos apoiam, e vamos torcer que 2017 seja melhor, para TODOS.

 

Até mais, e obrigado pelos peixes… e até o ano que vem.

 

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.